Eu sempre digo que é preciso ter um dom para confeitaria, e aqui mesmo no meu perfil eu já admito que infelizmente não nasci com esse dom. Sinceramente, sou do time que acredita que bolo tem manha, que caldas são voluntariosas e que balanças e colheres medidoras são territórios em que se pisa com cuidado.
E já que é pra ser sincera, eu acredito sim que bolo tem aquela coisa da mão, manja? Tem gente que tem mão pra bolo e gente que não tem – simples assim. Eu não tenho, mas sou esforçada e sempre que me disponho a bater um bolinho, faço tudo conforme manda o figurino, que é para dar menos chance de algo sair errado. E eu também acredito na persistência =)
Bom… daí que, mesmo com minha limitação confeiteira, dias desses resolvi fazer um bolo com camada e cobertura (pausa dramática). E né… esse tipo de bolo, pra mim, figura num universo quase mágico… uma coisa assim que requer meio que uma varinha de condão e um poder total de abstração para o caos de louça que um prato desses acumula na pia. É panela para o recheio, é travessa para a massa, peneira, xícaras medidoras, mãos sujas para untar assadeiras, farinha por todo canto … gente, na boua? Eu tiro meu chapéu para quem tem amor pela confeitaria, viu? É preciso MUITO amor, minha gente! ;)
Tá, voltando ao bolo (tô perdendo o foco fácil hoje…rs)… já que tenho talento limitado, recorri aos dois seres humanos mais talentosos que conheço quando o assunto é doçuras em geral – minha amiga Lena Gasparetto (a fada da glicose) e o Richie, do Cozinha Coletiva, que pode ser considerado assim uma versão masculina da Martha Ave! Stewart – o cara faz doces incríííííveis.
Então o bolo, que chamei de Duo de Chocolate (porque sim, eu sou pheena, rs) é nada mais nada menos do que uma junção de duas receitas – a massa de pão de ló do Richie e o recheio de creme de chocolate branco da Lena. A cobertura é uma invençãozinha besta minha de última hora: uma ganache de chocolate meio amargo onde acrescentei creme de ovomaltine (principalmente porque o chocolate que eu tinha era bem amargo e eu quis dar uma adocicada nele) e vinho do Porto e, assim, para corrigir um problema, acabei fazendo uma cobertura danada de boa. Prova de que na culinária, erros podem mesmo virar grandes acertos :)
A receita do pão de ló está aqui.
Olha que lindeza que fica o bolo quando você usa papel manteiga…
A receita do recheio de creme de chocolate branco está aqui.
Para a ganache, coloquei numa panela: creme de leite, juntei o chocolate meio amargo picado e mais 3 colheres cheias de creme de ovomaltine e um pouco de vinho do Porto. Mexi bem até o chocolate derreter e usei para cobrir o bolo.
Para quem não tem grandes habilidades com doces, até que meu bolo ficou bem lindão, hein? ;) E o povo a.m.o.u!
Fiquei tão orgulhosa, que me senti até meio Lena… rá!
Okey, okey…depois eu acordei e voltei para a realidade. Hohoho :)