Arquivo Mensal:

dezembro 2011

delírios e outros bichos

Feliz Natal!

Ufa! Por pouco não consegui passar por aqui e deixar meu desejo de que todos vocês tenham um lindo dia de Natal!

E, conforme prometido, aí está minha árvore de Natal desse ano – um vidro reciclado, pedras do jardim, origamis de tsurus* (e um bocado de ♥ para dobrar todos eles na correria que foi esse final de ano) e um galho seco.

Feliz Natal, queridos!

*tsuru significa garça, em japonês.
O tsuru também simboliza paz, sorte e longevidade e fazer mil origamis de tsuru, o chamado semba tsuru, significa um desejo a ser realizado: a recuperação do doente, a felicidade do casamento, a obtenção de um emprego. E até hoje, por causa desta crença, quando se pretende conseguir um objetivo os japoneses costumam fazer semba tsuru e ao final dos mil tsurus, o desejo costuma ser realizado.

delírios e outros bichos

A melhor receita para um mundo em mudança


(foto: Acritica.com)

Porque ninguém vive só de comida…

Essa é a época de fechar nosso próprio balanço (balanço da nossa vida, sabe?), rever as atitudes, repensar as ideias e traçar planos. Mais do que isso, essa é a época em que sempre pensamos em mudança… mudança que não vem só com a troca do calendário de cima da mesa, mas aquela que a gente planta dentro de nós mesmos, todo final de ano. É certo que nem sempre damos conta de colocar as mudanças desejadas em prática no ano que começa, mas pra mim, sempre que plantamos esse desejo dentro de nós já demos o primeiro (e talvez mais difícil) passo para que elas se realizem.

O texto é do site Slow Food Brasil, da bióloga Marina Vianna Ferreira e vale a pena parar cinco minutinhos para lê-lo.

A melhor receita para um mundo em mudança

Todo cozinheiro já passou pela situação de se deparar com a falta de um ingrediente bem na hora de preparar um prato para os convidados. Quem nunca trocou manteiga por óleo (ou vice-versa) no preparo de um bolo? Ou substituiu creme de leite por um leite engrossado? Atire a primeira pedra quem jamais teve que dar um jeitinho de última hora para manter as características essenciais do prato a ser apresentado.

Continue Lendo

acompanhamentos Receitas

Farofa de alho poró e castanha portuguesa

Tem acompanhamento mais batuta para assados do que a boa e velha farofa? E Natal sem farofa, eCziste??? ;)

Esse ano eu me joguei em uma receita diferente, mas muito simples e fácil de fazer, dá uma olhada…

Corte 300gr de bacon em cubos (eu gosto grandes, mas pode cortar miudinho se preferir) e leve para a panela para derreter a gordura (que você pode ou não descartar) e dourar levemente. Acrescente  150gr de manteiga e quando ela estiver derretida junte uns 6 dentes de alho picadinho e uma cebola grande picada. Espere a cebola murchar e junte 1 alho poró cortado em rodelas não muito finas. Deixe o alho poró cozinhar um pouco – um pouco! é legal mantê-lo um pouco crocante.
Quando o alho poró estiver macio,  junte 1 pacote de farinha de mandioca torrada, misturando bem. Agora é só juntar uns 200gr de castanha portuguesa cozida e picada (nem preciso avisar que tem que descascar a castanha, néam? dã!). Tempere com sal e pimenta calabresa a gosto e finalize com cheiro verde picadinho.

Pronto! Taí uma variação bacana para a farofinha das Festas desse ano :)

Receitas sobremesas

Pudim de pão

Pão velho pode virar torrada mas também pode virar pudim – minha versão favorita.

Deixe 2 pãezinhos (francês) velhos e picados de molho no leite.

Bata esses pãezinhos no liquidificador com 2 ovos, um copo de açucar, um copo de farinha de trigo, 1 colher de manteiga sem sal, 1/2 copo de leite e uma colherzinha de chá de essência de baunilha. Depois de batido, acrescente alguns cravos e uva passa branca sem semente, que é opcional.

Coloque em forma caramelada (veja aqui como fazer uma calda caramelada perfeita) e leve ao forno em banho maria até que o palito saia limpinho.

So easy.

Top 3 presentes de comer Receita de Tiramissu Tábua de petiscos natalina Bolo inglês 3 purês incríveis