Sem dúvida, depois do risotto essa é a minha receita que faz mais sucesso. O povo gosta tanto que até gente que torcia o nariz para beringela se rendeu após provar essa delícia de antepasto.
Ideal para acompanhar um pãozinho (de preferência italiano) ou torradinhas, essa receita é perfeita para você ter em casa como coringa porque ela faz bonito no seu jantar italiano com vinho ou no bate papo regado a cerveja. Para o carnaval já preparei uma receita para acompanhar as caixas de cerveja que me aguardam…hohoho.
No meu já tradicional problema quantidades, vou passar o que usei para fazer esses dois vidros da foto ok?
Descasque 2 beringelas grandes e corte fatias no sentido do comprimento. O ideal é que sejam fatias bem fininhas tá? Depois, acomoda as fatias uma em cima da outra sob uma tábua e corte em tirinhas, também no sentido do comprimento. Vá acomodando as tirinhas já cortadas em um escorregor de macarrão e intercalando as camadas com bastante sal. Vamos explicar…
Você não vai cozinhar essa beringela e esse processo do sal é que vai fazê-la reduzir e soltar aquela água escura, por isso o uso do escorredor sacou?
Ok. Você faz isso com as 2 beringelas e deixa lá no sal por umas duas horinhas.
Em uma panela você coloca azeite honesto, bastante alho picado em pedaços grandes e umas duas cebolas em tiras. Deixa dourar, mistura um pimentão verde e um vermelho cortados em tirinhas também (o pimentão é opcional tá? eu usei dessa vez mas também faço apenas com a beringela). Refoga e acrescenta meia xícara de vinagre branco ou vinho. Espera o álcool evaporar, junta um punhado de alcaparras, folhas de louro, uvas passas brancas e pretas sem semente, azeitonas picadas, pimentinha de cheiro sem semente picada e bastante orégano. Refogue tudo até que os pimentões estejam cozidos.
Enquanto esse refogado está no fogo, pegue sua beringela que a essa altura já soltou bastante água e lave bem em água corrente – é importante lavar bem tá?
Em um pano limpo, coloque a beringela e aperte/esprema até tirar toda a água que restou. Deslique a panela do refogado e junte lá a beringela.
Espere esfriar, coloque em um vidro e cubra toda a beringela com azeite, cuidando para que não fique nada fora do azeite para que não embolore.
Pronto! Agora é só guardar na geladeira e tirar sempre um pouco antes de servir.
Conservando sempre coberto com azeite esse antepasto dura bastante tempo mas, vá por mim, uma receita dessa não dá nem para o cheiro!
Ah! para fazer o frufru das tampas dos vidrinhos eu usei quadrados de juta colado na tampa com cola quente e finalizei com um lacinho de barbante.
Eu sou muito fina né não? ;-)
Bom Carnaval para quem é da folia! Até quarta!
45 Comentários
Mari
11 de junho de 2011 at 0:02Faby!!! Realmeeeente, esse antepasto é muiiiittto deliciosooooo! Gente , façam, vale a pena!!! Fica um pouco carinho, mas valeu. Tive que fazer um moooooonte, pra dar de pesente!! Valeu a pena, porque os elogios foram muiiitos! Brigadão Faby!!! Voce é maravilhosa!!
Angélica Couto
17 de maio de 2022 at 12:54A gente pode ser simples e chique hehe adorei a receita e a finalização ! Tb saboreamos c / os olhos e uma beringela assim merece um bom visual ! Grata
Marina
26 de julho de 2011 at 19:24Faby, porque tem que descascar as beringelas para fazer essa receita? Estou louca pra fazer porque simplismente amo beringela, mas ainda não tive tempo. Beijo
Faby
26 de julho de 2011 at 20:31Marina, como a beringela não será cozida, é melhor que esteja sem a casca, pra ficar mais macia.
Bjo!
Josiane
21 de abril de 2021 at 11:31Eu também não entendi… Essa forma de preparo não tira muito as propriedades da berinjela? Tira a casca, tira o suco, lava… Lá se foi o que há de saudável… E o principal dessa receita mediterrânica é o frescor e a preservação das propriedades da berinjela, potencialuzadas pelo azeite! Conheço outra receita, inclusive, que vai todos os ingredientes embebidos em vinagre (que pode ser até o balsâmico) e azeite. Depois de pronto, vai mais azeite no vidro por cima, pra conservar. Não bolora, não, gente, porque vai muito rápido! Kkkkkk
Faby
2 de junho de 2021 at 12:03Oi Josiane,
Essa receita é assim, desse jeitinho, mas nada impede que vc faça outras, com essa pegada mais saudável, né? Nessa daqui o que conta é o sabor mesmo e, te garanto, fica deliciosa.
fabiola morais
24 de agosto de 2011 at 11:01Faby olha fiz neste domingo o Antepasto dia 21/08… pois bem, mas que gostosura hein, só me arrenpedi de uma coisinha de não ter colocado mais olho como vc havia recomendado , mas mesmo assim ficou divino! Você é sempre uma linda e enorme inspiração e piração para os meus pequeninos quitutes.Um beijo e que Deus continue te abençoando com inúmeras inspirações! Fabí de Brasília ;-)
Faby
24 de agosto de 2011 at 16:33Oi Fabiola,
Ah, que bom que vc curtiu! Eu tb adoro :)
Um beijo!
Marcela
25 de outubro de 2011 at 0:00Faby
Fiz o antepasto no sábado e não dei conta de esperar “curtir” na geladeira e experimentei um pouquinho hj. Senti um gostinho amargo que não sei de onde veio, pppois todos os antepastos que comi antes não ficavam assim, será q algo deu errado?? Ou posso aguardar mais um pouco?
Aguardo!
Faby
28 de outubro de 2011 at 17:40Marcela, a berinjela só fica amarga se vc não lavá-la muito bem em água corrente, pra tirar todo aquele caldo escuro. Ainda assim, eu nunca ouvi dizer que ficasse amarga não. Também é preciso ver a qualidade do azeite utilizado.
Tente fazer de novo. Essa receita já foi feita por tanta gente… e ninguém nunca teve o mesmo problema.
Bjinhos!
Ivy Ramalho
28 de março de 2012 at 10:57Faby, essa receita rende quantos vidros de qual tamanho? Tô orando viajar pelo seu blog!
Faby
28 de março de 2012 at 15:51Oi Ivy,
Não faço ideia…rs. Sempre faço tudo a olho e acabo quase sempre consumindo tudo em casa mesmo. Mas, se vale como referência, é bom saber que a receita não rende muito não.
Bjo!
Valquiria
13 de janeiro de 2021 at 23:12Para vender, gostaria de deixar os vidros expostos, foram estariam fora de refrigeração, isso é possível? Obrigada
Faby
22 de fevereiro de 2021 at 11:13Olá Valquiria, eu nunca deixei fora da geladeira.
Mariana
2 de julho de 2012 at 20:49Comigo aconteceu o mesmo que com a Marcela! Não aguentei e provei antes do tempo, e estava um pouquinho amargo.
Talvez eu não tenha lavado tão bem. Lavei só até tirar bem o sal. Não reparei se todo o líquido escuro tinha saído.
Vou esperar até amanhã, que é quando completam os 3 dias.
Ivy, a receita rendeu um pote de palmito de 300g! rss Mas usei duas berinjelas médias. Coube direitinho.
Ro
20 de julho de 2012 at 13:37Faby, acho que esse site te ” copiou ” com palavrinhas diferentes
http://www.delicias1001.com.br/search?cx=&ie=&q=+berinjela
Tudo que é bom deve ser compartilhado..mas não custa nada colocar os devidos créditos ,né?
Fiz essa receita e adorei!
bjos
Faby
23 de julho de 2012 at 10:13Pois é Ro… isso acontece o tempo todo, infelizmente :( E a pessoa não se dá nem ao trabalho de modificar o texto né?
Triste :(
Bjo e obrigada pelo aviso.
Juliana
23 de julho de 2012 at 15:05Perfeita essa receita Faby! Vou no mercado hoje mesmo comprar os ingredientes! Depois venho aqui te contar! Bjs, Ju
Carolina
23 de novembro de 2012 at 12:11Faby,
Não rola de descascar as beringelas e colocar no ralador do multiprocessador???
Beijinhos.
Carol
Faby
25 de novembro de 2012 at 17:35De jeito nenhum, Carolina!
rose
5 de dezembro de 2012 at 22:54Oi, Faby, nossa, acabei sedo uma fã sua, e essa receita de beringela já deu muito trabalho para mim. Eu trabalho com cozinha, alias tenho um restaurante, não que eu coloque na casa o anepasto, sempre que me pedem ( a grande famíia), ou tem algum festinha, eu apresento a sua receita, que ate então. só foram elogios. Para que a apresentação fosse mais colorida, então eu passei ao invés de fritar os pimentões, junto à cebola, resolvi então, dar um choque térmico, fica bem mais colorido. Bem continuarei te visitando. Adoro suas receitas, alem de serem simples, são em elaboradas. Desta vez para o final de ano, vou tentar fazer os wraps. Beijos e um natal e ano novo, com bastante novidades, pra voce e para nós.
Ana Paula Martins dos Passos Costa
30 de novembro de 2021 at 20:53Faço essa receita a anos e é a melhor!
Carolina
1 de fevereiro de 2013 at 11:07O antepasto pode ficar fora da geladeira, será? Quero fazer no Paraná e mandar para minha mãe que está em Minas. Deve demorar uns 7 dias para encomenda chegar até ela…
Faby
1 de fevereiro de 2013 at 16:50Olha Carolina, eu não recomendaria não. Faz uma experiência.
Bjo
Olivério Neto
22 de dezembro de 2013 at 11:05Faby, vou fazer do jeitinho que vc ensinou. Tenho certeza que ficará bom. Mas uma pergunta não quer calar: será que é legal (de uma próxima vez) eu colocar um raminho de alecrim fresco, no pote?
Abraços
Faby
23 de dezembro de 2013 at 10:50Claro! pode colocar sim Olivério!
Bjo!
Patricia
11 de junho de 2014 at 21:00Ola Faby, segui sua receita a risca, porem ao final ela amargou…o problema eh q eu fiz hj p server amanha p meus amigos aqui em casa, p assistir o jogo do brasil…oq eu posso fazer p tirar o amargo, ou pelo menos amenizar o sabor amargo…o q serah q deve ter amantgado a receita…sem conta q a receita n fica barata p jogar td for a agora nhe…aguardo…obrigada
Faby
13 de junho de 2014 at 16:03Oi Patricia,
Eu não entro todo dia aqui por isso só vi sua msg hoje. Bom, eu não sei dizer o que pode ter deixado o seu antepasto amargo poisessa receita é bastante popular e nunca aconteceu isso antes. Talvez quem sabe vc não tenha retirado bem a salmoura (a parte de lavar em água corrente) ou espremido bastante no pano. Veja bem, eu não acho berinjela amarga, mas quem sente o amargor dela, precisa fazer essa etapa bem feitinha pra não correr o risco. Não saberia te dizer como “consertar”, já que comigo nunca aconteceu. Eu talvez arriscasse colocar bastante cebola, caramelizada no azeite, pois como a cebola tem açucar, talvez amenizasse o amargor.
Bjo!
Marcia C. B.
1 de julho de 2014 at 22:40Olá Faby, como vai?
Eu visitava muito o site Rainhas do Lar, e uma vez fiz um antepasto de beringela que vocês tinham por lá… porém acho que perdi, ela não era cozida, você sabe a qual me refiro? Se sim, consegue publicar no site novo? Agradeço imensamente.
Obrigada e sucesso!
Márcia
Faby
2 de julho de 2014 at 15:25Oi Márcia,
A única receita de antepasto de berinjela crua que tínhamos no rainhas era essa receita aqui mesmo.
Bjo!
Marcia C. B.
2 de julho de 2014 at 20:08Oi Faby, obrigada pelo rápido retorno…
Ai será que peguei em outro lugar?? :'( hahaha que tristeza, mudei de SP para Florianópolis, mas não trouxe todas as minhas coisas, ainda tenho em SP mas queria fazer aqui… ai já viu hehehehehe
Mas agradeço sua atenção!
Abçs
Ana
26 de novembro de 2014 at 18:35Olá Faby.
Faço esta receita a muito tempo, desde que foi lançada na página Rainhas do Lar e sempre deu muito certo, sucesso e elogios, muitos hummm e tudo. Mas em uma delas eu usei uma alcaparra sem procedência, destas que se compra à granel e foi o que deixou a receita extremamente amarga, tive que jogar fora. Amarga experiência com o perdão do trocadilho…
Espero ter ajudado a esclarecer o mistério.
Abraços
Faby
27 de novembro de 2014 at 10:52Oi Ana!
Pois é, a qualidade dos produtos é essencial né? Uma amiga uma vez fez e usou um azeite de qualidade duvidosa também. Ele simplesmente deixou todo o antepasto rançoso, um horror. A gente tem que ficar espertas mesmo. Não dá pra usar qualquer coisa pq são ingredientes carinhos né? Melhor não arriscar. Beijo!
Faby
Patê de berinjela
19 de fevereiro de 2015 at 17:25[…] eu sou doida por berinjela todo mundo já sabe, e que meu antepasto é sucesso também (sem falsa modéstia gente, até dinheiro já ganhei com essa receita!). Mas num […]
Antepasto de Berinjela – Panelaterapia
19 de setembro de 2015 at 13:41[…] Eu poderia comer essa berinjela todo dia e não enjoar! A receita é realmente muito boa! Não vou colocar aqui por que reproduzi integralmente daqui. […]
Juliana
7 de outubro de 2015 at 18:23Faby, eu poderia cortar as berinjelas e deixar no sal da noite pro dia? Eu lavando muito bem e escorrendo no dia seguinte elas vão continuar boas?
Faby
13 de outubro de 2015 at 17:22Oi Juliana,
Eu nunca fiz assim, deixando no sal de um dia para o outro, precisaria testar mesmo. A princípio eu acho que ela vai “cozinhar” muito no sal e talvez até salgar demais, mas…. só testando mesmo pra saber.
Se vc fizer, volta aqui pra me contar se deu certo?
Bjo!
Indiana
30 de abril de 2016 at 17:38A receita que faço tem os mesmos ingredientes, no entanto, difere no corte dos legumes que em vez de tirinhas é em cubinhos e é levado ao forno para o cozimento. Não é necessário também deixar a berinjela marinando no sal pois no forno desaparece todo o amargo.
O tempo de cozimento você saberá ao provar o antepasto.
A berinjela fica bem moreninha. Acho que a receita com a berinjela crua deixa-a um tanto pálida.
Sandra
17 de julho de 2016 at 8:09Olá Fabi fiz uma receita de antepasto mas acho que exagerei no alho nem vampiro chega perto!!! Só usei beringela, e pimentão amarelo como posso consertar???!!
Faby
18 de julho de 2016 at 13:47Oi Sandra,
Vc pode acrescentar mais berinjela.
Tamy
19 de setembro de 2016 at 16:18Faby, só to passando pra te falar que fiz o antepasto ontem para o aniversário da minha irmã e até ela, que não é fã de berinjela, comeu e repetiu! Receitinha incrível pra guardar pra sempre!! beijos!
Faby
21 de setembro de 2016 at 9:50Oi Tamy, que boa notícia!
Bjo!
Anderson
14 de outubro de 2016 at 7:12Olá Faby! Já fiz o antepasto de berinjela algumas vezes, mas acabei cozinhando no lugar de refogar. Queria tentar sua receita. Gostaria de saber o tempo que você deixa refogando, se preciso mexer durante esse processo e a intensidade do fogo. Obrigado!
Faby
17 de outubro de 2016 at 14:36Anderson, não tem problema nenhum em cozinhar. Eu gosto do pimentão al dente, mais durinho, mas se vc prefere mais cozido, pode fazer assim sem problemas nenhum. Na verdade, em termos de sabor isso não faz nenhuma diferença na receita. Apenas a textura. Eu digo que refogo pq não deixo lá, cozinhando. Refogo apenas o tempo suficiente para o pimentão não ficar totalmente cru. A intensidade do fogo não importa também. Use o que vc preferir. Pode mexer durante o processo, para conseguir um refogado uniforme.
Antepasto de Berinjela - MEU SABOR
4 de setembro de 2020 at 10:29[…] A receita é realmente muito boa! Não vou colocar aqui por que reproduzi integralmente daqui. É só […]