Era dia de envasar mais uma cerveja das Maltemoiselles e, por consequência, era mais um dia de muitas risadas e comilança. Apesar de estarmos nos despedindo de uma confreira, que segue vida nova nazoropa, brindamos muito e comemoramos o sucesso da golden ale (ainda sem um nome oficial). E assim foi.
Para petiscar providenciei esses bolinhos de siri, do livro Canapés. Por serem assados, são super levinhos e acompanham um molhinho simples e bem gostoso, que orna muito com o siri. Coisa rápida, sem sujar panela, dá uma olhada…
Para uns 50 bolinhos…
Em uma tigela misture 500gr de carne de siri, 1 cebola picada, 1 colher de chá de melaço (ou mel), 1 colher chá de mostarda dijon, 1 colher chá de Tabasco, 2 colheres chá de molho inglês, 1 colher sopa de molho Horseradish (de rabanete, que você encontra na seção de importados so supermercado ou no Santa Luzia), suco de meio limão, 3 colheres sopa de maionese.
A ideia é fazer uma massa, como a da foto, que aos poucos você vai dar liga com farinha de rosca… umas 5 ou 6 colheres mais ou menos. Acerte o sal e a pimenta e quando a massa estiver boa pra manusear e fazer bolinhos, está no ponto.
Depois, é só passá-los pela farinha de rosca, levar à geladeira por uns 30 minutos e depois ao forno pré-aquecido a 200ºC numa assadeira untada até eles ficarem…
… assim ó :) – leva uns 15 minutinhos.
Gente, é bolinho feito no forno, então… ele vai assar assim mesmo, sem ficar muito por igual. Não se estresse com isso – ele fica crocante do mesmo jeito e delicioso, sem necessidade de assar demais. Agora, se você fizer questão de fritar, faça-o por imersão, ok?
Aqui, o resultado final (!!!!!) Bolinho crocante por fora e macio por dentro… praticamente só siri e o tempero – sem ovo, sem muita farinha e sem complicação.
Para servir, a sugestão é esse molhinho de mostarda dijon…
Misture 4 colheres de sopa de maionese, suco de meio limão, 1 colher sopa bem cheia de mostarda dijon (ou mais, se você curtir mais picante), sal, pimenta do reino e cebolinha picada. É só misturar bem e servir sob os bolinhos e finalizar com tomate sem semente picadinho, ou serví-lo à parte.
Sucesso, viu? Sirva com espumante geladinho em ocasiões festivas – ou não. Afinal, todo dia deveria ser uma festa, né? ;)
6 Comentários
Giuliana
19 de setembro de 2012 at 17:09Hummmmm que delícia de bolinho.
Minha cidade é meio atrasada pra certas coisas, por isso a pergunta: se eu não encontrar o molho Horseradish posso deixar o bolinho sem???
Quero já fazer no fds!!! Nham!!
Beijnhos
=***
Faby
20 de setembro de 2012 at 9:39Pode sim Giuliana. Ele acrescenta uma certa picância ao bolinho, mas vc pode deixar sem ele ou mesmo substituir por algum outro molho picante.
Um beijO!
kARINA
29 de outubro de 2012 at 11:53Oi Fabi, será que se substituir o siri por frango fica bom também? Ou você sugere outra carne? Bjs
Faby
29 de outubro de 2012 at 18:56Karina, neste caso eu acho que o siri é o ideal mesmo. O frango talvez ficasse bom, mas teria que testar mesmo.
Bjo!
ane
19 de fevereiro de 2014 at 7:17Será que no lugar do Horseradish um tantinho de Tabasco…?
Faby
19 de fevereiro de 2014 at 9:27Pode ser Ane, mas o HOrseradish é um pouco diferente né? Ele tem um sabor mais azedinho. Mas vale a tentativa sim.
Bjo!