Essa é uma versão deliciosa do chef Claude Troisgros para o clássico carbonara – uma massa geralmente feita com ovos, queijo e bacon. Aqui, o chef acrescentou carne seca ao prato e incluiu um elemento crocante, super importante e que faz muuuita diferença – a ervilha torta.
A receita veio do extinto Menu Confiança e eu reproduzi assim que assisti o programa. Desde então essa é uma versão que, pra mim, compete pau a pau com a original, que eu também amo e acho perfeita. Para dar um toque divertido, o Claude ainda inventou essas “trufas” de pupunha, que nada mais são do que fatias bem finas de pupunha que entram no prato fazendo as vezes da trufa branca, uma iguaria carééééésima a qual a maioria dos mortais não tem acesso.
Se você andava cansada da mesmice das massas, essa é a sua receita. Fora que é um prato que causa, sabe como é? Você serve e só ouve huummmmmmmmmmms… aliás, eu adoooro essa parte dos hummmmmmmmmmmmms =)
A receita na íntegra pra você. E, como em time que está ganhando a gente não mexe, eu a segui à risca (Claude, Claude… só você consegue isso…rs) e sugiro que você faça o mesmo, viu? Não tem erro :)
300g de espaguete
200g de bacon
200g de carne seca cozida e desfiada
4 dentes de alho amassados
160g de ervilhas cortadas em fatias grossas
01 pimenta dedo de moça
30 ml de cachaça
3 colheres de sopa de azeite
04 gemas
200 ml de creme de leite fresco
150g de queijo parmesão ralado
100g de palmito pupunha fresco
Pimenta do reino
Sal
Cozinhe o espaguete em água fervente com sal e uma colher de azeite até que a massa fique al dente e reserve. Em outra panela, frite o bacon com o restante do azeite e o alho. Em seguida acrescente a carne seca. Deixe tostar. Coloque a pimenta dedo de moça picada. Junte as ervilhas. Misture o espaguete à carne seca e reserve. Em um recipiente arredondado, misture as gemas, o creme de leite e o parmesão. Junte a massa com carne seca ao molho e tempere com a pimenta. Disponha a massa em um prato fundo e, por cima, rale trufas do palmito pupunha.
Sugestão de vinhos:
Montepulciano d’Abruzzo
Safra: 2007
Produtor: Nicodemi
Uvas/Castas: Montepulciano
Região: Abruzzo
País: Itália
Pinot Grigio – Corte Giara
Safra: 2008
Produtor: Allegrini
Uvas/Castas: Pinot Grigio
Região: Veneto
País: Itália
* post orginalmente publicado no Rainhas do Lar
4 Comentários
Espaguete a carbonara | Pimenta no Reino
13 de março de 2011 at 18:39[…] E sim, existem muitas outras variações de carbonara e cada pessoa tem seu jeito de preparar (já vi receitas que levam manteiga, por exemplo) mas esse é daqueles pratos em que menos é mais, saca? Mas se você quiser uma coisa mais “ousada” pode se jogar nessa releitura bem brasileira feito pelo Claude Troisgros (com carne seca e trufas de pupunha) e que eu também já reproduzi aqui. […]
Luis
20 de janeiro de 2019 at 13:16E a cachaça? Aonde vai? Eu bebo durante o preparo do prato?
Focaccia: 10 receitas para inserir a delícia italiana na rotina – Engenheira Gabi
12 de fevereiro de 2020 at 16:42[…] Espaguete à carbonara com carne seca: você vai se sentir um chef profissional ao preparar essa receita. Isso porque ela é toda […]
Focaccia: 10 receitas para inserir a delícia italiana na rotina – Suzana Almeida Dieta e Saúde
12 de fevereiro de 2020 at 16:50[…] Espaguete à carbonara com carne seca: você vai se sentir um chef profissional ao preparar essa receita. Isso porque ela é toda […]