Fazer pão não é a minha especialidade, mas essa receita do Edu Guedes me surpreendeu pela facilidade e pelo resultado – não precisa de sova e vira um pão enorme de lindo e super saboroso.
Para preparar a massa…
Bata no liquidificador: 4 tabeles de fermento biológico fresco (60gr), 1 colher (sopa) açucar, 1 pitada de sal, 3 ovos, 1 e 1/2 xícara (chá) de leite, 1/2 xícara de água morna, 4 batatas cozidas espremidas, 2 colheres (sopa) manteiga, 1/2 xícara de óleo.
Transfira essa mistura para uma tigela e acrecente aos poucos 1 kg de farinha de trigo, até que a massa desgrude das mãos. Deixe descansar por 30 minutos.
Após 30 minutos, divida a massa em duas partes e abra cada uma com um rolo. Espalhe o recheio e enrole como rocamboles. Pincele cada pão com uma gema batida e polvilhe queijo parmesão ralado.
Coloque em assadeira untada e leve ao forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 35 minutos (precisei de um pouco mais de tempo) ou até que doure.
Para o recheio…
Misture 4 tomates picados sem pele e sem semente, 3 xícaras de queijo mussarela ralado, 1 colher de azeite de oliva, 10 azeitonas verdes picadas, 1 colher de orégano, salsinha, sal e pimenta a gosto.
Nem preciso dizer que aqui cabe uma infinidade de recheios né? Só usar a imaginação ;)
Ok, as férias acabaram, eu sei… mas vai me dizer que você não ficou doidinha pra se jogar nesse pão no próximo final de semana. Vá com fé que a receita é supimpa! :)
8 Comentários
Adri
30 de janeiro de 2012 at 18:09aiiiiiiiiiiiiii Fabi, assim vc me mata
Roberta
31 de janeiro de 2012 at 9:00Nossa! Essa receita parece ser bem fácil de fazer… Fiquei animada e pretendo testá-la no próximo final de semana….
bjs
Maris
22 de fevereiro de 2012 at 16:26Fabi,
Eu frequentava o site das Rainhas e te achei aqui!
Mas que pão delicioso esse, fiz no sábado e o resultado foi ótimo: 3 pães imensos e lindos (isso mesmo…3)!!!!
Obrigada pela dica.
Roberta
1 de março de 2012 at 9:15Já fiz essa receita duas vezes.
Da 1º vez, coloquei 1,5 kg de farinha e nada da massa desgrudar das mãos. O resultado final ficou gostoso, rendeu 2 “rocamboles” e uns 20 pães, mas ficou um pouco duro.
Da 2º vez, coloquei 1 kg de farinha e coloquei a massa para descansar, mesmo ainda estando grudando nas mãos. Rendeu mais ou menos a mesma quantidade da vez anterior, mas os pães ficaram macios e gostosos.
Mas acho que eu e essa receita não nos demos muito bem eheheh
bjs
mari
7 de março de 2012 at 16:40Que pão lindo!!!Quero fazer mas as calorias..
9 receitas de pão na chapa para começar o dia da melhor maneira – Mari Carvalho
11 de março de 2020 at 11:52[…] Pão de batata recheado vegetariano: receita prática de liquidificador e com batatas, que garante praticidade e sabor. O recheio de […]
9 receitas de pão de torresmo para morrer de amores a cada mordida – Mari Carvalho
22 de março de 2020 at 15:30[…] Pão de batata recheado vegetariano: receita prática de liquidificador e com batatas, que garante praticidade e sabor. O recheio de […]
17 receitas de lanche de forno para quem gosta de inovar – Mari Carvalho
5 de abril de 2020 at 19:08[…] Pão de batata recheado vegetariano: receita prática de liquidificador e com batatas, que garante praticidade e sabor. O recheio de […]