Recordar é viver, já dizia minha avó. E foi cheia de boas recordações e saudades que assei esse pão de ervas. Enquanto perfumava a casa toda, lembrei de bons tempos de Rainhas do Lar onde essa receita fez sucesso durante muito tempo. Enviada por uma leitora querida, a receita desse pão passou por muitas e muitas vezes em nossa coluna “Rainhas do Rainhas” e ganhou até diversas variações. Pudera… pão de liquidificador, gente! Tem coisa mais simples e prática?
Então, pra você que chegou agora por aqui, lá vai a receita na íntegra. E, pra você que já me acompanha há tempos e até já reproduziu a receita diversas vezes (ela é assim mesmo, a gente faz uma vez e depois não larga mais), meu xêro de saudade com gostinho de Rainhas :)
Receita de Pão de Ervas
Bater no liquidificador 3 ovos inteiros, 2 xícaras de água, 200 ml de óleo, 4 tabletes de fermento biológico, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de sal, 4 galhos de salsinha com talo, 4 galhos de cebolinha, manjericão (a gosto, ou seja MUITO, ainda mais pq é erva do amor!!!), orégano (à vontade), 1 dente de alho e 1 cebola pequena.
Em um recipiente separado colocar 5 xícaras de farinha de trigo e ir jogando a mistura batida no liquidificador aos poucos (no velho estilo buraco no meio e rodando a colher de pau aos poucos).
Deixar crescer por 1 hora (cresce muitoooo, pudera com 4 tabletes de fermento!). Depois colocar em forma de pão untada e enfarinhada. Dependendo do tamanho da sua forma, a receita rende 2 ou 3 formas. Asse por uns 40 minutos ou até que esteja douradinho e não se assuste se a vizinha vier perguntar que cheiro maravilhoso é esse saindo da sua cozinha :)
***
Já dei meus pitacos nessa receita, neste post aqui ó
Meu amor eterno a Andrea Espínola, a rainha suprema dessa receita :)
***
E pão sem sova, daqueles que você pode manter na geladeira e assar aos poucos, pra ter sempre pão quentinho à mesa?
Sonho né? Então para de sonhar e corre lá no Blog da minha amiga Dadivosa que ela entrega o ouro todo, com truque, segredo, dica… serviço completo. VAI LÁ!
* mais um post da Série “Existe Amor no Mundo Blog”:)
37 Comentários
Gabi
23 de abril de 2013 at 16:54Oi Faby, amo seu blog, nunca comentei, mas sou leitora assídua. Amei a receita, mas venho tentando acertar um pão e nada, acho que sempre acabo exagerando na farinha e o pão fica pesado. Queria um pão basiquinho, será que fica bom se eu retirar as ervas. Beijos!
Faby
24 de abril de 2013 at 12:39Olha Gabi, não há de ficar ruim, mas nesse caso acho melhor uma receita de pão tradicional.
Tente essa receita da Dadivosa, que é simples e sem erro:
http://www.dadivosa.org/2013/03/18/receita-de-pao-sem-sova/
Bjo!
Flavio Minuzzi
31 de julho de 2017 at 14:52Boa Tarde para o seu pão ficar fofinho durante o processor de sovar a massa você tem que polvilhar uma superfície e rasgar a massa durante uma 15 minutos ai você deixa ela crescer.
Rasgar a massa nada mais é que você com a mão aberta empurra a massa com a palma da mão e tracionar com os dedos rasgando a massa e respeite o tempo de sova, pois se sovar de menos a massa fica pesada.
Thiago
23 de abril de 2013 at 17:50Olá Faby, farei a receita que só de ler, salivei.
Agora… uma dúvida: Qual é a validade média dessa receita. Por levar ervas frescas e cebola crua, penso ser pequena.
Aliás, essa é uma informação útil que poderia acompanhar os posts do pimenta do reino (os outros sites de culinária também não informam). Mesmo que as receitas daqui não sobrem passadas poucas horas do preparo.
Parabéns pelo site, acompanho com frequência e já fiz várias receitas!
Faby
24 de abril de 2013 at 12:37Thiago, eu não faço a menor ideia, gato.
Pq, assim… nunca fiz esse pão e tive que guardar…rs. Mas, vc tem toda razão, ele não deve durar muito tempo, justamente por causa da cebola (que entra crua na receita mas não permanece crua, né? rs). Quanto as ervas, não há problema mas se usar a cebola, melhor consumir em poucos dias (eu arriscaria uns 2).
Bjo!
Ciça
23 de abril de 2013 at 18:18Foi o primeiro pão que fiz na vida, Faby, já há anos, quando peguei a receita no Rainhas. Deu tão certo que hoje as fornadas de pão são regulares aqui em casa! Um beijo carinhoso.
Filomena Signorelli Bertoncello
23 de abril de 2013 at 18:31Adorei essa receita , vou fazer amanhã.
Abraços .
Filomena.
Dadivosa
23 de abril de 2013 at 19:51Um beijo pra Andréa Espínola! Também fiz esse pão maravilindo, tem até post com link pra receita do Rainhas <3
http://www.dadivosa.org/2006/12/04/pao-de-ervas-da-andrea-espinola/
Ana Lívia
24 de abril de 2013 at 18:29Fabi, uma dúvida: a massa do pão fica mais mole, igual de bolo, ou como pão sovado, mais durinho?
Pergunto por causa da sua foto no final, qdo está indo pra forma.
Obrigada! Vou fazer, adoro pão!
Faby
25 de abril de 2013 at 16:42Sim Ana Lívia, não é pão de sova. É pão de liquidificador, molinho.
Fica com consistência de pão mesmo. Se joga!
Bjo!
Ana Lívia
26 de abril de 2013 at 10:00Hmm, entendi! Vou fazer esse fds!
Beijo
Ana Lívia
29 de abril de 2013 at 8:38Fiz e ficou ótimo! Realmente o cheiro invade toda a casa! :D Já está na lista dos favoritos.
ana madrid
25 de abril de 2013 at 9:43adorei a receita. Estou super empolgada para fazer, mas fiquei na duvida quanto o ingrediente” 4 tabletes de fermento biológico”, este produto compro a onde? é gelado? pode ser aquele pacotinho de supermercado?
Faby
25 de abril de 2013 at 16:41Não Ana, é fermento biológico. Compra no supermercado, fica na geladeira, perto da manteiga.
Bjo!
Carolina Rosa
26 de abril de 2013 at 2:08Ai Faby, esse pão é um dos meus queridinhos desde o tempo do Rainhas do Lar. Já fiz ele recheado e fica muito bom. Coloquei metade da massa na forma e no centro coloquei queijo mussarela em cubos, presunto picado, tomate picado, azeite e orégano, recheio pizza. E com o manjericão da massa, temos um pão marguerita. É um dos lanches preferidos aqui em casa. Beijinhos!
andreza
28 de abril de 2013 at 17:36aqui não tem o fermento em tablete so o granulado. Posso fazer com o fermento granulado e qual a medida?
obrigada
Faby
30 de abril de 2013 at 11:28Não sei não ANdreza… nunca tentei e tb não faço ideia de medida.
Bjo!
Ana
17 de setembro de 2013 at 21:31Acabei de fazer o pão usando 4 pacotinhos de fermento biológico seco e deu super certo! Pena que não dá pra anexar foto aqui nos comentários, porque ele ficou lindo!
Faby
18 de setembro de 2013 at 16:43Manda a foto pra mim Ana!
faby@pimentanoreino.com.br
Eu publico ela aqui no blog :)
Bjo!
Roseli
29 de abril de 2013 at 9:01Oi Faby, eu fiz o pão e amei! Realmente muito fácil e delicioso. Alterei um pouco a receita porque a farinha comum acabou e completei com 1/2 xícara de farinha de centeio e deu certo!
Vou fazer de novo essa semana no feriado!
Paula
1 de maio de 2013 at 21:50Oi, Faby!
Fiquei louca pra fazer esse pão! Mas eu não dou conta de comer tanto pão em tão pouco tempo… hehehe.
Já congelaste? Será que dá certo?
Abraço!
Faby
6 de maio de 2013 at 16:01Jamais congelei pão na vida, Paula! rs
Faz e presenteia as amigas, a família, o porteiro do prédio, a professora da filha… que tal?
Bjo!
Zan Moraes
3 de maio de 2013 at 11:29Inconsciente coletivo eu diria, pois minha amiga me pediu ontem essa receita e eis que abro seu blog e dou de cara com ela!!!! Bjs.
Claudia
7 de maio de 2013 at 20:10Oi Fa boa noite!
Acabei de desenformar a fornada de pão….
M A R A V I L H O S O! Primeira vez que faço pão , amei o resultado.
Obrigada por sempre estar postando essas receitas maravilhosas.
Um grande abraço. DEUS te abençõe!
Sandra.
11 de julho de 2013 at 21:45Faby posso reduzir pela metade os ingredientes, como tenho uma mistura de farinha de trigo integral, aveia, linhaça será que ficaria legal para fazer o pão.
Faby
12 de julho de 2013 at 16:02Sandra, eu nunca fiz reduzindo as medidas. Tem que testar.
Me conta depois como ficou?
Bjo!
Vilma
14 de julho de 2013 at 1:49Faby deu agua na boca este pão…Moro em NY e vc poderia por favor me dizer qtas gramas tem o fermento no Brasil e eu poderia fazer com o seco? Seria a mesma quantidade? Ficarei grata pela atenção, bjs Vilma
Faby
15 de julho de 2013 at 14:01Oi Vilma,
Eu não saberia te dizer quanto a substituição não. Nunca tentei com fermento seco.
Aqui, cada tablete tem 15g.
Bjo!
Roberta
18 de julho de 2013 at 18:51Pra quem quiser fazer com o fermento biológico de saquinho, fiz com 2 envelopinhos (1 envelope = 2 tabletes) e deu certo!! Cresceu e ficou macio demais! Só deixaria o pão mais salgadinho.
Débora
21 de julho de 2013 at 21:35Faby, estou doida pra testar essa receita. E digo mais… estou doida pra meter meu pitaco e trocar parte da farinha por aveia em flocos finos. Será que dá certo? O que você acha?
Faby
22 de julho de 2013 at 14:56Sei não Débora, a princípio eu diria que sim, mas só testando mesmo pra saber. Me conta depois?
Bjo!
Ana
17 de setembro de 2013 at 22:46Melhor pão de liquidificador que já testei! Deu super certo! Mas no meu não coloquei cebola e substituí o fermento fresco por 4 saquinhos de fermento biológico seco.
Ana Butt
10 de dezembro de 2013 at 10:23Adorei!! Super simples e parece ser delicioso.
HUMMM Delicia,aprendi essa receita em rondonia mais a perdi hoje pela amanha minha filha disse entra na net que vc acha, gente delicia quem nao esperimentou esperimente antes de dar a nota o pao e realmente saboroso minhas vizitas nunca vao embora sem que
3 de novembro de 2014 at 11:37HUMMM Delicia,aprendi essa receita em rondonia mais a perdi hoje pela amanha minha filha disse entra na net que vc acha, gente delicia quem nao esperimentou esperimente antes de dar a nota o pao e realmente saboroso minhas vizitas nunca vao embora sem que eu faça o saboroso pao de ervas,hoje irei faze-lo para minhas amiguinhas de recife que vieram para minas gerais me visitar,bjos carinhosos para todos vcs.
cristiane furlan
14 de abril de 2015 at 15:43Olá ja fiz sua receita e fica divinaaaa…gostaria muito da sua ajuda, será que eu consigo fazer com a farinha sem gluten? Será que dá liga?
muito obrigada
Cris
Faby
16 de abril de 2015 at 9:46Oi Cristiane,
Nunca fiz e não saberia dizer. Tem que testar! Vc faz e volta aqui pra me contar?
Bjo!
Maria
10 de fevereiro de 2016 at 21:36Minha avo fazia Pao de Vilao com pimenta preta e otras ervas.
Sabes esta receita? Pensou q’e receita antiga da Madeira.