Eu já tinha provado algumas versões de quibe de berinjela e, apesar de ser absolutamente l.o.u.c.a pelo legume, nunca tinha me empolgado muito com essa preparação. E justamente por isso decidi criar uma versão que (pelo menos na minha cabeça) parecia ter tudo pra dar certo. E num é que deu mesmo? ;)
A receita é facílima e o truque (se é que se pode considerar como tal) é assar a berinjela para retirar dela toda a polpa. O bom desse preparo é que você consegue um gostinho defumado bem gostoso e também já aproveita o forno quente para assar o quibe.
Primeiro você deixa 1 xícara de trigo de molho, naquele bom e velho esquemão de quibe tradicional. Eu gosto de deixar pelo menos umas duas ou três horinhas, mas se a pressa for muita, apele para os 30 minutos e foi!
Enquanto seu trigo hidrata bem lindo, você precisa cortar as berinjelas no sentido do comprimento, fazer um quadriculado com a faca (sem atingir a casca), temperar com azeite, sal (usei um defumado) e pimenta do reino e levar pra assar até que a polpa esteja bem macia.
Agora é só juntar tudo – a polpa das berinjelas e o trigo hidratado e já escorrido (eu aperto num pano, pra tirar bem a água) – e temperar. Usei garam masala*, sal, pimenta síria, cebola picadinha, alho ralado e hortelã picada. Acrescentei ainda uma colherzinha de manteiga** e algumas amêndoas picadas, pra dar aquele ‘croc’ que a gente ama ;)
Feito isso, é só acomodar numa travessa e levar ao forno até dourar. Olha só, a berinjela solta um pouco de água, então é bom se certificar de que seu trigo esteja bem escorrido e também usar uma proporção bacana – para uma xícara de trigo, duas berinjelas pequenas, ok?
Para servir, minha sugestão é salada e molhinho de iogurte – iogurte natural temperado com azeite, limão, sal e pimenta.
Vegetarianos, quem tá entrando na dieta e adeptos da Segunda Sem Carne, se joguem! Se você não pertence a nenhum desses grupos, não tem problema – faça também! Acho que vocês vão curtir.
[#dicas]
* Garam Masala é uma mistura de especiarias muito comum na Índia. Eu amo e não vivo sem, mas se você não tiver não precisa arrancar os cabelos! Faça sua própria mistura usando as especiarias que mais gosta – canela, cominho, noz moscada, cravo…
** Se você quer deixar a receita ainda mais leve, substitua a manteiga por tahine.
*** Eu perguntei no Facebook qual era o jeito certo de escrever – quibe ou kibe. Não houve consenso, citaram o Aurélio (que grafa com Q), disseram que os dois eram corretos… de modos que eu escrevi dos dois jeitos e tá tudo certo. Na verdade, acho que prefiro com K, assim como também gosto mais de berinGela, com G ;)
25 Comentários
Tati
20 de maio de 2013 at 18:55Faby, vc nao ‘escorreu’ a berinjela, desculpe-me, beringela (rs) pra tirar aquele amargo?
Faby
20 de maio de 2013 at 20:58Não precisa não Tati
daniela
21 de maio de 2013 at 17:45Você pode hidratar o quibe com água quente! É bem rápido! Serve também pra feijão, ervilha e outros grãos! Beijos
Faby
21 de maio de 2013 at 18:00POder eu posso, mas eu não gosto Daniela. Acho que fica molenga, sei lá, meio que cozinha… não curto. Prefiro esperar na água fria. Eu tb nunca faço esse tipo de prato de sopetão, sempre planejo com antecedência então deixo até de um dia pro outro de molho.
Bjo!
Viviane Vieira
22 de maio de 2013 at 17:41Oi, Faby!
Adorei a receita, principalmente por ser vegetariana! :)
Uma dúvida: a medida de 1 xícara é do trigo ainda seco ou depois de já hidratado? Pergunto porque geralmente o trigo seco dobra de volume depois de hidratado…
Bjs e obrigada!
Faby
23 de maio de 2013 at 14:50Seco Viviane!
Bjo!
Diana Abreu
24 de maio de 2013 at 14:28Fabi, fiz ontem com a minha mãe e ficou delicioso! Colocamos tahine na massa e pedacinhos de manteiga nas intersessoes dos cortes! Colocamos amêndoas picadas! Ficou delicioso! :D
Faby
24 de maio de 2013 at 16:19Uhuuuuuuuuu, Diana! ARRASOU, vc e a mamãe!
Beijo para as duas! <3
Rosana
25 de maio de 2013 at 21:42Que delícia!
E eu não só acho que parece uma delícia… eu sei disso porque acabei de tirar uma travessa do forno! Eu vi a receita e só não fiz no mesmo dia porque não tinha o trigo, que é parte essencial. Eu também não tinha alguns outros ingredientes, tipo a castanha e as folhas de hortelã mas dessa vez foi sem mesmo. Eu não podia esperar mais um dia pra provar essa receita porque se não, sabe como é… o mundo ia acabar! rs Na falta da garam masala eu usei zá’atar, que é árabe e casou perfeitamente com essa receita, e troquei a manteiga por tahine como você sugeriu. Coloquei também um pouco de azeite e foi!
Eu adorei e já sei que vou fazer essa receita muitas e muitas vezes. Saudável e gostoso? Tô dentro!
Obrigada por compartilhar. Beijão!
Faby
27 de maio de 2013 at 13:08Oba Rosana! Que bom que vc curtiu!
Bjo!
Adriane
1 de junho de 2013 at 7:00Oi Faby, vi sua receita e hoje vou experimentar, acabei de colocar minhas berinjelas no forno, e depois te digo como ficou. Bjs!
Dois kibes (quibes) veganos e a maravilhosa cozinha da Arpine | Cozinha da Matilde
5 de junho de 2013 at 11:49[…] Kibe de berinjela da Faby Zanelati do Pimenta no Reino, de arrancar […]
Fla
18 de setembro de 2013 at 10:14Fabi, tudo bem? Fiz sua receita de quibe de berinjela na sexta a noite e estou apaixonada! Já falei dela pra tanta gente…rs… Sério, se eu oferecer isto a alguém e não disser do que se trata, duvido que alguém perceba que não tem carne! Top top das receitas! Amei! Beijos!
Faby
18 de setembro de 2013 at 16:42Ah, que bom que vc gostou Fla!
Bjinho!
Presunto Vegetariano » Quibe Assado de Berinjela
3 de agosto de 2014 at 18:00[…] que é um dos meus pratos preferidos), e desde que experimentei uma versão ensinada no blog Pimenta do Reino, fiquei a-pai-xo-na-da! Com o tempo fui adicionando temperinhos por minha conta e ficou assim, […]
Ilda Mara
14 de setembro de 2014 at 22:33Faby,
amei seu site, uma delícia … gostaria de dar um pitaco nos kibes… rsrsrs
Fui casada com árabe por quase 30 anos e aprendi a cozinhar a comida maravilhosa deles. Aprimorei com aulas recebidas de uma amiga que era de lá tbm. Olha só, elas colocam o trigo em uma travessa e lavam em baixo da torneira, escorrendo aquela primeira água, depois, colocam água novamente e deixam escorrer até quase sair toda a água,( vc vira a travessa devagar e deixa escorrer, quando começar a sair o trigo, vc para e desvira) . Daí deixa aquela sobra de água e deixa repousando . O trigo irá inchar e aquela quantidade de água é exatamente a necessária para ter seu trigo perfeito, sem precisar espremer. Ele fica soltinho e no ponto. Experimente, eu só faço assim , pois elas são mestras já que são Libanesas… rsrsrs
Faby
15 de setembro de 2014 at 9:33Adorei a dica, Ilda! Farei assim da próxima vez. Obrigada po dividí-la conosco :)
Bjo!
Ana Paula
19 de novembro de 2017 at 18:43Adorei….e deixa de um dia para o outro?
ERIKA
23 de março de 2017 at 1:54Huuum! Vou fazer hoje pro almoço!
Quibe Assado de Berinjela - Presunto Vegetariano
25 de julho de 2017 at 12:30[…] que é um dos meus pratos preferidos), e desde que experimentei uma versão ensinada no blog Pimenta do Reino, fiquei a-pai-xo-na-da! Com o tempo fui adicionando temperinhos por minha conta e ficou assim, […]
Ana Mil
18 de outubro de 2017 at 19:16Que vontade de fazer!
Será que fica bom congelado?
Faby
23 de outubro de 2017 at 11:41Oi Ana, eu nunca congelo, mas acho que rola sim.
60 receitas de marmita fitness para não subir o ponteiro da balança – Maria Oliveira
4 de maio de 2018 at 11:39[…] Quibe de berinjela: já pensou em deixar a carne de lado no preparo de um quibe e usar a berinjela no seu lugar? Essa […]
60 receitas de marmita fitness para não subir o ponteiro da balança, aprenda! - receitasmania.info
24 de agosto de 2018 at 14:31[…] 37. Quibe de berinjela: já pensou em deixar a carne de lado no preparo de um quibe e usar a berinjela no seu lugar? Essa é a proposta desta receita, que está liberada para quem não come ingredientes de origem animal e que vai deixar sua marmita fitness muito mais gostosa. […]
Quibe de berinjela - Saudável e gostoso - Simples Assim
25 de novembro de 2020 at 5:00[…] *Receita adaptada do site Pimenta no Reino […]