Dias desses a União me enviou um pacote do açucar light (que eu particularmente nunca tinha usado na minha cozinha) e acendeu minha curiosidade – será que usando metade da quantidade de açucar em uma receita ela daria certo do mesmo jeito? Sim, porque adoçar café, chá, suco é simples, mas … e um bolo?
Resolvi fazer um teste e escolhi uma receita clássica, das antigas, um bolo com cara e jeitão de vó – o inconfundível Bolo Mármore, lembra dele? ;)
A receita é das mais simples…
Primeiro, derreta 2oogr de manteiga em banho maria e reserve. Separe as gemas e claras de 3 ovos (usei orgânico) e leve as gemas para a batedeira com 125gr de açucar light (com o açucar normal a quantidade seria 250gr). Bata bastante, até ficar aquela mistura fofa parecendo gemada. Junte a manteiga derretida e 200ml de leite e continue batendo. Numa tigela peneire e misture 250gr de farinha de trigo com uma colher de sopa de fermento em pó e uma pitada de sal. Lá na batedeira, vá misturando aos poucos essa farinha e fermento peneirados, sem parar de bater. Quando tudo estiver bem batidinho, junte as claras em neve, misture (sem bater agora!) e separe a massa em duas partes. Em uma delas, junte 80gr de chocolate em pó e na outra, baunilha a gosto (usei essa em pó, que trouxe de Paris, mas serve a fava ou mesmo a essência). O passo final é levar essas duas misturas para uma fôrma untada e enfarinhada, fazendo “camadas” alternadas da massa clara e da escura – mas nem precisa ficar “certinho” não, viu? Esse efeito “mármore” vai ser resultado justamente dessa baguncinha com as massas :)
O resto é o de sempre – forno médio, pré-aquecido, até passar pelo teste do palito.
Mas… como o diabo atenta e como eu não presto mesmo, decidi que meu bolo mármore merecia uma cobertura. Misturei chocolate meio amargo derretido, creme de leite e manteiga e fiz uma espécie de ganache, só pra deixar o bolo assim, leeendo de viver :)
Bem, a respeito da substituição por açucar light – nenhum problema, nada que comprometesse o sabor e a textura do bolo, tudo perfeito – macio e docinho, como um bolo deve ser. Por isso, está mais do que recomendado o açucar light – e se você for uma pessoa melhor do que eu, e não se entregar a uma cobertura de luxúria e chocolate, vai economizar várias calorias. Bom, né?
Ah! E isso não é publieditorial não, viu?
46 Comentários
Maristela Haddad Bussular
28 de março de 2011 at 17:51Hummmmmm!!!! Faby este bolo tem cheiro de infância. Minha mãe sempre fazia lá em casa quando a gente era pequeno. Da próxima vez que eu for para casa dela
( moramos a 300km de distância) com certeza vou pedir para ela fazer. Além do pão caseiro que ela faz e que é um espetáculo, e que depois de muito insistir ela aprendeu a ganhar dinheiro com este talento. Vende cerca de 80 pães todo fim de semana (ela só faz na sexta e no sábado). Ela diz q a receita está na cabeça dela e q não tem medidas certas rsrsrs, parece vc. Mas qq dia peço para ela me passar e te envio com uma foto dos pães para vc ver. Obrigada por nos trazer momentos tão lindos como este. Beijos sua fã daqui da terra do Rei Roberto Carlos.
Claudia Freitas
28 de março de 2011 at 17:53Faby do céu, que bolo lindo! Me deu água na boca, fora o talento fotográfico!
Maria Aparecida de Lima
28 de março de 2011 at 19:08Nossa…que lindo e parece mega hiper ultra gostoso…=)
Maria
28 de março de 2011 at 19:18Lindão este seu bolo!
Larissa Nóbrega-PB
28 de março de 2011 at 19:47Aiii a pessoa tentando fazer uma dieta ver uma coisa dessa… rsrsrsrs… Faby queria muito tirar uma dúvida contigo que manja tudo e mais um pouco de cozinha. Comprei um molho bernaise da Casino e queria saber como uso, se ele é quente ou se é como maionese… e o que combina mais com ele? Eu peguei sem ler achava que era molho tartaro.
Faby
29 de março de 2011 at 9:44Oi Larissa!
Olha só, molho bearnaise vai muito bem com carnes (medalhões por exemplo) e peixes. Eu nunca usei o pronto e por isso é bom que vc leia a embalagem pra saber se ele precisa de alguma finalização ou se está prontinho mesmo para usar. Nesse caso, nem precisa aquecer não.
Bjo!
Elaine
28 de março de 2011 at 21:21Hmmmm… parece muito bom mesmo. A carinha do bolo está mais q especial.
Vale a tentativa e… quem sabe… totalmente com açúcar light ;)
Bjs
http://momentoscodificados.blogspot.com/
kaka gaucha
28 de março de 2011 at 21:30Faby! Minha linda!
Juro que senti o cheiro do bolo aqui em porto alegre!
Afe!! COm essa chuva nada melhor que um bolo quentinho… para acalmar os nervos..
E as emoções…
Bjs
Kaka
paula mello
29 de março de 2011 at 0:10Olha só, Faby!! Eu achando que tinha ficado órfã!! Andei meio sumidona dos blogs e parei de receber o feed do Rainhas e não tinha me dado conta!! Que pena que acabou, mas com certeza vamos ter o segundo round por aqui, né? E já vi que a briga vai ser de peso pesado! (Sem trocadalho, claro!)
Desejo sucesso imenso na sua cozinha nova, como sempre cheirosa de flor e de café, e estarei sempre por aqui… Sempre que der, claro rsrs
Mando beijos mil para a Kátia tb, que vcs possam continuar iluminando o caminho da gente como sempre fizeram!
beijos procê!
Faby
29 de março de 2011 at 9:35Ô Paula, bom tê-la por aqui, mas ó… essa de briga de peso pesado eu passo, viu? Tem briga nenhuma não, flor :)
Um beijo!
Rapha Aretakis
29 de março de 2011 at 10:29Que bolo lindo!!! Vou já comprar esse açúcar light e me jogar nas sobremesas :)
Tania
29 de março de 2011 at 10:33Oi Fabi!
Fico admirada como vc é criativa!
Não digo da receita não, digo do site, das palavras usadas, das idéias, das fotos, da proximidade que sua escrita chega do nosso coração, do nosso dia.
Sou sua fã por tudo isso.
Admiro muito o seu trabalho e dedicação.
Estou sempre aqui.
Beijos, boa semana, Tania.
Faby
29 de março de 2011 at 11:11Ownnnnnnnnnn Tania, que msg mais fofa! <3
Obrigada, viu? por estar aqui, pelas palavras doces, pela admiração (nem sei se mereço aliás…rs)
Bjo!
Milena Kato
29 de março de 2011 at 13:15Oi Faby …
Vc sabe me dizer se não for por peso qto posso colocar de açucar?
Tipo … quantas xícaras?
Obrigada
Faby
30 de março de 2011 at 9:18Milena, achei essa tabela de equivalência aqui ó http://www.unirio.br/gastronomiavancada/peso.htm Tomara que te ajude.
Bjo!
Kátia
29 de março de 2011 at 13:26OIii Faby!!!
Sou Leitora das antigas, mais nunca postei no Rainhas, me casei a pouco tempo, e confesso que graças a você e a Katita, minha cozinha é mais colorida e aventureira…mais sabe como é, né! marinheira de primeira viagem, eu ainda tenho um montão de dúvidas…hehheeh e tenho certeza que vc pode me ajudar…toda vez que faço bolo eles ficam “pilados” e nunca sei porque!!! Depois que desligo o forno eu deixo lá ou já posso tirar???? Muito Obrigada pelas doces receitas e pelo carinho com a gente que vive aqui no reino encantado da cozinha!!! Bjusss e sucesso!!!!
Faby
30 de março de 2011 at 9:15Kátia, bolos não são minha especialidade não, viu gata? ALiás, bolo é uma ciência e quem dera eu tivesse mãos de boleira :)
Mas, olha só… o Estadão publicou tempos atrás uma matéria sobre bolos, onde especialistas tiravam dúvidas sobre o assunto. Virou uma espécie de “cartilha” e acho que vale a pena uma fuçada no link… quem sabe alguma luz aparece pra vc?
http://blogs.estadao.com.br/paladar/seu-bolo-fica-murcho-cru-e-com-o-fundo-queimado-seco/
Bjo!
claudia medeiros
29 de março de 2011 at 16:58oi Faby, adorei a receita. Eu uso o açúcar light há uns dois anos e, por coincidência das coincidências, abri um saquinho minutos antes de sentar na frente do note.rss Mas, na única vez em que tentei fazer um bolo com o dito cujo, ele solou, daí nunca mais tentei, mas agora vou experimentar novamente.
beijos
Deise Taranto
29 de março de 2011 at 17:59Olá Faby!!! Adorei a idéia de usar esse açucar. Tenho um pacote de 500 g e não sabia onde usá-lo. No próximo bolo que fizer usarei. Ótimoooo!!!
bjusss
Deise T.
Mimi Pierre
29 de março de 2011 at 20:17Achei uma “falta de educação” esse post, principalmente porque o meu neném ficou com água na boca e olha que não estou comendo nadaaaaaaaaa nesse primeiro trimestre da gestação.
O bolo ficou lindo e deve ter ficado ótimo.
Um grande abraço e parabéns por tudo o que faz.
Mimi Pierre
Fábio
29 de março de 2011 at 20:44Faby do céu, que foto linda deste bolo, deve ter ficado uma delícia, pena que o feitio é demasiado complexo para minha paciência.
Faby
30 de março de 2011 at 9:11Hahahahahaha, que nada Fábio! É super simples, vai…. promete que vai tentar? ;)
Bjo!
Renata
29 de março de 2011 at 21:27Faby,
sempre visitava o rainhas…e achei ruim o ultimo post, mas como era sua fa nao podia deixar de visitar sua cozinha, que com certeza nos ilumina sempre..com sua mensagens e receitas inspiradoras.
Parabens pela nova cozinha. Adorei!
Suas mensagens sao o seu estilo…
Tambem admiro muito o seu trabalho…
sem falar nas receitas maravilhosas…
Nem preciso dizer que esse bolo ta um escandalo…
Lu Cupido
30 de março de 2011 at 0:41Faby,
Delícia de bolo e o trabalho fotográfico no passo a passo ficou show.
Essa semana um desse sairá do forno – espero que tão lindo quanto…
Beijinhos
Liane
30 de março de 2011 at 12:36Faby lindona! Fiz ontem mesmo… com direito a ganache e tudo…rs! Posso assim dizer… que me joguei no açúcar “normal” mesmo… Ficou dos Deuses!
beijão
Eliane Carvalhaes
30 de março de 2011 at 16:33Gentem, mas ela ta muito metida!!! Usei baunilha que trouxe de Paris, hahahahaha… eu praticamente não faço bolos em casa, meu marido tem uma panificadora, rs. Bjocas
Larissa Nóbrega-PB
30 de março de 2011 at 19:36Obrigada Faby!! Estou louca para experimentar!! Bjss
Thaís
30 de março de 2011 at 21:20Fiz hoje com açúcar normal e cobertura de brigadeiro (d’aquela receita sem leite condensado, que estava em falta aqui em casa!). Delícia! Muito fofinho!
ELAINE
31 de março de 2011 at 8:09OLÁ FABY, Q MARAVILHA DE BOLO, ATÉ SENTI O GOSTO DAQUI… COM CERTEZA VOU FAZER AQUI EM CASA, COLEGA QUAIS AS PROPORÇÕES DA COBERTURA DE CHOCOLATE? TA TÃO BRILHANTE…BJS. ELAINE.
Nereime
1 de abril de 2011 at 7:31Faby, a coisa ficou séria …chocolate…derretendo…eu penso nele meio morninho…ai, ai, ai “numguento” eita foto linda!!!!
Ah! O açúcar eu já provei e ponto.
Abraços
Rô Gratão
1 de abril de 2011 at 8:35Oi Faby… que bolo liiiiindo… deu até vontade…
Faby… resolvi fazer um bloguinho também… mas ainda esto aprendendo…
Se quiser dar uma olhadinha é:
http://www.gratissima.blogspot.com/
beijinhos,
Ro
LENA GASPARETTO
1 de abril de 2011 at 11:48Em 1 palavra:
ARRASOOOOOOOOOUUUUUUU !!!!!!!!!
Beijo!
fernanda
1 de abril de 2011 at 19:05Oi Fabi! Eu “me ví” no teu perfil! Adorei! Bjo!
ÉRIKA CALDEIRA
3 de abril de 2011 at 22:10Muito Bommmmm!!! Aproveitei a chuvinha em Sampa e me acabei nesta delícia de bolo!!!!!
Mariane
4 de abril de 2011 at 17:55Faby, essa cobertura é “pacabá” né comadre?! haha Fala sério!
Beijo
Faby
4 de abril de 2011 at 20:49Mariane, cobertura é vida, né gata? :))))))
Bjo!
Luiza Fernanda dos Santos
4 de abril de 2011 at 21:34Que sacanagem essa primeira foto!! isso não se faz hehehe
adorei as fotos do passo!! eu sou péssima com bolos, quem sabe assim ilustrado eu acerto!
beijos
Camila Guimaraes
5 de abril de 2011 at 19:45Eu fiz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Gente, num é que fica lindo mesmo??? O meu ficou gêmeo do seu Faby, a cobertura, igual!!!! Mas sucesso mesmo foi com meus filhos que, encantados com o esquema mármore da massa, acham que sou mágica hihihihi,,,
Ahhhh, adorei as dicas de SP, anotei tudinho, vc é muito querida e atenciosa.
Beijinhos
Luiza H.S.Costa
6 de abril de 2011 at 12:36Ummmmm que delicia!
Esses bolos pra acompanhar o cafè da tarde sao os meus preferidos, pena que quase nao sei mais o que è isso…. bom o tempo da casa da mamae!!!
Eu tambem faço a versao em que, eu coloco nao o chocolate em pò, mas o chocolate meio amargo derretido (e quanto maior a % de cacau melhor!), que dà ainda mais gosto de chocolate! Mas se nao tiver barra de chocolate sobrando, vai o em pò mesmo!!
Buongiorno! : ))
Luiza
Buongiorno!
Luiza
mariana
8 de abril de 2011 at 17:15Faby, adoro seu blog mas detesto publieditorial, se eles mandaram o produto pra vc, esperavam que vc falasse, o que pra mim e O FIM… isso e qualquer outro tipo de propaganda forcada… sorry, mas o gostoso do seu blog e que e seu, e nao de uma compania, se nao entraria no site do acucar uniao!!!!
Faby
10 de abril de 2011 at 11:40Mariana, tua opinião é tua opinião e eu a respeito. Eu gostei do produto e falei e vou continuar fazendo isso quando achar que devo. Inclusive acho isso muito importante, pois trata-se de uma opinião isenta, comadre. Eu não falaria bem, se não fosse bom. E não ganhei nada pra falar (não sei se vc leu, mas esse post não foi PAGO), logo, minha opinião é livre de qualquer compromisso.
Não vejo nenhum motivo para não falar aqui de produtos que gosto e uso na minha casa e só lamento que vc veja isso como “o fim”. Me desculpe, mas acho que vc se equivoca bastante quando acredita que isso é propaganda forçada – o produto é bom, gata, muito bom, e isso é o que importa e foi essa a minha intenção no post – dividir com meus leitores um produto novo que usei e aprovei (tanto, que já comprei pra usar em casa). Vc realmente está bastante equivocada, mas… é tua opinião e vc tem o direito de dividí-la :)
Um beijo!
Andréa Simões
21 de maio de 2011 at 18:47Faby,
Sou sua fã desde o blog das Rainhas do Lar, e minha amiga Dani me enviou este seu novo blog e estou amando. Continue com suas dicas e receitas, pois são fora de série. Parabéns. Vou prá cozinha agora preparar este bolo qye deve ser uma delícia. Beijo!
Fernanda Veloso
6 de junho de 2011 at 22:28Faby, Parabéns pelo blog, fantástico.
Ontem ao acessar a internet na busca de uma receita interessante para o domingo…descobri o seu blog e essa receita MARAVILHOSA.
Não perdi tempo e iniciei os trabalhos. A única diferença é que coloquei o açúcar normal…mesmo assim…sucesso total.
Mais uma vez Parabéns.
bjs
Tita
8 de outubro de 2012 at 6:37Oi Faby, fiz a tua receita ontem.
Ficou bem bom! Olha aqui!
http://instagr.am/p/QfT7pXTJ1n/
Obrigada
Tita
Faby
8 de outubro de 2012 at 10:49UAUUUUUUUUUUUUUUUUUUU, Tita! Ficou um escândalo de lindo! ADorei ♥
Bjo!
Nath Oliveira
16 de abril de 2013 at 17:52Como cê faz um negócio desse mulher? Nem sou fã de doce, mas fiquei louca com a foto. Delícia.