Eu adoro tofu. É, tofu, aquele que a maioria das pessoas acha sem graça e com gosto de isopor… então, esse mesmo! Adoro. Gosto de usá-lo na salada, em versão grelhada; adooooro comê-lo com gengibre ralado, shoyu e nada mais; curto muito no missoshiro e mais recentemente tenho investido em outros formatos, como por exemplo utilizando-o no lugar da ricota em diversos recheios e pastinhas, e ó… tenho gostado bastante.
Aqui, uma versão bem simples para o dia-a-dia e que ajuda a variar o bom e velho peito de frango. Fácil de fazer e companheiro perfeito para o arroz branco (se tiver o basmati já vira luxo!).
Em uma frigideira grande ou wok coloque os cubos de peito de frango (usei orgânico) e deixe-os começar a dourar. Nesse ponto, junte óleo de gergelim (ou óleo comum, se não tiver) e refogue mais um pouco. Quando os cubos estiverem levemente dourados, junte alho e cebola picadinhos e frite mais, até dourar mesmo. Acrescente um pouco de sakê (ou pode ser vinho branco, vodka…) e espere que o álcool evapore. Junte shoyu, pimenta do reino a gosto e misture bem. Acrescente os cubos de tofu e o gergelim torrado. Prove o tempero e se for preciso acerte o sal (lembre-se que o shoyu já é salgado!).
Disponha o frango em uma travessa e salpique com bastante cebolinha picada.
Franguinho honesto com roupa de festa :)
4 Comentários
Lourdes
5 de maio de 2011 at 18:33Aim…Faby. Vc está linda ensta fotinho de apresentação. e muito mais que lindo está o singelo franginho que virou loosho em suas mãos de fada. Ou de nona! rsrsrsrs
M.
5 de maio de 2011 at 20:27Não sou muito chegada em tofu, não, mas o seu prato está tão bonito…
Mariane
10 de maio de 2011 at 22:38Eu tb curto Tofu Faby! Esse fraguinho deve ficar mara!
Beijo
drix
13 de maio de 2011 at 18:19tb adoro tofu mas não sei muito como usá-lo acabo sempre no gengibre com shoyu….vai ser ótimo experimentar essa receita!
bjuss