No post do pudim eu cantei que ia entregar a receita da calda perfeita, que não falha nunca e deixa o pudim lindo, brilhante e apetitoso. Pois aqui está ela.
Sucesso absoluto no Rainhas do Lar, eu já conheci gente que diz ter aprendido a fazer calda com essa receita, o que é claro me deixa bastante orgulhosa :)
Quem entregou a receita poderosa e me ensinou os macetes foi minha cunhada, que mudou pra sempre o jeito de fazer pudim lá em casa. Até minha mãe e minha tia, cozinheiras de mão cheia, passaram a fazer pudim e calda assim… é como eu sempre digo, a gente sempre tem algo novo para aprender nessa vida, não é não?
Bom, sem mais blábláblá, eis a receita…
Coloque 2 xícaras de açúcar na panela (ou na fôrma direto, você é quem sabe), em fogo baixo, mexendo até ficar douradinho. Em seguida, adicione 1/2 xícara de água bem quente (e cuidado porque nessa hora espirra!), misture para não ficar com grumos de açucar, desligue o fogo e deixa lá, descansando um pouco enquanto você bate o pudim. É o tempo suficiente também para desfazer algum gruminho que possa ter ficado.
O segredo da calda é esse aí – descansar um pouquinho. Se você termina de fazê-la e já coloca o líquido do pudim, corre o risco de que ambos se misturem e fique aquele samba do crioulo doido.
É isso… viu que simples? Olha aqui o resultado …
… não falei que era perfeita? =)
51 Comentários
Adriana Alves
24 de maio de 2011 at 9:43Faby, essa semana fiz pudim. Inspirada na sua receita semana passada. Não fiz o pudim monstro, pois somos dois em casa e seria impossível dar conta dele… ou talvez déssemos…isso seria o problema. Mas segui sua dica de bater mais de 5 minutos no liquidificador, percebi que a textura ficou mais cremosa.
Quanto a calda vou experimenta, pois sempre fiz calda sem água… ela fica muito boa… tem uma cremosidade muito boa… mas concordo a gente sempre aprende algo novo. Abraços,
leticia
24 de maio de 2011 at 10:02e qd coloca a agua quente desliga o fogo ou deixa ligado mais um pouquinho e continua mexendo?
Thássila Vieira
24 de maio de 2011 at 10:08Bom dia Faby.
Deixa eu perguntar uma coisa… a água você coloca bem quente… e desliga o fogo? Ou deixa la… até se misturar tudo!? fiquei um pouco na duvida!
Thaís
24 de maio de 2011 at 10:26Oi Fabi!!!
A dias que tô emlumbrigada por esse pudim…. tava só esperando essa calda!!! rs
Mas me tira uma dúvida, por favor, depois que a gente acrescenta a água quente, desliga o fogo?
Beijinho
Faby
24 de maio de 2011 at 10:35Queridonas, alterei o texto do post pra ver se fica mais claro o lance da mistura da água.
Depois de colocar a água, mistura e deixa mais um pouquinho – só então desliga o fogo.
Bjos!
Joy_UK
24 de maio de 2011 at 15:46Mas a calda nao endurece nao Faby, enquanto descansa na outra vasilha?
Faby
24 de maio de 2011 at 16:18Joy, não precisa descansar em outra vasilha não. POde (e deve) descansar na fôrma onde o pudim erá assado mesmo.
E não endurece não. É apenas um tempo para ela firmar um pouco e ficar morninha.
Bjo!
Faby
24 de maio de 2011 at 16:18Joy, não precisa descansar em outra vasilha não. POde (e deve) descansar na fôrma onde o pudim erá assado mesmo.
E não endurece não. É apenas um tempo para ela firmar um pouco e ficar morninha.
Bjo!
Joy_UK
24 de maio de 2011 at 17:05Oi Faby, so perguntei pq quando eu tentei fazer pudim uma vez (e unica pq deu tudo errado) eu pus o acucar direto na forma e fui derretendo no fogao e demorou mais de 30 minutos pra conseguir deixar a forma toda coberta de calda! lol e outra, enquanto eu ia derretendo de um lado, ia endurecendo de outro.
Eu acho que o problema eh o meu fogao: ele eh daqueles de inducao sabe, sem chama?
Entao eh mais complicado de ir virando a forma e derretendo o acucar uniformemente…
Bom, depois da forma caramelada lindona, eu toda pimpona coloquei a massa na forma e pus no forno em banho maria. A massa escorregou toda pra fora da forma,,,sujou tudo e foi um arraso….quase chorei! LOL
Da pra entender pq eu tenho medo de pudim? hahahaha
beijos x
Faby
24 de maio de 2011 at 17:28Kakakakakakakaka, saquei Joy! Mas não pode desistir! :)
Bjim de pudim!
Ani
24 de maio de 2011 at 17:06Ah, eu fiz o pudim há umas três semanas e a calda não deu certo, não… Endureceu quase toda e ficou só um tiquinho de nada líquida espessinha… Só sei que quando fui desenformar, a calda toda endurecida ficou grudada na forma e a perdi praticamente
toda… Uma pena… Beijinhos!
Faby
24 de maio de 2011 at 17:29Foi Ani? Ah, mas tem que persistir! Eu faço sempre e não falha nunca! :) Uma hora dá certinho, vc vai ver :)
Bjo!
Juliana
24 de maio de 2011 at 17:39Faby fiz essa receita logo que você publicou no Rainhas e desde então toda vez que tem alguma coisa em casa eu tiro logo esse pudim e essa calda da manga. Marido até viciou!!!
Estou nessa turma aí que nunca tinha acertado o ponto da calda antes, sempre ficava ou rala ou amarga, agora peguei o jeito hehehehe!!!
Hummmmm deu vontade de pudim agora. Vou mandar o link pro marido pra ver se ele anima a dividir um comigo esta semana hehehehehe!!!
Beijinhos!!!!!!
Faby
24 de maio de 2011 at 17:41Juliana minha filha, então nós temos pelo menos uma coisa em comum: um marido viciado em pudim! kakakakakakakakakakaka!
(ó, tenho certeza que o marido vai topar dividir um contigo, viu? kakakakak!)
Bjo!
Joy_UK
24 de maio de 2011 at 17:48eu nao vou desistir nao! Tu vai ver…eu ainda faco um pudim decente um dia! hahahaha
Patricia - BA
25 de maio de 2011 at 13:04Mudando de assunto um pouco… as “Pimenteiras” estão sabendo da última da Palmirinha?
Gente! to cruzando os dedos!!! Vai ser uma mistura muito boa….!!!!!!!!!!!
Beijo e abraços!!!
Faby
25 de maio de 2011 at 13:18Conta aí Patrícia! Desembucha, mulher! :)
rs
Chiara
25 de maio de 2011 at 15:14Faby, sinceramente não tem como entender sonho, né ?
Pois é menina, sonhei com a sua calda perfeita, juro !
Mas estava fazendo para por em um bolo de abacaxi ou banana, lembro só da sua calda !
hehehhe beijos, pelo menos o sonhei foi doce ;-)
Faby
25 de maio de 2011 at 15:18Ah Chiara, isso que eu chamo de um doce sonho! rsrsrsrsrsrs
Acho que isso foi um sinal, viu gata? Um sinal de que vc deve ir AGOOOOURA mesmo pra cozinha fazer um pudim ou bolo….rs. A gente não pode desprezar os sinais não viu? ;)))))))
Bijinho!
Chiara
25 de maio de 2011 at 15:17A Palmirinha vai estar no CALDEIRÃO…… o Luciano postou no Facebook. ;-)
Faby
25 de maio de 2011 at 15:21Uiaaaaaaaaaaaaaaa! Palmirinha rulesssssssssssssssss!
Patricia - BA
26 de maio de 2011 at 7:42Pois é!!! O “Rei Midas” da Globo teve a honra de chamar a Palmirinha para uma participação em um episódio do “Lata Velha”!!!!!
Cogita-se entre os bastidores que a Palmirinha terá uma participação fixa no programa!!!
Detalhe, quem teve a brilhante idéia foi o próprio Luciano (O Midas)!!
Aêeee!!! Parabéns para o Luciano e sucesso Palmirinha, você merece!!!!!
Patricia - BA
26 de maio de 2011 at 8:26Faby e “pimenteiras”!!
Tem um post no site do BOL onde comenta relatos do livro da Palmirinha e a participação dela no “Caldeirão do Huck”.
Beijos e abraços!!!
Karina
26 de maio de 2011 at 19:08Oi Fabi, tudo bom?! Acompanho seu blog desde os rainhas! E eu gostei dessa receita, parece bem simples de se fazer. Gostaria de saber se ela fica molinha mesmo não indo no banho maria com o pudim, ou se ela endurece como as demais caldas que tenho feito. Se puder me responder fico muito grata! Aradeço desde ja. Beijos
Faby
26 de maio de 2011 at 21:38Oi Karina, eu não entendi sua dúvida. vc quer usar a calda sem ser no pudim, é isso?
Bjo!
Karina
30 de maio de 2011 at 15:13Isso mesmo… Comi uma torta chamada “Torta Crocante” e por cima ia uma calda de caramelo muito pareceida com a do pudim e desde então estou a procura de uma calda que nao endureça que se mantenha uma calda mesmo! Obrigada!
Faby
30 de maio de 2011 at 15:22Pois é Karina, eu tb fiquei na dúvida com seu comentário. Não sou especialista em doces não, mas acho que essa calda dá pra colocar por cima de outra coisa sim, mas não saberia te dizer se por exemplo na geladeira ela não endureceria. Só fazendo um teste mesmo. Se vc fizer, volta aqui pra me contar?
Bjo!
Helba
30 de maio de 2011 at 16:58Fiz essa calda, ela é perfeita sim, que segredo hem? Parabéns pela generosidade de nos passar tantas coisas gotosas… Adoro suas receitas…
Helba
Faby
30 de maio de 2011 at 17:44Ah Helba, que bom! Adoro quando um plano dá certo :0
Bjim!
Pudim de pão | Pimenta no Reino
21 de dezembro de 2011 at 14:20[…] em forma caramelada (veja aqui como fazer uma calda caramelada perfeita) e leve ao forno em banho maria até que o palito saia […]
rosimeri
7 de agosto de 2012 at 15:33Faby dá pra fazer a calda e depois colocar em cima do pudim pronto
Faby
7 de agosto de 2012 at 20:21Até dá, Rosimeri, mas eu aconselho a assar o pudim com a calda.
Bjo!
Gisele
28 de janeiro de 2013 at 15:49Eu fiz a calda e é simplismente maravilhosa,munca dava certo minhas caldas,sempre pregavam no fundo da forma,era um desastre,adorei,obrigada por me ajudar a aprender a faze-la.
imer silva
18 de setembro de 2013 at 21:14gosto de receitas praticas e achei o seu jeito de postar simples e suas receitas praticas! por explo a calda q eu nunca acertava….
Pudim de pão com especiarias e passas | Pimenta no Reino
6 de dezembro de 2013 at 17:20[…] de passas, a seu gosto (eu gosto de bastante) e mexa a mistura. Leve para uma fôrma caramelada (veja aqui como fazer a calda perfeita) e asse em banho maria por 40 minutos ou até começar a dourar a parte de cima. O cheirinho dele […]
Telma Carvalho
16 de março de 2014 at 9:35Adorei as dicas
Lailde
24 de agosto de 2014 at 16:16OI FABY TUDO BEM GOSTARIA DE SABER SE ESSA CALDA FICA COM A TESTURA DE MEL UO SEJA NÃO ENDURECE NUCA, TIPO MEL CARRO.
LIDIA GRANGEIRO
25 de maio de 2015 at 15:20Faby, boa tarde! Primeiramente gostaria de dizer que és mt simpática.Depois queria tirar duass: 1º essa proporção de 2 xicaras de acucar que vc usar é pra um pudim “normal” de 1 lata de leite condensado e 1 lata de leite? 2ª quando o açucar recebe a agua quente e desmancha os gruminhos a calda num fica fina? então já apaga ou espera engrossar a mesma? Queria saber em que momento fica o ponto do seu caramelo, na verdade!
LIDIA GRANGEIRO
25 de maio de 2015 at 15:22Ficou faltando digitar a palavra “dúvidas” poste anterior
Faby
25 de maio de 2015 at 15:48Oi Lidia,
Sim, para um pudim normal nessas medidas. Quando os gruminhos demancham, já pode desligar. A calda parece rala mas ao esfriar ela vai endurecendo. Nunca coloque o pudim na forma com a calda super quente. Espere esfriar, vá mexendo a forma para ela receber toda a calda e só então coloque a mistura do pudim.
LIDIA GRANGEIRO
25 de maio de 2015 at 21:40e depois de pronto o pudim na hora de vira, não fica muito fina a calda? Pergunto pq nao fiz ainda?
Faby
26 de maio de 2015 at 15:47Não, Lidia. Vc não vai servir o pudim quente né? rs Depois que ele esfria, a calda fica no ponto certinho :)
Bjinho e me conta depois.
Ana
3 de junho de 2016 at 10:52Realmente perfeita, primeira vez que acerto a calda, mesmo depois de esfriar ela não endureceu. Parabéns e obrigada pela dica
emanuelle
14 de agosto de 2016 at 8:44Obrigada obrigada obrigada, a caldaaaaaa perfeitaaaaaaa
Rosana
7 de setembro de 2016 at 14:47Boa tarde!
Confesso que minhas caldas são um desastre. Parecem pedaços de vidro. Não dá pra comer. Fica no fundo da forma.
Vou tentar essa!!!! Depois conto o resultado.
Rosana
7 de setembro de 2016 at 19:48Hoje fiz pudim de pão e fiz essa calda. Ainda ficou uma pedrinha, mas ficou ótima! Obrigada!
Deise das Neves Carretero
6 de agosto de 2017 at 10:55Verdade mesmo que todo mundo faz e dá certinho que desse jeito?!
Nossa tô injuriada, segui a receita certinho e na hora que coloca água quente vira um bolo de Açúcar duro quase impossível de mexer, queimei minha mão fiquei praticamente 10 minutos só para derreter esse bolo de novo. Nunca que parou de sair grumos e tive que apagar o fogo porque até começou a formar novos. Tá lá no descanso agora…
vamos ver se dar certo depois desse terror que eu vivi!
Gabi
20 de agosto de 2017 at 12:27Eu segui todos os passos….Deu super certo ! Fiquei super feliz! Porque ja tinha tentado fazer de várias formas e nunca deu certo! Obrigada!!
Leilane
23 de junho de 2018 at 19:51Preciso muito aprender a fazer calda
Vou tentar do jeitinho que ensinou, se eu conseguir, volto Aqui pra contar
Bjos
Faby
12 de julho de 2018 at 13:45Beijo, Leilane!
joyce juneck
2 de dezembro de 2018 at 13:55Faço a calda com uma xícara de açúcar e meia de água, fica com uma cosistencia muito boa…. Depois que colocar o pudim, deixo na geladeira algumas horas ou deixo de um dia para o outro, mas qdo desenformo a calda fica liquida, super rala.