Tem dias que você precisa preparar uma sobremesa mas percebe que sua criatividade está de férias, não tem? É claro que sempre dá para apelar para um sorvete, para uma torta da padaria… mas também dá pra renovar velhas receitas ou, melhor ainda, misturá-las e criar uma nova, sem precisar gastar muito os neurônios com receitas desconhecidas.
Foi exatamente isso que fiz nessa torta para levar na raclete da Clau e que, modéstia às favas, ficou boa pra dedéu (tirando o fato de eu ter usado a manteiga errada*, claro… abafa! rs).
Tudo que fiz foi juntar a massa ligeira de biscoitos da internacionalmente famosa torta de chocolate e limão com a mousse francesa de chocolate e … pimba! Duas receitas velhas e uma sobremesa nova :)
Como é que é?
Para preparar a massa de biscoitos:
Triturar no liquidificador um pacote de 200gr de biscoito maisena e fazer uma farofinha fina. Colocar a farofa em uma travessa e acrescentar umas 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida e misturar bem. Com essa farofa mais úmida, forrar o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível. Levar ao forno pré-aquecido por uns 10 minutinhos e reservar.
Para preparar a mousse:
Derreta 200gr de chocolate meio amargo (mas se você preferir mais doce, pode usar o ao leite sem problemas) em banho maria. Bata 3 gemas com 1/2 xícara de açucar até o ponto de gemada. Acrescente uma lata de creme de leite com soro e o chocolate derretido e bata novamente. Depois, você junta as 3 claras batidas em neve e mexe delicadamente com uma colher furada, para encorporar.
Para montar a torta:
Depois de assada a massa e quando ela já estiver fria, prepare a mousse e coloque por cima da massa. Enfeite com raspas de chocolate e leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas.
Desenforme e sirva gelada.
***
Teria ficado ainda mais lindo ainda se:
1) eu não tivesse comido bola e usado manteiga COM sal* na massa de biscoito #fail
2) eu não tivesse jogado fora a minha única forma de fundo removível (que enferrujou demais e estava me dando nos nervos) e ter que usar uma de silicone, que me impediu de desenformar lindamente a torta #fail2
16 Comentários
Dêzza
30 de maio de 2011 at 14:32Uau…salivei e comi com os olhos!!!Aproveitei e fui olhar as outras receitas que deram nesta.Espetaculares!
Denise Lima
30 de maio de 2011 at 17:02Tá chique hein!? —-> http://www.diariodepernambuco.com.br/gastro/2011/2805/roteiro.shtml
Parabéns…sempre! :)
Faby
30 de maio de 2011 at 17:43Uia Denise, nem sabia! Obrigada por avisar :)
Bjo!
Carolina - Portal Bom de Humor
30 de maio de 2011 at 17:13Oi, Faby! Tudo bem?
Meu nome é Carolina e eu escrevo para o Portal Bom de Humor, da Natura. Esses dias, citei sua receita de queijadinha em uma das matérias.
Espero que goste! :)
http://www.bomdehumor.com.br/materia/3291-Aprenda_a_fazer_queijadinha.htm
Abraços
Faby
30 de maio de 2011 at 17:42Adorei, Carolina! :) E adoro essa receita de queijadinha tb :)
Bjo!
Maura
30 de maio de 2011 at 17:22Oi Faby, eu gostaria de saber se posso ferver um pouco esse chocolate com as gemas, para evitar a tal da “samonela” ??
Obrigada
Faby
30 de maio de 2011 at 17:40Maura, vc pode derreter o chocolate em banho maria e depois, com a água muito morna, acrescentar uma a uma as gemas, mexendo bem para misturar. Eu tenho dúvidas quanto à textura porque nunca fiz mousse assim, mas acho que pode dar certo sim. Neste caso, leve a mistura de chocolate e gemas para a batedeira, junte o açucar e depois incorpore as claras em neve.
Me conta depois se deu certo?
Bjo!
Adriana Alves
30 de maio de 2011 at 18:03Faby, que delícia de receita. Vou experimentar. Abraços, Adriana.
Dani Falcão
31 de maio de 2011 at 6:53Mix de receitas é tudo de bom, não é? Aquele plano lá do RL (de dominar o mundo, kakakakaka) segue firme e forte, viu Loura! Beijos mil!
Patricia - BA
31 de maio de 2011 at 7:52Viva a arte de comer com os olhos!!
Nossa! parece facil de fazer e muito gostosa!
Affi!!..passo mal toda vez que entro neste bolg.. passo mal!!!(risos).
Show!!
Um beijo e abraços!
Patrícia
2 de junho de 2011 at 9:51Faby,
Sempre que faço mousse de chocolate uso manteiga COM sal. Acho que dá um up na receita. Dá um contraste do doce com um salzinho lá no fundo…l. É como bolo. Se não tiver um tiquinho de sal, fica sem graça.
Bjks
P.
Faby
2 de junho de 2011 at 11:54Sei não, viu Patrícia? O meu ficou bastante salgado, com o sal “brigando” com o doce, e não contrastando com ele. Curti não :(
Eu sempre uso uma pitada de sal nos bolos tb e, sim, é até necessário… mas nessa massinha aí…. rolou não :P
Bjo!
bruno
18 de setembro de 2011 at 18:50Faby..Parabéns pela receita..
fiz aqui em casa e ficou ótimo.. depois dele pronto, nao passou quinze minutos, ja não sobrou nada…..(qse nem comi hahaha)
confesso q fiquei com um pouco de medo, pois não ia leite condensado no mousse..
mas mesmo assim ficou perfeito.
Outro detalhe eh q coloquei gelatina sem sabor (pois sou amador) pra dar consistência pois tbm fiquei com medo de não endurecer..
ficou Mto bomm
abraços
10 receitas de mousse de chocolate de liquidificador que são puro sucesso – Mari Carvalho
13 de setembro de 2020 at 19:29[…] Torta mousse de chocolate com biscoito: simples, essa receita combina uma base de torta com recheio de mousse de chocolate. Ela é ideal […]
10 receitas de mousse de chocolate de liquidificador que são puro sucesso |
13 de setembro de 2020 at 22:28[…] Torta mousse de chocolate com biscoito: simples, essa receita combina uma base de torta com recheio de mousse de chocolate. Ela é ideal […]
10 receitas de mousse de chocolate de liquidificador que são puro sucesso - Mundo dos Sabores
14 de setembro de 2020 at 19:16[…] Torta mousse de chocolate com biscoito: simples, essa receita combina uma base de torta com recheio de mousse de chocolate. Ela é ideal […]