Minha parte do frango preferida é uma que ninguém se importa muito: a asa. E se forem assadas com esse tempero então, adoooro – abro mão de qualquer carne “nobre” por uma assadeira de asinhas agridoces, pra comer com a mão, sem pressa. Só que lá em casa vale a ditadura do peito de frango – única parte que o marido come do dito cujo e, consequentemente, minha escolha mais certeira no hora das compras.
Só que ninguém merece comer só peito, que por sinal (assim como o filé mignon) é o corte que menos gosto do frango, e afinal eu também sou filha de Deus, certo? De modos que iniciei uma pequena revolução lá em casa para botar abaixo essa “ditadura peitoral” e me joguei com fé nessas coxas, que ficam excepcionalmente gostosas com esse temperinho…
Para variar e temperar o frango de um jeito diferente, acrescente ao tempero páprica picante e mel. O restante pode ser o que você usa sempre – alho, limão, sal, pimenta, ervinhas… basta incluir a páprica e algumas colheres de mel para fazer toda a diferença no franguinho banal do dia-a-dia. As quantidades variam pelo tamanho do frango e pelo teu paladar, mas leve em consideração que nenhum dos dois sabores deve se sobressair – o resultado final deve ser uma carne levemente picante e com um toque adocicado. Para 5 coxas usei 1 colher (chá) de páprica (mais poderia ter sido mais até) e 3 colheres sopa de mel.
A sugestão vale também para a churrasqueira. No próximo churrasco, experimente temperar assim drumets de frango (as coxinhas da asa) – além do seu tempero básico, capriche na páprica, junte também pimenta calabresa, seja generosa no mel e leve tudo à grelha (na parte de cima da churrasqueira, para assar devagar) até ficar lindamente dourado. Vai ser um arraso, garanto :)
10 Comentários
Dani Falcão
31 de agosto de 2011 at 20:04“Ditadura peitoral”, huashuashuashuashuashuas, estou rindo horrores :))))))! Sei bem o que é isso, “isso” não, “aquilo” tem gosto amargo, … Adorei esse negócio de misturar páprica com mel, normamente só misturo mel com suco de laranja, com mostarda. A foto está um luxo, linda, só falta o cheiro!
Fábio
31 de agosto de 2011 at 22:49Faby, eu tenho o mesmo gosto seu, adoro comer a asa do frango, para mim é o melhor pedaço, se for assada melhor.
Me deu água na boca agora!!!!
Dadivosa
1 de setembro de 2011 at 9:57Faby, espetáculo!
Gostei deveras dessa ideia e vou fazer. Agora, cobicei mesmo foram essas batatinhas aí! ;)
Gisele
1 de setembro de 2011 at 10:57Oi Faby! Primeiro quero dizer que sempre o blog e adoro! É sempre uma inspiração!
Só queria comentar essa dica do frango agridoce, pois o tempero adocicado com a páprica é imbatível. Coincidemente meu namorado e eu fizemos asinhas e coxinhas no última domingo, temperamos assim e assamos no forno!!! Ficou maravilhoso e só sobraram os ossinhos pra contar a história!!! :-)
Recomendo muuuuuuito!
Beijos!
Ana Bulhões
6 de setembro de 2011 at 18:49Adorei a idéia. Mas fiquei com uma dúvida: que hora entram as batatinhas??
Faby
7 de setembro de 2011 at 14:44Ana, eu coloco quando boto o frango pra dourar. Batatas cozinham muito depressa no forno.
Bjo!
Kalina Saraiva de Lima
14 de setembro de 2011 at 18:06MUITO, MUITO BOM!!!
DEVE ESTAR UMA DELICIA.
BEIJO
Carla L.
3 de outubro de 2011 at 15:07É a cara do meu filho!!!
Camila
10 de outubro de 2011 at 5:44Mulher do céu!
Maridón é gaúcho, faz uma picanha dos deuses, eu nem me arrisco a fazer nada quando ele faz churrasco.
Resolvi fazer as coxas de frango assim, não sobrou nenhuma para contar história. Obrigada, viu?
Beijocas
Faby
10 de outubro de 2011 at 15:28Ah que bom, Camila! ADoro quando um plano dácerto! :)
Bjo!