Encontrei um atum lindo no Natural da Terra (lindo e caro, né? alguém me explica porque peixe custa tão caro em São Paulo?) e decidi fazer um ceviche… porque eu ando assim, numa fase Peixe*, sabe? ;)
Para não errar, usei a receita do cebiche clássico do restaurante La Mar e minha única alteração foi mesmo no peixe – a receita pede robalo, mas outros peixes também podem ser utilizados.
O segredo do ceviche, além do frescor do peixe (fundamental), é o leite de tigre. Nesta matéria da minha amiga Larissa Januário é possível conferir a receita na íntegra e saber mais sobre o prato.
A foto de celular não faz jus à delícia do prato (tarde da noite e a pessoa morta depois do Pilates, relevem) e se você nunca provou ceviche, recomendo fortemente.
Ah! E se você já fez carinha de “bhéééé!” por causa do peixe ser cru, só lamento, viu? Peixe cru está na minha lista de comidas preferidas, adoooro :))))
***
*Minha fase Peixe é também um oferecimento do meu time, que ultimamente só me dá alegrias. Dá-lhe, Peixe! :)
** Não adiantou enterrar a galinha lá na frente da Vila, viu @barbosafabiop? ;)
14 Comentários
Luciana Betenson
23 de setembro de 2011 at 13:50Amei :-) Minha fase “peixe cru” dura a vida toda. Pre-ci-so comer toda semana, senão me dá crise de abstinência. Vou guardar e fazer esta receita. Beijos!
Camila
23 de setembro de 2011 at 13:59Faby, babei de vontade!!! Mas o tal do leite de tigre me desanimou… :( Fácil, mas trabalhoso. Você fez??? Me conte! Beijinhos
Faby
23 de setembro de 2011 at 14:17Imagina, Camila! É muuuuuuuuuuito simples! Se vc não quiser bater no liquidificador, misture bem todos os ingredientes e elimine as aparas de peixe. O importante é fazer! E não precisa seguir a receita à risca – é só adaptar :)
E ó… vale muuuuuuito a pena, fica muito bom!
Bjo!
Aline F
23 de setembro de 2011 at 15:46Sempre faço ceviche, mas é uma versão bem mais simples… pode não ser a original, mas fica uma delícia: somente tempero o peixe (às vezes faço com saint peter, por ser um dos mais baratos ultimamente) com limão, pimenta dedo-de-moça picadinha, coentro, sal e cebola roxa. ;)
Faby
24 de setembro de 2011 at 9:38Aline, sua versão é campeã, gata. Funciona super bem também, ainda mais se for para pouca quantidade. O leite de tigre dá um sabor a mais sim e, se há tempo e disposição para prepará-lo, acho que vale a pena. Mas se for uma coisa mais ligeira, acho a tua versão tudo de bom :)
Bjo!
Tathiana
23 de setembro de 2011 at 17:07Esse Natural da Terra é o da Chacara?? (rsrs) Apenas um detalhe. =)
Faby
24 de setembro de 2011 at 9:37Yep, Tathiana… eu sou beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem bairrista, gata. Muito :)
Bjo!
Rosangela S B Moraes
24 de setembro de 2011 at 16:19Saudações Santistas !!
Faby, nunca imaginei que você fosse santista de coração!! Há muuuuuito tempo faço suas receitas, desde o início do Rainhas do Lar, agora sabendo que vc torce p/ este time maravilhoso, vc subiu ainda mais no meu conceito!!!
Beijos.
Faby
24 de setembro de 2011 at 18:06Rosangela, eu sou santista ROOOOOOOOOOOOOOOOOOOXA!!! :)
Bjim!
Kaka Gaucha
25 de setembro de 2011 at 12:36Bah, faby! Eu não consigo encarar esse prato..e olha que amo sashimi…mas não sei… quem sabe um dia né?
Bom estou trabalhando pertinho do mercado público aqui de POA, e vou espiar se tem soja negra, amei a receita aqui de baixo..
Alias, estou colocando em ordem meus horários..mas a acabou as férias da rainha…estou voltando a cozinha,..hahhaha e vou experimentar umas receitas novas..
Beijocas
Kaka
Veridiana
25 de setembro de 2011 at 19:06Adoro peixe :-) , mas cru não rola :-(…nem por decreto, hehehe!!!
Heroinas do Cotidiano
26 de setembro de 2011 at 14:13Hummm salivei agora!! Vou ver se faço para o jantar de hoje!
Beca
9 de novembro de 2011 at 20:25Amo ceviche Faby! Vou conferir a receita. Meu marido faz um sensacional tb!
Ah, e sempre compro no Natural da Terra tb (da Chácara, inclusive rs.), mas ultimamente peixes deixo pro Mambo que tem ótimas promoções (a mineira que mudou pra São Paulo querendo dar dica pra paulista mais descolada de todas coitada hehehehe).
bjks
Faby
10 de novembro de 2011 at 8:34Ah Beca, o mambo tá com preço bom no peixe? Vou lá amanhã então pq tenho uma festança no fds e preciso de coisinhas do mar.
Valeu pela dica! Imagina se a gente já soubesse tudo nessa vida? Que graça ia ter? Eu nem desconfiava que o Mambo tinha preço bom na peixaria, viu?
Bjo!