Eu sempre digo que é preciso ter um dom para confeitaria, e aqui mesmo no meu perfil eu já admito que infelizmente não nasci com esse dom. Sinceramente, sou do time que acredita que bolo tem manha, que caldas são voluntariosas e que balanças e colheres medidoras são territórios em que se pisa com cuidado.
E já que é pra ser sincera, eu acredito sim que bolo tem aquela coisa da mão, manja? Tem gente que tem mão pra bolo e gente que não tem – simples assim. Eu não tenho, mas sou esforçada e sempre que me disponho a bater um bolinho, faço tudo conforme manda o figurino, que é para dar menos chance de algo sair errado. E eu também acredito na persistência =)
Bom… daí que, mesmo com minha limitação confeiteira, dias desses resolvi fazer um bolo com camada e cobertura (pausa dramática). E né… esse tipo de bolo, pra mim, figura num universo quase mágico… uma coisa assim que requer meio que uma varinha de condão e um poder total de abstração para o caos de louça que um prato desses acumula na pia. É panela para o recheio, é travessa para a massa, peneira, xícaras medidoras, mãos sujas para untar assadeiras, farinha por todo canto … gente, na boua? Eu tiro meu chapéu para quem tem amor pela confeitaria, viu? É preciso MUITO amor, minha gente! ;)
Tá, voltando ao bolo (tô perdendo o foco fácil hoje…rs)… já que tenho talento limitado, recorri aos dois seres humanos mais talentosos que conheço quando o assunto é doçuras em geral – minha amiga Lena Gasparetto (a fada da glicose) e o Richie, do Cozinha Coletiva, que pode ser considerado assim uma versão masculina da Martha Ave! Stewart – o cara faz doces incríííííveis.
Então o bolo, que chamei de Duo de Chocolate (porque sim, eu sou pheena, rs) é nada mais nada menos do que uma junção de duas receitas – a massa de pão de ló do Richie e o recheio de creme de chocolate branco da Lena. A cobertura é uma invençãozinha besta minha de última hora: uma ganache de chocolate meio amargo onde acrescentei creme de ovomaltine (principalmente porque o chocolate que eu tinha era bem amargo e eu quis dar uma adocicada nele) e vinho do Porto e, assim, para corrigir um problema, acabei fazendo uma cobertura danada de boa. Prova de que na culinária, erros podem mesmo virar grandes acertos :)
A receita do pão de ló está aqui.
Olha que lindeza que fica o bolo quando você usa papel manteiga…
A receita do recheio de creme de chocolate branco está aqui.
Para a ganache, coloquei numa panela: creme de leite, juntei o chocolate meio amargo picado e mais 3 colheres cheias de creme de ovomaltine e um pouco de vinho do Porto. Mexi bem até o chocolate derreter e usei para cobrir o bolo.
Para quem não tem grandes habilidades com doces, até que meu bolo ficou bem lindão, hein? ;) E o povo a.m.o.u!
Fiquei tão orgulhosa, que me senti até meio Lena… rá!
Okey, okey…depois eu acordei e voltei para a realidade. Hohoho :)
22 Comentários
Dri
28 de setembro de 2011 at 14:57Ahã! Mas cadê a receita?
Agora o elogio dos elogios: me lembrou os bolos da sua amiga Lena!
Danielle Fleuri
16 de março de 2014 at 14:42Meninas a receita está entre as fotos na opção “está aqui”
:*
deia
28 de setembro de 2011 at 14:58Cadê a receita ??? Só tem fotos ????
Ana
28 de setembro de 2011 at 15:50Nossa, ta lindao esse bolo e a cobertura deve ter ficado show Faby!!
Eu queria achar esse creme de ovomaltine aqui onde moro mas nunca vi (moro nos EUA). Eh facil de encontrar ai em SP? Aonde vc achou ele?
Ja ouvi tanta gente falando q eh tao bom, to morrendo de vontade de provar, hehe!!
Beijos!
Ana
Faby
28 de setembro de 2011 at 15:55Ana, acho que vende em qualquer supermecado grande por aqui.
Bjo!
Richie
28 de setembro de 2011 at 16:48Ahh, que orgulho aparecer por aqui! :D
Tá super com cara de delicioso! Espero que vc tenha gostado da massa, e obrigado por testar e pelos elogios fofos! Vou até tingir o cabelo de loiro, depois do que vc falou!hahaha
bjo!
Faby
28 de setembro de 2011 at 16:56Kakakakaka… Richie, se vc pintar o cabelo de louro, pode ser uma coisa meio Anna Olson tb :)
Eu adorei a massa… muito boa mesmo. E com o recheio da Lena casou super bem… aliás, o recheio dela é supimpa, super recomendo.
Bjuca!
LENA GASPARETTO
28 de setembro de 2011 at 20:24Fabyzita,
Muito ,muito orgulho de você!!
Porque sei que sempre achou fazer doces uma coisa difícil.
E confesso que bolos recheados são mais elaborados.
Suas fotos estão mega explicativas, e seu capricho, incontestável!
Beijos carinhosos, e saudades : )
Lena
Veridiana
29 de setembro de 2011 at 12:25hummm Faby, que bolo lindo e saboroso! Táh com jeitão de ” me morda” “coma-me” .Adorei :-)!!
Kalina Saraiva de Lima
30 de setembro de 2011 at 7:08sensacional, Faby!!! ah como eu comeria uma fatia generosa desse duo chocolate agora mesmo. beleza.
beijo
Solange
30 de setembro de 2011 at 8:51Oi, Faby
Olhei esse bolo com olhos de gula e vou tentar me aventurar.
Devo confessar que sou muuuito iniciante na cozinha e surgiram algumas dúvidas: Desculpe a ignorância, mas como se usa o tal papel manteiga?
Tem que untar a forma normalmente, colocar ele por cima e untar de novo? ou só forrar a forma e jogar uma farinhazinha sobre ele depois?
Tenho um rolo de papel manteiga e não sei usar…
:(
Me ajuda?
;)
Obrigada, viu
beijos
Solange
Faby
30 de setembro de 2011 at 9:10Solange, eu unto a forma e depois unto o papel manteiga (untar = manteiga + farinha, normal) mas, como eu disse, eu não sou uma grande boleira e nem sei se esse é o procedimento correto. Mas ó… com papel manteiga, o bolo fica muuuuito mais fácil de desenformar, viu? e fica perfeitinho :)
Bjo!
ah! e não tem essa de ignorância não, viu? aqui a gente aprende todo mundo junto :)
Solange
30 de setembro de 2011 at 10:47Faby, agradeço a resposta.
Agora vou me aventurar MESMO.
beijos
;)
Heloisa Montenegro
30 de setembro de 2011 at 14:02Oi Faby,
Adorei a receita…deve ficar uma delícia.
Mas o que mais gostei foi o site da Lena e do Richie.
Bjs
Helô
Adriana Alves
2 de outubro de 2011 at 20:36Faby, sou horrível para confeitar, mas como nos últimos tempos só penso em bolo… e ainda por cima vejo esse seu bolo aqui… resolvi arriscar e fiz o meu bolo de chocolate… a apresentação não ficou lá essas coisas, mas o sabor… vixe… de comer rezando! Beijocas, Adriana
Patricia
5 de outubro de 2011 at 23:27OPA, essa do papel manteiga eu desconhecia!!! Vou testar, rs
Beijos e parabéns por tudo (desde o rainhas)
Heroinas do Cotidiano
6 de outubro de 2011 at 13:56Oi Fabi, achei que seu bolo ficou muito chique. Se você acha que não tem dom para confeiteira imagina eu!! rs Amei vou praticar!
Thai
6 de outubro de 2011 at 15:47Olá Fabí! Tdo bem? Amo esse blog, e já me sinto em casa por aqui! Bom, tenho 24 anos e me simpatizo com a cozinha faz tempo, mas decidí colocar a mão na massa mesmo, em relação a comidas diferentes, faz pouco tempo. Principalmente comidas naturais, sementes..por falar nisso esses dias eu estava cozinhando grão de bico pela primeira vez e na mesma hora achei esse blog, cuja descrição dizia q vc amava!Seu incentivo me estimulou ainda mais, fiquei na expectativa por experimentar e amei !! E aaqui nesse blog tmb aprendí a comer semente de girassol torrada.
Mas minha dúvida é em relação a pães. Ontem fiz um com fermento natural (muda), mas aquecí o forno demais e sairam duros! Horríveis! kkk, e também não esperei os sete dias completos pra a fermentação devida .
Vc poderia colocar alguma receita de muda ,passo a passo e depois a preparação do pão?
Bjssss td de bom pra vc!
Faby
6 de outubro de 2011 at 16:12Oi Thai,
Que bom que vc caiu por aqui e está experimentando coisas novas. Fico feliz :)
Olha só, infelizmente com relação a pão e principalmente fermento, não vou ter muito como te ajudar pois não sou de fazer pão não… e fermento assim, nunca nem usei!
Essa eu vou ficar te devendo, viu?
Beijinho!
Rose
29 de outubro de 2011 at 17:34Ola, amei essa receita, mais poderia me mandar por e-mail, a receita do bolo,Obrigada
Helena Barradas
15 de maio de 2013 at 20:50Ai, Faby, também tenho este problema – não nasci com o dom da confeitaria, embora eu tente de todas as formas fazer coisas doces, gostosas e bonitas… O que me intrigou foi essa forma de fundo falso que você usou. Eu tenho uma igualzinha, mas da última vez que coloquei um bolo pra assar nela, foi um desastre! A massa ficou escorrendo, fazendo uma sujeira no forno.. enfim, depois desse “trauma”, nunca mais a usei pra bolo.. Quero saber o segredo pra massa não escorrer!!
Faby
17 de maio de 2013 at 12:56Ué Helena… o segredo tá aí no post – papel manteiga! :)
Bjo!