Eu ♥ temaki. Não essas invencionices de temaki de carne seca ou de chocolate (socorro!), mas aquele básico mesmo, com salmão e cebolinha (e sem cream cheese ou maionese, pelamorrrr!)…ah, esse eu adoro.
E sabe o que é melhor? Dá para fazer em casa numa boa e nem dá muito trabalho, dá uma olhada…
1. A primeira coisa a fazer é o arroz japonês temperado. Vamos usar uma medida de 1/2 xícara de arroz (para sushi) para fazer 2 temakis, ok? Basta prepará-lo conforme instruções da embalagem e, depois de morno “temperá-lo” com uma mistura de 1 colher (sopa) de vinagre de arroz + 1 colher (chá) de açucar e 1/2 colher (chá) de sal. Faz esse “temperinho” e coloca no arroz, misturando bem.
2. Para 2 temakis, pique 100gr de salmão fresco e limpo em cubos pequenininhos e acrescente cebolinha picada a gosto.
3. Use uma mesa ou bancada e monte uma mise en place* com o arroz e o salmão. Pegue a folha de nori (alga) e corte ao meio.
4. Para montar o temaki, espalhe arroz em metade do nori, cuidando de deixar um pequeno triângulo na ponta superior sem arroz. Eu gosto MUITO de wasabi, por isso acrescento no meu temaki, direto, mas você pode colocar uma quantidade menor ou mesmo limar o wasabi do seu temaki, ok? Depois, é só colocar o salmão na diagonal e começar a enrolar, formando um cone.
5. Para fechar o temaki é só usar um pouquinho de arroz na ponta.
Se você achou confuso, busque no Youtube um vídeo para te ajudar mas, acredite, não é complicado não :)
(aqui tem um vídeo bem didático)
Também dá para variar o recheio usando kani, pepino e manga cortadinhos em julienne (ou fatias fininhas) e, no lugar da salsinha, é só usar gergelim torrado. Também curto essa versão horrores.
Ah! E se você ficar ninja no temaki, que tal torná-lo o tema da próxima vez que for receber amigos em casa? Deixando todos os ingredientes prontinhos, convide seus amigos a montarem seus próprios temakis. Diga se não vai ser uma festa? ;)
* Mise en place (pronunciado “miz an plas”) é um termo francês que significa “colocada no lugar”. Consiste na etapa inicial para se preparar um prato, separando-se todos os utensílios e ingredientes necessários para executá-lo. Os ingredientes devem ser medidos, e, caso necessário, descascados, cortados, etc.
Fonte: Wikipédia
9 Comentários
Glenda
12 de janeiro de 2012 at 14:15Ái q delícia!!!!!!!!!! Vou fazer… mas preciso admitir que o cream cheese dá um toque magnífico no temaki de salmão! (temaki de salmão é bom de qualquer forma)… rs
Luciana Betenson
13 de janeiro de 2012 at 18:41Amei!!! Hoje mesmo eu e a @anasinhana fomos ao Mercadão de Rib. Preto e compramos ingredientes para fazer temaki (ela vai fazer na casa da sogra, eu só fui junto pois ainda não me aventurei) e o japonês dono da jodjinha explicou este lance de colocar o recheio em diagonal. Super bacanas as fotos da explicação. Beijos!
Karina Batista
13 de janeiro de 2012 at 21:52Menina, que dica bacana. Vou aproveitar que neste fim de semana estaremos todos de folga lá em casa e comprar os ingredientes para a nossa primeira noite de temakis. Valeu pela dica. Beijos e bom fim de semana.
Karina Batista
mariacarambola.wordpress.com
Cozinha da Leitora | Pimenta no Reino
14 de março de 2012 at 15:22[…] Quer fazer temaki também? Aqui tem a receita. Faby a-pimenta-dona-do-fogão-nesse-reino :) Cancelar resposta Nome Email […]
Vivian
5 de julho de 2013 at 18:08Eu e meu marido AMAMOS… Mas não gostamos muito de sair de casa.
Agora temos essa dica ótima.
Valeu
Temaki de salmão | Flocos Crocantes
18 de setembro de 2013 at 18:25[…] de salmão Antes de tudo queria dizer que me inspirei livremente na receita do blog Pimenta do Reino. Como eu dificilmente sigo uma receita ao pé da letra, acabei modificando várias coisas. Não […]
Deth
19 de outubro de 2016 at 15:30A folha de alga não hidrata? É que eu comi com a filha sem hidratação e achei tão estranho…
Faby
20 de outubro de 2016 at 12:37Oi Deth, eu não hidrato não, mas acho que se vc preferir pode hidratar.
Bjo!
13 receitas com alga nori para trazer o saborzinho do mar – Mari Carvalho
10 de fevereiro de 2020 at 22:17[…] 3. Temaki de salmão e cebolinha […]