Nessa questão aí eu já escolhi meu lado, viu? Lá em casa, se tem uma coisa que trabalha (e muito!), é o forno.
O engraçado é que houve um tempo em que eu achava que fazer as coisas no forno era sempre mais demorado. Bem, eu não poderia estar mais enganada.
Aqui por exemplo, meu único trabalho foi picar a berinjela, os pimentões, tomate, cebola, o alho (só descascar e esmagar levemente), temperar com sal, pimenta calabresa, colocar folhas de louro, manjericão e orégano, regar com azeite e levar ao forno, incialmente coberto com papel alumínio e depois sem. O tempo de forno varia, mas no meu foi coisa de 20 minutos.
O bom do forno é que ele te libera pra fazer outras coisas e não te obriga necessariamente a ficar plantada na beira do fogão. Você bota o trem lá* e vai cuidar da vida. Adoro.
Ah! E essa berinjela fica deliciosa para acompanhar a salada, a massa ou virar antepasto e ser servido com pão ou torradinhas.
***
* continuo possuída por um espírito mineiro.
14 Comentários
Mirian Marques
16 de janeiro de 2012 at 14:49Nossa Faby, me vi nessa receita. Eu faço ela quase toda semana, e fica exatamente igual à da foto, que inclusive eu tbém já tirei foto do antes e depois. Amo essa receita porque realmente é muito versátil, vc pica tudo e coloca no forno, eu costumo fazer pra comer com macarrão, sempre uma massa curta, fica deliciosa e é minha opção favorita para qndo não quero comer carne. Mas já fiz pra comer com torradas, e faz o maior sucesso!
juliana
16 de janeiro de 2012 at 16:23Mais que forno, amo panela de pressão. Faço essa receita e levo à panela de pressão por exatamente 05 minutos. O resultado é o mesmo. Não é perfeito?!
Ana Lívia
18 de janeiro de 2012 at 8:31Fiquei imaginando com uma massa… hmmm! Além do prato ficar lindo e super colorido né?
Bjo Fabi!
Déa Café
18 de janeiro de 2012 at 20:07a-do-rei!! amo berinjela e sempre fico inventando novas formas de consumi-la, rs. já fiz algumas misturinhas mas faz tempo que não faço algo tipo essa. e aqui em casa praticamente não entra fritura. no máximo no refogado de algo… com o mínimo do mínimo de azeite. não que fritura não seja uma delícia (tudo que vai gordura fica sempre mais gostoso, rs), mas a saúde reclama. obrigada! beijos!
Conceição
21 de janeiro de 2012 at 0:27Faby, como mineira apaixonada pelo meu estado, fico orgulhosa com essa possessão mineira em vc….vc parece mineira mesmo, sabe brincar com as palavras, entende os mistérios das panelas e temperos, faz uma comida deliciosa de comer com os olhos e aposto que tem sempre um café quentinho na sua cozinha para repartir com quem chega e esticar o papo por horas sem fim…..bjo
Faby
22 de janeiro de 2012 at 20:25Ah Conceição, que comentário delícia :) Eu com certeza tenho um pouco de mineira em mim, um povo que eu aliás adoro e, na minha modesta opnião, os que tem a melhor comida nesse País.
BjiM!
Pati
23 de janeiro de 2012 at 17:12Oi, Faby!
Sempre quis saber como faz essa beringela, será que vc pode me dizer qto de cada? Desde já mto grata, beijos
Pati
Faby
24 de janeiro de 2012 at 9:33Quanto vc quiser, Pati. Os ingredientes vc usa a gosto. Aqui eu usei 1 beringela, 2 tomates, 1 pimentão e 1 cebola.
Bjim!
Carla Flórido
24 de janeiro de 2012 at 9:36Hum… posso jogar um cottage?!?!!? Diz que sim, diiiiiiz!!! rrsssss
É hoje!!!
Faby
24 de janeiro de 2012 at 10:22Claaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaro que pode, Carla. Se joga!
Bjo!
maria do socorro pereira
24 de janeiro de 2012 at 21:00Faby, você se esqueceu de falar das azeitonas. Foram colocadas depois
de pronta a receita?
Faby
25 de janeiro de 2012 at 13:33Maria, vc pode adicionar no final, na quantidade que desejar.
Bjo!
Neide Onita
24 de janeiro de 2012 at 22:32Deu água na boca, sou loca por berinjela e a sua tá com uma carinha deliciosa.
Bjim!!!
Nelma Kubrusly
25 de janeiro de 2012 at 23:19Ocê deve di tá possuida por um ispirito mess!!Tá fazeno umas cumida bôa pá daná!!E esse trem de carne di porco é bão dimais da conta!!heheheh
Sou mineira e sei o que digo!Beijos e sucesso sempre