Gente, é assim… eu resolvi chamar de medalhão porque achei bacana, porque acho mesmo que o formato é parecido e também porque, oras, o prato é meu… então, nada mais justo que eu chame do que bem entender, confere? =)
Isto posto (ui, tô parecendo adEvogada!), melhor dizer também que acredito que isso nem possa ser considerado uma receita. Talvez seja somente um modus operandi curioso para você variar aquela carne moída de sempre e fugir do esquemão almôndega (que eu amo) ou hamburguer (que eu amo2!).
Bem, já falei mais que a mulher da cobra então… ‘bora ver como faz?
A primeira coisa que fiz foi processar um pouco de linguiça calabresa (de Bragança, desculpa? Tks Taranto!) e misturar com a carne moída. A proporção pode ser meio a meio, ou menos linguiça, se você preferir.
O próximo passo é só temperar à vontade – usei pimenta calabresa (pouca, porque a linguiça já era apimentadinha), sal, cebola ralada e alho amassado e algumas gotinhas de molho inglês. Basta misturar tudo bem direitinho – não precisa colocar farinha, pão ralado, nada disso.
Para dar uma graça e agregar também sabor, cortei um pimentão vermelho em rodelas largas e usei como “forminha” para a carne.
Tudo moldado, bastou levar para a frigideira com azeite e deixar dourar bem.
Eu resolvi finalizar com um pouco de queijo ralado, mas poderia ser uma mussarella ralada ou, sei lá, um queijo cremoso. Ou mesmo nem usar nada, porque a mistira da carne com a calabresa já fica super saborosa.
Facinho, né? Pode fazer que eu garanto o sucesso :)
14 Comentários
Fábio
28 de fevereiro de 2012 at 22:35Não fica cru não Faby?
Dá para grelhar sem queimar o pimentão?
Faby
28 de fevereiro de 2012 at 22:46Não fica cru não Fábio. E o pimentão tb não queima não.
Tita
29 de fevereiro de 2012 at 5:07Lembrei de ti
http://www.destemperados.com.br/2012/02/29/curso-food-experience-gastronomia-sao-paulo/
baci
Diane Lorde
29 de fevereiro de 2012 at 8:45Parece mesmo uma gostosura seu medalhão moderninho…rsrsrs
Vou fazer o teste em breve, também da para substituir o pimentão por tomate né?!
Faby
29 de fevereiro de 2012 at 10:57Diane, tomate só se estiver bem firme, viu? Se ele estiver maduro demais, vai cozinhar e soltar água e desmanchar durante o cozimento do medalhão.
Bjo!
Conceição
29 de fevereiro de 2012 at 21:47Faby, fiquei com uma vontade danada de comer esse falso medalhão e com não tenho amigos que enviam linguiça prá mim (invejosa, eu??) e havia um bacon ficando triste na geladeira, moi a carne com ele e levei ao forno ao invés de grelhar, com um fio de azeite….se ficou bom assim, imagina se eu tivesse seguido a receita!!!!! bjo
Eliana Scaramal
1 de março de 2012 at 13:45Fabi querida eu já fiquei doida pra fazer – só uma dúvida essa calabresa é fresca ou defumada? Vou fazer fds. heheheh
Lica
Faby
2 de março de 2012 at 15:40Fresca, Eliana :)
Bjinho!
Alessandra
2 de março de 2012 at 15:56Faby!!
Amei seu medalhão! Com certeza vou fazer… estou sempre procurando variações para a carne moída! Bjs!
Camila
2 de março de 2012 at 19:57Uau!! Achei muito bonito… Deu vontade de comer só de olhar…. Acho que vou fazer um igualzinho!! Posso?!
Adoro tudo do seu blog!!
Parabéns, Faby!!
Faby
5 de março de 2012 at 16:49Cçaro que pode Camila! Na verdade, DEVE! :)
Bjo!
Danielle/Santa Catarina
2 de março de 2012 at 20:49Amei a criatividade, vou fazer…bjs
Kati Monteiro
7 de março de 2012 at 17:16Que lindo que ficou!
E uma delicia, tenho certeza!
São receitas como essas que me fazem ter tanto prazer em cozinhar!
Adorei!
Beijos
Priscila Beneducci (MG)
18 de março de 2012 at 21:19Amei esse jeito, pimentao vermelho e otimo, foge do pimentao inteiro recheado fazendo o tipo, ate melhor, da para nascer + vezes.