É muito ♥ que tenho pela mistura arroz + feijão. Imagina então um prato que leve os dois assim, juntinhos?
Existem duas receitas que conseguem essa façanha – o prato de origem cubana chamado Moros y Cristianos (qualquer hora eu ensino aqui) e o nosso brasileiríssimo, e não menos gostoso, Baião de dois. E ó, se eu te contar que esse meu baião não ficou NADA a dever para o da daquele chef famoso lá da Vila Medeiros, você acredita? Pois foi isso mesmo – arrasei, arrasei e arrasei no prato e vou te contar como foi a paradinha. Vem comigo?
Bom, tem três coisas que você faz antes de começar a fazer o baião (relaxa, não é nada complicado). São elas:
1. Dessalgar a carne seca, cozinhá-la e desfiá-la. Eu optei por usar a da Vapza, que já vem prontinha e fofa sem trabalho nenhum. Reservar
2. Preparar um arroz branco (cerca de 2 xícaras) do seu jeitinho de sempre ou, se quiser incrementar, usando caldo de galinha ou legumes no lugar da água. Reservar.
3. Cozinhar o feijão fradinho (umas 2 xícaras mais ou menos) até que ele fique macio – sem deixar passar do ponto, combinado? Reservar.
Agora é a hora de começar a fazer o Baião… Em uma panela leve 100gr de bacon em cubinhos para dourar, acrescente 100gr de calabresa picada e doure também. Descarte a gordura que sobrou na panela, junte um pouquinho de manteiga de garrafa (se não tiver, ok) e refogue alho e cebola (capriche!). Junte tomate sem semente picado (eu usei tomate cereja) e deixe que ele dê uma ligeira amolecida. Acrescente pimenta dedo de moça picadinha (descarte as sementes para suavizar a ardência!) e a carne seca desfiada (300 gr). Mexa bem e acrescente o arroz e o feijão fradinho.
Pronto! Agora é hora de acertar o tempero (sal e pimenta), juntar um bom punhado de coentro picado, um tantinho de manteiga de garrafa (se não tiver, pode usar manteiga comum ou até mesmo azeite) e finalizar com cubos de queijo coalho. Misture tudo e sirva.
Eita, que prato gostoso, viu? Faz e depois me conta… garanto que vai ser sucesso ;)
22 Comentários
Georgia Aegerter
8 de maio de 2012 at 6:49Eu já fiz parecido. Substitui o feijao fradinho que nao tinha por lentilhas.
Ficou muito bom.
Abracos
Renata
8 de maio de 2012 at 15:32Oi Faby, acompanho vc desde o Rainhas, não sou uma participante ativa, me defino apenas como Leitora assídua, rsrsrs
Mas hj juro que não consegui me conter. Meus pais tem um Restaurante em Londrina/Pr, onde o prato mais famoso (e mais consumido) é o Baião.
Receita de família cearense, que difere da sua por cozinhar o arroz, NO feijão previamente cozido, com os demais ingredientes.
Os clientes falam que não é Baião de dois e sim Baião de dez…. Sucesso!
Parabéns pelo site, que continua tão bom quanto o lendário Rainhas… bjus no coração.
Faby
9 de maio de 2012 at 11:31Sim Renata, dá pra cozinhar juntinhos como no restaurante dos seus pais, fica ótimo de qualquer jeito :) E no fim, cada pessoa cria um jeito de fazer uma determinada receita né? Eu faço separadinho, mas acho lindo fazer junto :)
Bjuca!
Sandra
18 de novembro de 2012 at 23:38Oi Renata, td bem?
Sou fã de Baião e moro em Maringá. Qual o restaurante dos seus pais para eu ir experimentar?
Bjs
Sandra
Sandra
18 de novembro de 2012 at 23:40Oi Faby, td bem?
Vou fazer sua receita na Terça feira para minha família.
Essa receita é para atas pessoas?
Bjs e sucesso.
Sandra
Fabiana Pinfildi
8 de maio de 2012 at 18:54Minha nossa! Faby, que espetáculo! Eu ainda não tinha visto esta receita! Também sou doida por arroz e feijão, nas verdade se não fosse por esta dupla eu seria bem magrinha :)
Ficou lindo demais o seu baião de dois, muita água na boca!
Bjokas
Nara
8 de maio de 2012 at 22:10Oi Faby! Eu sempre faço baião de dois cozinhando o arroz junto com o feijão já cozido e o de corda. É o mesmo fradinho???? Dependendo do feijão que vc usa, fazendo desse meu jeito fica uma cáca…. Aqui em Floripa é difícil achar feijão de corda e daí faço com um outro e gruda tudo. Acho que vou fazer como vc… Foi uma ótima dica… Adoro baião de dois!!!
Faby
9 de maio de 2012 at 11:34Oi Nara, é o mesmo sim… mas pra fazer junto, o truque é não cozinhar demais o feijão, pra levar em conta o tempo de cozimento do arroz né? O feijão fradinho cozinha bem rápido, tem que tomar cuidado tb.
Bjo!
Camila Oliveira
9 de maio de 2012 at 4:51Deve ser delícia…
Agora me diz como eu olhei essa foto e enxerguei camarões?
Rsrsr, nem bebi, aqui são 10h da manhã…
Beijos!
Faby
9 de maio de 2012 at 11:28Kakakakakakakaka… me dá um pouco disso que vc tá bebendo, Camila! :)
Bjim!
Ana Luiza
9 de maio de 2012 at 12:46Nó, pura sintonia! Estou com uma charque e um fradinho, esperando mesmo pra fazer o Baiao! Aí vem a sua receita! Eu ia procurar uma mesmo, pois nunca fiz!!! Obrigada!!!!
Faby, sabe como dessalgo a carne? Comprei aquelas que vem a vacuo e nao tem instrucoes. É tipo igual bacalhau? Deixar na água na geladeira por uns 2 dias?
Obrigada!
Faby
9 de maio de 2012 at 17:16Ana Luiza, é só deixar na água mesmo… mas nada de 2 dias! De um dia para o outro é mais do que suficiente – às vezes até menos, dependendo da marca.
Bjo!
Ana Luiza
9 de maio de 2012 at 17:45Obrigada!!!
Carol
9 de maio de 2012 at 16:14Fabi, sou casada com um cubano e AMO Moros y Cristianos, ele sempre faz pra mim. Sabe o que é ótimo pra acompanhar tanto o Moros y Cristianos como o Baião de Dois? Banana da Terra verde em chips fininhos (no ralador) fritinhas, ou então a outra versão que eles tem “tostones” que voce corta ela num pedaço grande (verde também), frita rapidamente, aí põe ela num papel absorvente, aplastra e frita de novo….hum…dá até água na boca só de pensar!
bj,
ronaldo
9 de maio de 2012 at 18:47ola boa noite, eu curto mto esta receita pois eh mto pratica e saborosa. mas tenho uma duvida, eu vou fazer este prato no niver de meu filho mas minha duvida eh c este prato combina com churrasco ou costela no bafo! pois vai ter churrasco soh de entrada de aperitivo, entao me ajude qual a combinaçao perfeita ok. agradeço abraço!
Faby
11 de maio de 2012 at 9:14Oi Ronaldo, se vc quer servir com outro prato, eu sugiro o churrasco, acho que fica uma combinação melhor.
ABs.
Izabel
14 de maio de 2012 at 11:25Faby, tamém vi camarões na receita. Xente, que loucura. Abç
Karyne Araújo
27 de junho de 2012 at 12:22Oi Faby, moro aqui no Ceará e acompanho seu site. Adoooroo suas receitas.
O baião cearense, como a colega falou, a gente usa feijão de corda, (o melhor é o feijão de corda verde, ou feijão novo, retirado antes de ficar escuro) O segredo pra não grudar quando se cozinha os dois juntos (os dois juntos é quando se coloca o feijão com caldo no arroz, quando o arroz está quase cozido) é cozinhar com a panela destampada, em fogo médio.
Aqui em casa, todo mundo gosta de baião molhadinho, aí se coloca, quando o baião está quase pronto, leite, ou creme de leite, ou requeijão +leite. Sempre se deixa bem molhado, porque quando seca ele reduz e se não for bem molhado ele fica endurecido. Ah… quando refoga o arroz, eu coloco manteiga da terra, coloco cebola, bastante pimenta de cheiro, alho e pimentão.
Experimentaaaaaa!!!! ABRAÇOS!
Maria Sueli Fernandes
21 de agosto de 2012 at 18:33O que é isso, amiga? Parece camarão mesmo!!!
Sonia maria melozo
6 de março de 2013 at 22:54Suas receitas sao muito boas , voce nao tem ideia de quanto voce me ajuda , eu adoro cozinhar mas as vezes acordo meio sem ideia ai e so ir para a pimenta e pronto obrigada amiga , bjo ….
Faby
13 de março de 2013 at 13:04Ownnnnn! <3
Vanessa Mariano
26 de março de 2014 at 22:16Huummmmmmmmmm!!! Delícia! Vou fazer!
Beijo!