Eu tinha o maior banzo de comer abóbora porque só de pensar em descascá-la…pffff – preguiçazzzzzzz monstro. A casca é dura, o corte é difícil se você não tem uma faca boa…enfim, ZZZZZZzzzzzz. Ou eu comprava ela já descascada e picada em cubinhos ou necas de pitibiribas*.
Daí um belo dia eu vi o Jamie Oliver (<3) assando a abóbora na casca mesmo e transformando-a em um purê lindo. Bingo! NUNCA MAIS descasquei abóbora na vida e ó… tô liberta dessa tarefa ingrata.
Pega tua abóbora, parte ela no meio, enrola no alumínio, bota numa assadeira em forno médio e deixa lá. Vai fazer tua unha, lavar o cabelo, assistir a novela e de vez em quando vc abre o forno e espeta uma faquinha de ponta. Se a faca afundar, tá cozida! Depois é só tirar do forno, retirar a polpa com uma colher e usar na sopa, no creme, no purê, no bolinho, no escondidinho… onde der na sua cachola.
De nada :)
***
Essa abóbora eu usei para fazer essa sopinha aqui e levar para essa linda aqui, que tava dodói :)
***
* quem ainda fala necas de pitibiriba?
18 Comentários
Leticia Zero
20 de fevereiro de 2013 at 16:34É realmente libertador, Faby! A abóbora assada assim, a polpa macia retirada em colheradas, é ótima para um risoto bem prático. Aprendi com uma amiga que mora na Italia, ela assa a abóbora desse jeito, e junta a polpa ao risoto junto com a última adição de caldo. Fica bem incorporada.
Mas só um momento advogada do diabo: em muitas preparações, em sopas, por exemplo, a casca vai muito bem, não apenas não compromete como funciona, e a casca é super nutritiva! A da abóbora japonesa depois de assada fica super docinha, deliciosa. E cortar em cubos, sem ter que sescascar, não é tão ruim assim, né ;)
Anamaria
20 de fevereiro de 2013 at 16:51Faby, AMEI dica!
Eu também nunca me animei porque NINGUÉM merece descascar uma abóbora! Kkkk!
Carolina Rosa
20 de fevereiro de 2013 at 17:16Eu falo Faby, rsrsr. E todo mundo fica me olhando, kkkkkk.
Adorei essa ideia da Abóbora assada, eu amo abóbora. Beijos!
Gisele
20 de fevereiro de 2013 at 20:18adorei a idéia. Eu ainda falo “necas de pitibiriba”. bjs
nina
20 de fevereiro de 2013 at 21:19Olha, Fabi, eu tb nao comprava abobora só pra nao descascar e um belo dia resolvi tentar cozinhar no vapor. Olha deu super-certo, muito rápido e mesmo processo depois com a colher. Bj pra voce.
Carmen
21 de fevereiro de 2013 at 8:53Eu não descasco abóbora porque realmente é uma tarefa nada agradável e não compro descascada e cortada em cubos porque acho ela ressecada, não muito convidativa. A dica valeu Faby!
Fabiana
22 de fevereiro de 2013 at 10:46Ah amiga, você não existe! A minha sopinha estava moito deliciosa! <3
Lorayne
26 de fevereiro de 2013 at 14:35Nossa!!! Muito obrigada por esta dica!!! Eu amo abóbora mas NUNCA fazia, meus problemas acabaram! rsrsrsrsr
Diane Lorde
27 de fevereiro de 2013 at 15:55Que maravilha!
Eu que já cozinhava a abóbora com casca e achava lindo, com esta dica de usar o forno então? Salvou o aumento do consumo da abóbora aqui em casa.
Valeu!
Ela
6 de março de 2013 at 19:05Deixa te dar uma dica genial. Sempre cortei meu dedo durante a tarefa de descascar abóboras. Até que comecei a fazer o seguinte: eu fervo água em uma panela grande. Desligo o fogo e coloco a abóbora dentro, do jeito que eu comprei. Quando a água esfria eu descasco a abóbora. A casca fica macia e ela ainda meio crua, prontinha para aquele refogado delicioso ou qualquer outra receita que precise dela picadinha. Facilita demais. Agora.. claro.. abóbora assada também é delícia. Eu asso com um pouco de suco de laranja, alecrim e azeite, fica muito bom. E depois dá uma passadinha no blog pra você aprender um creme com azeitonas secas que você passa na abóbora crua e assa. Maravilhoso!
Lidiane
17 de setembro de 2015 at 8:36Já fiz assim também. Bem fácil. Se quiser ela em cubinho, acho que é a solução mais prática.
Ela
6 de março de 2013 at 19:07Adorei este desenho de schnauzer. Tenho uma pretinha de 12 anos e a amo! :)
Izabel
12 de março de 2013 at 10:00Faby, tem uma melhor: enrole a abóbora no filme plástico e leve ao microondas. O tempo vai depender do tamanho da dita cuja, mas é bem mais rápido do que no forno convencional. Abç
Faby
13 de março de 2013 at 13:03Ô Izabel, eu não uso microondas não, gata. O meu é praticamente enfeite :)
Mas a dica é excelente!
Bjo!
Cilene
17 de março de 2013 at 19:55Adoooro abóbora e um dia vi em algum lugar de fazer ela no microondas, como sou meio que apavorada que o danado exploda, comprei uma panela fuleirinha a vapor pra testar. Deu mega certo e vai bem mais rápido do que no forno. E acho que a panela nem era tão fuleira rs pq tá durando até hoje. Um PS: Adoro é fazer beterraba no forno. Fica de outro mundo. Beijos
Priscilla
13 de março de 2014 at 11:30Cilene, conte pra nós como faz esta beterraba no forno, porfa.
Restless & Escondidinho de Abóbora | Cozinha em Cena
3 de março de 2014 at 11:42[…] primeiro lugar temos que cozinhar a abóbora, no caso, assar, com essa dica lá do Pimenta no Reino, que por sua vez, aprendeu com o nosso muso eterno Jamie Oliver. Depois que experimentei pela […]
Priscilla
13 de março de 2014 at 11:28Minha prima faz essa abóbora no forno com carne seca (ou carne moída) com requeijão. A gente raspa tudo até o final de tão bom!