Eu tinha dois sacos de maçãs da Mônica na geladeira (marido de dieta, sabecumé) quase se perdendo e resolvi arriscar parte delas em uma receita mezzo integral de bolo de maçã, daqueles ligeiros. O resultado foi um bolo delícia, perfumado e muito fácil de fazer (ando tão boleira, né gente? culpem o frio! odeio frio! rs).
Descasquei 6 maçãs pequenas (daquelas de criança, gente!) e coloquei as cascas no liquidificador, onde juntei 4 ovos, 1/2 xícara de acuçar mascavo, 1 xícara de óleo de girassol e 5 cravos.
Bati até obter uma mistura homogênea.
Depois, piquei as maçãs em cubinhos, passei por suco de limão e reservei.
Em uma tigela coloquei a mistura do liquidificador e juntei 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de farinha integral, 1 xícara de açucar, canela em pó e um pouquinho de noz moscada ralada. Misturei tudo muito bem, juntei as maçãs picadinhas e acrescentei uma colher sopa de fermento em pó e uma pitada de sal. Botei a massa na fôrma untada e enfarinha (usei farinha de rosca) e levei ao forno pré-aquecido por uns… 45 minutos.
O bolo não fica seco, como a maioria dos bolos de maçãs que a gente vê por aí. Fica úmido, macio e perfeito para acompanhar um café fresquinho.
Eu finalizei com açucar de confeiteiro e fatias de maçã, passadas pelo limão, mas se você vai fazer o bolo para consumir em alguns dias, esqueça a maçã de cima pois ela vai acabar escurecendo e amolecendo.
E num é que eu tô virando ninja nos bolos? Minha amiga Dadi vai ficar cheia de orgulho <3
5 Comentários
Ana Paula
11 de julho de 2013 at 18:00Faby, vai 1/2 xicara de açucar mascavo e depois mais 1 xicara na massa? Será que dá pra deixar tudo no mascavo?? beijo
Faby
11 de julho de 2013 at 19:19Pode sim! Mas aí eu usaria menos.
Bjim!
Dadivosa
16 de julho de 2013 at 16:12Só agora que eu vi! Que orgulho, que amorrrr <3
carmen
24 de julho de 2013 at 21:07Oi Fabi, fiz essa receita em casa e foi um sucesso, Adorei o bolo, parabens!´Super saudavel!
Priscila
14 de agosto de 2013 at 19:43Receita maravilhosa, adorei !!!!!!!
Bj