Começo explicando que risoni é aquela massa em formato de arroz, que eu uso muito em sopas e saladas. E, bem… uma massa (que eu amo) em formato de arroz (que eu amo mais ainda) é pra mim praticamente o sinônimo de paraíso culinário. Não tem como eu gostar mais.
Dito isso, não foi de se espantar que outro dia, assistindo o programa Nigellissima eu ficasse em cólicas quando a vi preparando um risoto com risoni que era tão simples, mas tão simples que é daquelas coisas que você vê e tem vontade de levantar do sofá e ir direto para o fogão. Eu não fui na hora, mas a massa-risoto ficou na minha cabeça até que dia desses, no auge de um cansaço insano e quase sem forças para encarar um Cup Noodles, decidi adaptar a receita com o que eu tinha em casa (que não era muita coisa também) e gamei-de-com-força-e-para-sempre.
A receita original leva pancetta, que eu substituí por calabresa defumada, e parmesão, que eu limei porque não tinha em casa. As minhas alterações ficam por conta do caldo de legumes e do vinho branco, porque né… eu também sou filha de Deus. As medidas são cortesia de Nigella, ok? ;)
Em uma panela aqueça um fio de óleo e doure 150gr de pancetta cortada em cubos (eu usei 1 calabresa defumada). Quando dourar, junte 1 dente de alho amassado e doure mais um pouco. Acrescente 150gr de ervilhas congeladas (não precisa descongelar), mexa e junte 250gr de risoni. Acrescente 650ml de água fervente (eu usei um pouco de vinho branco, que deixei evaporar, e depois caldo de legumes), tempere com sal e pimenta, mexa, tampe a panela e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando e acrescentando mais água (ou caldo) se necessário, até que a massa cozinhe.
Desligue o fogo e acrescente duas colheres generosas de manteiga sem sal, 2 colheres de parmesão ralado e sirva em seguida.
A receita serve duas porções mas eu comi sozinha, desculpa. Rá!
Comidinha quentinha e ligeira pra comer debaixo das cobertas, na frente da tv. O tipo de comida que eu definitivamente AMO.
7 Comentários
Giselle Joaquim
30 de setembro de 2013 at 10:14Bom dia Fabi, fui obrigada a usar sua foto numa postagem, pois por incrível que parece na sexta eu fiz um risotto assim meio que é o que tem na geladeira com os mesmo ingredientes, e nem sabia que a Nigella tinha essa receita. Usei sua foto e linkei seu blog, espero que não se importe. Achei muita coincidencia!
Ana
24 de novembro de 2013 at 0:08Essa receita deveria se chamar: “ME TIRA DA COZINHA pelamôr de Deus!!!” Que eu já repeti duas vezes e to querendo mais. Não conhecia esse macarrão, obrigada pela surpresa maravilhosa dessa combinação de ingredientes ;)
Jessica
21 de janeiro de 2014 at 18:34Amei a receita, obrigada por compartilhar!
Jessica
http://relacionamentoalimentar.blogspot.com.br/
Michelle Almeida
5 de fevereiro de 2014 at 17:38Puxa… quanta coisa boa encontrei por aqui!!! Também sou apaixonada por Nigella e não conhecia o risoni. Vou no supermercado tentar encontrar e colocar em prática o quanto antes! De sobremesa dá pra rolar um muffin de chocolate e banana Nigellíssima, coincidência no Panela Minha rsrs Mil beijos Faby! http://panelaminha.wordpress.com/2014/02/04/muffin-chocolate-com-banana/
Daiani
18 de fevereiro de 2014 at 21:05Olá. Descobri o seu blog por conta dessa receita, que por sinal no mesmo dia eu fiz e adorei, ficou delicioso, muito bom mesmoooooo.
Adorei o seu blog, parabéns!! Bjusssss
millemiglia
2 de fevereiro de 2018 at 15:08Já fiz essa receita com bacon (que minha filha gostou mais do que com pancetta), com pancetta em tiras (a primeira vez) e com pancetta em cubos. Vou experimentar fazer algum dia com calabresa. Uma coisa que eu troquei foi o queijo. Uso Emmenthal ou Gruyère que não tem um sabor tão forte quanto o Parmesão.
13 receitas com ervilha seca para inovar no dia a dia – Mari Carvalho
11 de abril de 2020 at 17:25[…] Foto: Reprodução / Pimenta no Reino […]