Eu amo pudim de pão. Me lembra infância, tem cheiro de casa de vó e, o principal, não é super doce (não piro em doces, vocês sabem). Então, há muitos anos venho fazendo receitas de pudim de pão… sem receita. Eu tenho uma base em mente e sempre vou alterando quantidades, tentando um ingrediente diferente… Já cheguei em variações que gostei muito mas essa, pfff…acho que merece o título de melhor de todas – pelo menos até a próxima vez que me bater uma vontade louca de fazer um pudim de pão :)
Deixe 3 pãezinhos franceses amanhecidos e picados de molho no leite (cerca de meio litro, o suficiente para cobrir bem todos os pãezinhos) até que fiquem molinhos – costumo deixar por 1 hora mais ou menos. Leve os pãezinhos com o leite em que estavam para o liquidificador e acrescente 2 ovos, 2 colheres de manteiga, 1 xícara de açucar e 1/2 xícara de farinha de trigo. Acrescente baunilha (usei em pó), cravo em pó e um pouco de rum – as quantidades dependem do gosto, eu devo ter usado 1 colherzinha de café de cada um e umas 2 colheres (sopa) de rum. Na dúvida, coloque um pouco de cada e experimente. Bata bem até misturar tudo.
Junte um punhado de passas, a seu gosto (eu gosto de bastante) e mexa a mistura. Leve para uma fôrma caramelada (veja aqui como fazer a calda perfeita) e asse em banho maria por 40 minutos ou até começar a dourar a parte de cima. O cheirinho dele no forno já denuncia para a vizinhança que tem pudim assando :)
Depois é só esperar amornar para desenformar e depois voltar aqui pra me contar se você também adorou essa versão, combinado?
2 Comentários
Dóris Andrade
6 de dezembro de 2013 at 20:55Concordo com o retorno as delícias na casa de avós e comadres,muito bom.
Luciana Betenson
11 de dezembro de 2013 at 16:51Oba! :-P