Se você tem mais de 30 anos com certeza já bateu o olho na foto da minha ceia de pré Natal e reconheceu as famosas barquetes, certo?
Pois é, elas vem que vem com tudo e são um coringa fantástico na hora de receber muita gente e ter que garantir um belisquete antes do almoço/jantar. Eu comprei um pacote da versão assada, que vem com 40 unidades.
Para o recheio você pode apostar na clássica salada de maionese, mas gente… vamos inovar? Tudo que você imaginar vai em cima da barquete e dá show. Aqui eu ataquei de bacalhau, fácil ó…
Cozinhei mais ou menos 1/2 kg de batata com um pouquinho de sal, espremi e fiz um purê. Voltei para a panela e juntei 1/2 kg de bacalhau desfiadinho (já dessalgado) e comecei a temperar: pimenta calabresa, pimentão vermelho e verde em cubinhos bem pequenos, muito cheiro verde, azeite extra virgem em quantidade generosa e azeitona verde bem picadinha. É só misturar tudo, deixar cozinhar ligeiramente até o pimentão ficar mais macio e colocar na barquete. Eu não falei que era fácil demais?
Agora pensa o tanto de variações que isso permite? Já fiz com camarões (temperadinhos em uma vinagrete mais sequinha), siri desfiado, salmão defumado, mix de cogumelos puxados na manteiga, berinjela, ricota com espinafre e nozes… como eu disse, dá pra viajar horrores com as bichinhas.
A dica é deixar para rechear as barquetes somente na hora de servir e usar um recheio não muito líquido, que é para ela não molhar demais e quebrar. Você pode encontrar as caixinhas de barquetes em atacados de doces e lojas especializadas e aqui em São Paulo tem também no Pão de Açucar, nada que um Google não resolva :)
9 Comentários
ane
21 de dezembro de 2013 at 10:00Boa dica! Bom Natal!
Rosana
21 de dezembro de 2013 at 14:29Fabi, adorei a receita. Fiquei curiosa para saber a receita da terrine da foto. Tem no blog??Bjux e FELIZ NATAL
Faby
23 de dezembro de 2013 at 11:14Oi Rosana, acabei de postar – é uma Mousse de alho poró.
Bjo!
Marly C N de Almeida
2 de janeiro de 2014 at 8:15Estou conhecendo o Blog agora e pelo que li me parece ser muito interessante , vim procurar molhos para salada e vi algumas receitas bem legais,
MARIA DE LOURDES ARAUJO
15 de março de 2015 at 17:55Hum quantas delicias ,nossa!!!
Mesa maravilhosa, muito bem posta, amei muito, aprendi muito tb.
Parabéns!!!
Silvana
2 de janeiro de 2017 at 8:13Obrigada pelas dicas maravilhosas! Sua mesa ficou muito bonita!
Ana Cristina
26 de março de 2017 at 15:10o pimentão e os demais ingredientes não vão ao fogo ?Grata,
Ana Cristina
Faby
27 de março de 2017 at 9:58Oi Ana Cristina,
Eu alterei o texto, realmente esqueci de mencionar isso. Vão pro fogo sim, mas é jogo bem rápido, só pra dar uma ligeira amaciada no pimentão, uma vez que ele está cortado em cubinhos bem pequenos e o restante dos ingredientes já está cozido.
Abs!
Ideias de Decor para o Natal! – Inspo of the day
1 de dezembro de 2017 at 18:33[…] Essa basquete de bacalhau eu peguei no blog Pimenta no Reino! […]