Já que hoje é segunda, vamos de #segundasemcarne por aqui. Minha opção foi um hambúrguer bem gostoso e fácil de fazer. Apesar de não ter carne, fica crocante por fora, suculento por dentro e é uma boa pedida para uma refeição, como a minha, só com uma saladinha acompanhando. Então, nem precisa ser vegetariano pra se jogar nessa receita, combinado?
Você vai precisar usar o processador. Começando… processe rapidamente 1 xícara de grão de bico cozido e escorrido (usei de caixinha, porque não sou besta, rá!). Coloque em uma tigela grande. Depois, processe 1 xícara de abobrinha crua, 1/2 cebola e 2 dentes de alho e coloque essa mistura junto com o grão de bico. Processe 1/2 xícara de nozes e também leve para a tigela.
Agora, é só começar a dar liga e temperar seu hambúrguer. Junte 1 xícara de flocos de aveia (pode usar farinha de rosca ou mesmo a de trigo se quiser) e 1 ovo. Misture bem. Se a mistura ficar muito líquida, junte mais aveia. A mistura não precisa ficar seca, moldável. Ela tem que ficar meio úmida mesmo, não se preocupe. Chegou a hora de temperar: 1 colher sobremesa de páprica (usei a picante) e sal. Adicionei também 1 colher (sopa) de linhaça, um pouquinho de cheiro verde picado e um pedacinho de pimenta dedo de moça, sem semente, picadinha. Basta misturar tudo e usar um aro para moldar os hamburgueres na assadeira (eu usei silpat, mas se você não tiver, é melhor untar a assadeira com umas pinceladas de azeite). Leve ao forno pré aquecido por cerca de 30 minutos e então, com a ajuda de uma espátula, vire os hamburgueres e deixe mais ou menos uns 15 minutos. O ponto é quando estiver douradinho por cima e por baixo.
Rende cinco hamburgueres estilo ogro, grandes e altos.
3 Comentários
Tamy
27 de março de 2015 at 13:45Oi Faby!
Adoro suas receitas e venho sempre buscar inspirações pro dia-a-dia em casa…
Tenho uma dúvida: algumas receitas pedem que tiremos as cascas do grão de bico… esses que vendem cozidos já vem sem a casca? Eu cozinhei em casa aqueles secos e não tiro nunca, será que eu sou única?
Amei o hamburguer, vai ser a receita do sábado sem carne!
beijos
Tamy
Faby
7 de abril de 2015 at 17:20Oi Tamy,
Eu nunca tirei casca do grão de bico pra nada. Os que vem na caixinha estão com a casca.
Bjinho!
bruna
9 de janeiro de 2020 at 7:04Bom apetite