Sumi de novo, eu sei. É a vida, gente. É a vida! :)
Bom, esse bolo não é exatamente o Nega Maluca que, se não me engano, leva cobertura de chocolate também, mas ele tem um gostinho da minha infância e eu sou uma pessoa apegadas às memórias :) Quando era pequena, minha vó gostava de fazer um bolinho, como o de chuva, só que com achocolatado na massa e que era passado no coco ralado molhadinho no leite. Ela chamava de nega maluca e a criançada de casa a.m.a.v.a. “Vó, faz nega maluca?”, que recordação mais doce! <3
O tempo passou e eu descobri que o bolo nega maluca não tinha nada a ver com a friturinha da minha vó, mas aquela mistura de chocolate e coco sempre me vai me lembrar daquelas tardes de brincadeiras e bolinhos e vai ter sempre a carinha da minha vó. Entonces, por aqui esse vai ser o meu bolo Nega Maluca. Combinados? ;)
Feito no liquidificador, daqueles super fáceis, e com uma coberturinha de coco que você começa a fazer deixando um pacote pequeno de coco ralado hidratando em uma xícara de leite com 2 colheres de açucar.
Enquanto isso você bate o bolo no liquidificador: 3 ovos, 1 xícara (chá) de óleo de canola (ou girassol), 1 xícara de água (ou a mesma quantidade de leite de coco), 1 1/2 xícara de açucar, 1 xícara de chocolate em pó e 1 pitada de sal. Bata bem até misturar tudo. Em uma tigela peneire 2 xícaras de farinha de trigo. Junte aos poucos a mistura batida no liquidificador e misture bem com uma colher ou fouet. Junte 1 colher (sopa) de fermento em pó e misture.
Leve para assar em fôrma untada e enfarinhada em forno pré aquecido (180C) por 40 minutos ou até passar pelo teste do palito.
Desenforme morno e faça furinhos com um garfo. Agora, você vai molhar o bolo com aquele leite que estava hidratando o coco. Aos poucos, molhando todo ele.
O coco você leva para a panela com mais 1/2 xícara de leite com 1 colher (sopa) de maizena. Junte tudo na panela e cozinhe até começar a engrossar. Depois, é só colocar esse creminho de coco por cima do bolo e pronto!
Algumas considerações:
– O leite de coco na massa deixa o bolo um pouco mais denso, mas mais saboroso. Se você utilizar água, ele fica mais levinho (eu prefiro);
– Eu uso apenas 1 xícara de açucar em meus bolos porque meu paladar não aceita coisas muito doces. Aqui eu sugeri 1 xícara e meia mas se você gosta de açucar, talvez fique mais feliz com 2 xícaras;
– Se você usa achocolatado, lembre-se que ele já tem açucar. Eu uso sempre chocolate em pó sem açucar;
– Você é do tipo formiga? Então acrescente açucar na hora de levar o coco ao fogo. Eu limo o açucar porque senão, pra mim, fica muito enjoativo.
9 Comentários
Guido Lunardini
19 de abril de 2015 at 21:51.. olá Faby, boas noites!!
.. o que me chamou a atenção nesta receita, foi o seu comentário de ser uma receita dos tempos da sua avó. Dou muito valor a estas receitas, pela memória, pois as chamo de receitas da boa lembrança. No meu blog eu também tenho algumas, mas a que mais me chama a atenção é um bolo de fubá, dos meus tempo de guri.
.. gostaria de pedir o seu consentimento para replicar esta receita em meu blog, vou aguardar a sua resposta. Você pode responder ao meu e_mail: glunardini@terra.com.br
.. visite o meu blog e perceba a receita chamada “o bolo da minha lembrança”, em http://chefguidolunardini.blogspot.com.br
saudações
guido lunardini
Faby
22 de abril de 2015 at 11:30Olá Guido,
POde replicar sim.
Um beijo,
Faby
Guido Lunardini
22 de abril de 2015 at 15:12.. olá Faby, boa tarde!!!
.. obrigado por sua gentileza, farei a publicação, citando a fonte, e depois lhe comunico.
saudações
guido lunardini
Guido Lunardini
22 de abril de 2015 at 20:02Faby a inserção no blog já foi concluída, obrigado mais uma vez por me deixar aumentar a coleção de receitas da boa lembrança.
saudações
guido lunardini
Naomi
23 de abril de 2015 at 19:37Huum, que delícia!!! Por um bolinho desse eu largo fácil a dieta! =)
Adoro essas receitas de infância. Conheci o Nega Maluca por uma antiga vizinha que veio de Minas. Saudades! <3
Tamy
28 de abril de 2015 at 13:50To louca ou não vi o leite de coco na massa na receita?
Maria Glória D'Amico
1 de maio de 2015 at 21:01Que post soboroso e cheio de memórias Faby.
Vim te fazer uma visita pelo blog do Guido, o Sachet d’Épices. Sou uma apreciadora de lembranças das nonnas, são memórias aromáticas e amorosas.
As suas fotos são belas.
Um beijinho!
Pati Guimarães
3 de agosto de 2015 at 19:42Parece delicioso Faby!!
Tentarei fazer com certeza nos próximos finais de semana!
Adoro essas receitas que me remetem à infância!
Mas vem cá, não vai mesmo leite de coco na receita?? Chocada!!!
13 receitas de bolo de aniversário simples que vão roubar a cena – Mari Carvalho
28 de fevereiro de 2020 at 13:14[…] 1. Bolo nega maluca simples […]