Focaccia é um tipo de pão italiano feito do jeito tradicional – fermento vivo, sova, descanso e aquela coisa toda que eu acho linda. Só que às vezes a preguiça é maior do que a vontade e aí a gente apela. Eu apelei pro liquidificador e para o fermento químico (shame on me, eu sei) e, por isso mesmo, talvez nem seja o caso de ofender os puristas chamando a receita de focaccia… but, acrescentei um vapt vupt no nome que é pra já descaracterizar aquela coisa italiana toda linda e, assim, não ofender ninguém (oremos!). Pode chamar de focaccia de preguiçoso também, ou de pão de liquidificador, fica à vontade :)
Bati no liquidificador 3 ovos, 3/4 xícara de óleo, 1 xícara de leite, 1 colher (chá) de sal e 1 xícara (chá) de farinha de trigo. É só bater bem, depois colocar numa tigela grande e juntar mais 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, misturando bem, e finalizar com 1 1/2 colher de fermento químico em pó, mexendo só para incorporar.
Em uma assadeira untada e enfarinhada, coloque a massa e por cima azeite, sal grosso e alecrim – eu ainda incrementei com parmesão e azeitonas pretas.
Vai ao forno pré aquecido (200C) por 30 minutos e está pronto.
Viu? Não é assim uma focaaaaaccia verdadeira mas te garanto que fica uma delícia. Com azeite e sal vira um petisco daqueles impossíveis de parar de comer e uma ótima pedida na companhia de um vinho.
Mas ó… se você quiser fazer a focaccia do jeito que se deve, meu amigo Leandro do Cozinha Pequena já ensinou tudo direitinho aqui ó. Se joga! ;)
6 Comentários
janine
31 de maio de 2016 at 23:46Gente, parece di-vi-no!!!!!! Já salvei para testar :D
Lindaura
11 de junho de 2016 at 10:28Já anotei a receita, vou preparar depois conto como ficou!
Eliana Sedeno
10 de dezembro de 2016 at 22:57Olá por favor especifique qual colher é de fermento, sopa ou chá?
Obgda quero muito experimentar esta receita
Faby
14 de dezembro de 2016 at 9:25Olá, a colher é de sopa.
Mariele Coluce
25 de dezembro de 2016 at 22:04Oi… Obrigada pela receita.
Estava querendo fazer focaccia, mas queria algo rápido e achei essa.
Fiz e ficou deliciosa.
Receita super prática. Amei!
Alexandre Nagai
10 de junho de 2021 at 10:26Muito fácil e saboroso ousei um pouco na segunda e coloquei ervas na massa