Sou louca por couscous marroquino e acho que já fiz de mil e uma maneiras diferentes, muitas vezes com o que tenho à mão e até com as sobras da geladeira. Além de saboroso, acho prático, rápido e uma ótima opção de acompanhamento, perfeita pra variar o arroz do dia-a-dia.
Essa versão é loosho e faz bonito em ocasiões mais festivas – e pode cair super bem na tua ceia de Reveillon (ainda dá tempo!).
Você vai precisar de: 1 xícara de couscous (sêmola de trigo), 1 xícara de água, castanhas picadas (usei do Pará, amêndoas e xerém, mas pode ser também nozes, avelãs, macadâmia, amendoim…), frutas secas (fui de damasco e passas brancas e pretas, mas também rola com tâmaras, ameixas, frutas desidratadas diversas…), cebola, azeite e bastante hortelã picado grosseiramente.
Ao grão já hidratado juntei os demais ingredientes – castanhas, frutas secas, cebola dourada no azeite, temperei com sal e pimenta calabresa e finalizei com a hortelã.
Não disse que era super fácil? =)
***
Para hidratar o couscous…
O grão nem precisa ir à panela – ele é apenas hidratado e fica pronto em questão de minutos. Use sempre a mesma medida de grão e água fervente (ou caldo de sua preferência).
Numa travessa coloque o couscous, junte 1 colher de sopa de manteiga e a água fervente.
O trucão: cubra a travessa com plástico filme, para que ele cozinhe no próprio vapor. Geralmente o grão hidrata em 5 minutos, mas pode ficar reservado para ser temperado depois.
A dica: use um garfo para mexer e soltar os grãos.
O jeito de hidratar é sempre o mesmo e, uma vez hidratado, é só usar os grãos do jeito que você quiser e temperar à gosto. Há quem goste de temperá-lo na panela para serví-lo quente e quem o prefira frio (eu!). Pode-se acrescentar frango desfiado, legumes (fica especialmente gostoso com um mix de pimentões coloridos bem picadinhos, adoro!), cogumelos… Também casa muito bem com frutas como maçã, manga, abacaxi e fica delicioso quando recebe uma pitada de especiarias como curry, páprica e até mesmo canela.
Se você ainda não conhece e ficou afins de experimentar a sêmola de trigo, preste atenção na próxima ida ao supermecado. Geralmente ele é vendido em caixinhas, na parte de importados. No Pão de Açucar você encontra uma marca própria deles, a Casino, bem boa – uns 14 pilas o pacotinho de 500gr (mas ele rende super bem, viu?).
* post originalmente publicado no Rainhas do Lar
2 Comentários
Igual, mas diferente | Pimenta no Reino
14 de setembro de 2011 at 16:45[…] receita do couscous já está aqui ó. E o camarão não tem receita, né meu povo? Camarão fresco, salteado na chapa com azeite e algo […]
Cris Tosta
15 de setembro de 2011 at 7:55Adoro, adoro, adoro… além de ser prático é muito saboroso e tem um visual glammmm… Cardápio de hj lá em casa…