Eu adoro amanteigados desde criança e adorei também receber essa receita da leitora Maria Aparecida Bautista Mascaro. Nunca fiz, mas parece bem simples, não?
Cida, fiquei afins de me jogar nessa receitinha, viu? (adoro receitas que duram décadas!) Já estou até pensando em usá-la para presentear no Natal (sim minha gente, eu JÁ estou pensando no Natal…muá!). Obrigada por dividi-la conosco e parabéns pelas bodas de rubi!
Boa noite Faby, tudo bem?
Resolvi enviar uma receita muito antiga que está comigo há pelo menos uns 30 anos.
Sempre fez e continua fazendo muito sucesso, são realmente deliciosos.
Em 2009 comemorei bodas de rubi e preparei os amanteigados para oferecer em lugar dos tradicionais Bem casados, embalei primeiro em papel chumbo e depois coloquei em um delicado saquinho de organdí branco e terminei com um laço de fita vermelha, ficaram maravilhosos. Eram maiores que os da foto.
Espero que você e os seu seguidores aprovem.
Um beijo,
Cida Mascaro
Ingredientes
800 gramas de farinha de trigo
Uma e ½ xícaras de chá de açúcar
Meio quilo de margarina sem sal
Doce de leite ou goiabada derretida para rechear
Modo de fazer
Peneire a farinha com o açúcar em uma tigela grande e vá adicionando a margarina. Mexa até a margarina agregar bem obtendo uma massa homogênea que não grude nas mãos. Abra um saco plástico grande a coloque um pouco da massa. Dobre o plástico e com a ajuda do rolo de macarrão, abra até obter uma espessura de mais ou menos um milímetro. Com um cortador redondo ou com a boca de um cálice, corte as rodelinhas e vá colocando em assadeira sem untar com uma distância pequena entre elas. Leve para assar em temperatura baixa, quando estiver quase dourados por baixo, retire do forno. Não pode dourar por cima senão ficam amargos por conta da margarina.
Retire logo da assadeira senão grudam quando esfriam.
Unir com o recheio preferido, passar no açúcar de confeiteiro e guardar em potes bem fechados.
Meu açúcar de confeiteiro:
Bater no liquidificador duas xícaras de chá de açúcar comum e uma de maisena. Fica perfeito e não altera o sabor. Ficam lindos e deliciosos.
18 Comentários
Mariana
23 de maio de 2011 at 13:00Amei a receitinha e já devo providenciar aqui em casa essa semana ainda!! Enxeu tanto nossos olhinhos que até minha companheira de trabalho está querendo contribuir com os ingredientes para ganhar alguns amanteigadinhos de presente!!! hiihi
Beijoos
Tita
23 de maio de 2011 at 13:16Estas fotos só fazem aumentar a minha fome durante à tarde!
Delícia, adoro amanteigados!
ciao ciao
Alessandra
23 de maio de 2011 at 14:00Fabyyy!!!
Que delícia!!!!
Tbm tô afins de me jogar nessa receita! Amo amanteigados!!! Qdo fizer volto aqui pra contar e mostrar!
Bjs!
Carla L.
23 de maio de 2011 at 17:45Isso eu amo de paixão… amanhã mesmo vou ver se sobra um tempinho para fazê-los..obrigada por compartilhar, minha Santa!
Adriana Vilela
23 de maio de 2011 at 19:45Amoooooooo, adorei seu açúcar confeiteiro!!! =) Ai que vontadeeeeeeee
Mariane
23 de maio de 2011 at 23:06Hummm, delícia!
edy
24 de maio de 2011 at 0:35que perfeito e delicioso também.beijosssss
Leticia
24 de maio de 2011 at 7:41to realmente afim de fazer… mas nao entendi esse negocio do saco plastico…. da fazer sem colocar no saco????? deve ser coisa de novata mas… foi malz, boieiii!
Cida
24 de maio de 2011 at 20:57Oi Leticia, se você não usar o plástico para abrir a massa, ela vai grudar no rolo por ser amanteigada, Eu abro um saco grande sem ter sido usado e coloco a massa aos poucos entre as partes e vou passando o rolo por cima do plástico. Assim o rolo desliza e a massa fica uniforme. E também não dá trabalho para abrir. Tô certa Faby?
Beijos,
Cida
Lu Cupido
24 de maio de 2011 at 10:12Adorei a receitinha e também adoro amanteigados… esta aqui já está indo para o meu “to do list” , porém tô com dúvida sobre a quantidade de biscoitinhos que essa receita rende. Vocês me ajudam, please?
Beijos
Cida
24 de maio de 2011 at 20:53Oi Lu, são realmente deliciosos. Se você usar um cortador mais ou menos como a boca de um cálíce, você terá uns 100 pares. Vai depender do tamanho que fizer.
Bjs,
Cida
Dani Falcão
24 de maio de 2011 at 15:42Hummmmmmmmmmmmmmm!
Karla Hernandez
26 de maio de 2011 at 10:58Cida!!! Que sucesso tá fazendo sua receita! Não sabia que vc também era fã aqui da Faby! Parabéns! Um beijão
Karla (nora da Deisi..hehe)
Cida
30 de maio de 2011 at 11:00Oi Karla, obrigada pelo comentário, os amanteigados são bons mesmo.
Sou fã da Faby há pouco tempo aqui no Pimenta…mas acompanhava diariamente no Rainhas do Lar, ela e a Katia são ótimas, é impossível não ficar fânzona delas.
Beijos,
Cida
Marilia
9 de dezembro de 2011 at 12:57Oii Fabi!
Sempre vejo seu blog e adoro!
Eu estava pensando em alguma lembrancinha de natal para este ano, quando dei de cara com esses amanteigados, não tive dúvida ehehehe
Fiquei com uma dúvida, espero que possa me ajudar.
Tenho uma família muito grande e quero presentear todo mundo, mas como vou ve-los em datas diferentes, preciso me organizar quanto ao preparo.
Por isso pergunto qual o prazo de validade deles?
Obrigada!!
Beeijos
Faby
13 de dezembro de 2011 at 17:46Oi Marilia,
Essa receita foi enviada por uma leitora e infelizmente eu não faço ideia do prazo de validade. De qqer forma, quem sabe ela leia teu comentário aqui e responda?
Bjo!
Solange
1 de junho de 2013 at 15:20Faby, uma dúvida: a maioria dos amanteigados vai maisena. Dizem que é a maisena que deixa macio. Tem certeza que não esqueceu?
Faby
4 de junho de 2013 at 13:02Solange, como vc pode ver, a receita não é minha, foi enviada por uma leitora.
Tomara que ela apareça por aqui para tirar sua dúvida.
Bjo!