Era um feriado daqueles bons de emendar… semana acabando, dia ensolarado, cidade gostosa pra circular e o convite da amiga querida para um almoço preguiçoso, regado a comidinha caseira, bom papo e vinho branco geladinho. Meu tipo favorito de programa, tenho que confessar <3
Abri a geladeira em busca de algo que pudesse levar para petiscar e não encontrei nada. Dava pra encarar um supermercado ou mesmo a padoca da esquina, mas eu dei de cara com aquelas abobrinhas orgânicas lindas e pensei, pq não? Era o tempo de cortar tudo, botar no forno e, enquanto ele trabalhava, eu ainda tinha tempo de organizar mil outras coisas. Melhor do que fila de supermercado? Ô! Mas, mais do que isso, o improviso criou uma receita que com certeza repetirei muitas vezes. Ficou bom demais e eu te prometo que a sua parte na empreitada não leva mais do que 10 minutos. Vem comigo…
O trucão é ter uma mandoline ou um cortador/fatiador de legumes, daqueles que a gente encontra em qualquer loja de utensílios e são baratinhos. Aqui em SP o melhor lugar para encontrá-los é na Liberdade.
Bom, de posse do seu fatiador, tudo que você tem a fazer é fatiar bem fininho (e direto na assadeira já) uma abobrinha grande (ou duas menores). Te garanto – é pá pum. Abobrinha cortada, faça o mesmo com uma cebola e uma maçã grande (ou 2 pequenas). Tire apenas o cabinho e o caroço central e passe pelo fatiador.
Ok, seu trabalho está quase finalizado. Agora basta acrescentar um pedacinho de gengibre ralado, uma mão cheia de uva passa preta (#freeuvapassa!), uns três ou quatro dentes de alho, azeitona preta picadinha (usei a portuguesa), sal (usei um moído com ervas), pimenta calabresa, 02 colheres de vinagre balsâmico, um splash de limão e uma regada generosa de azeite. Misture tudo e leve ao forno médio pré aquecido por uns 30 minutos, ou até que tudo esteja moreninho e caramelizado.
Pronto! Eu não prometi que não ia te dar trabalho? ;)
Se quiser guardar, coloque em vidro esterilizado e acrescente um pouco de azeite. Dura uns sete dias na geladeira, mas aqui em casa não sobra nem pro dia seguinte :P
15 Comentários
Gisele Montenegro
26 de abril de 2016 at 23:46Delicioso! Já está na minha listinha! Saudades. Bjs
Milena França
14 de maio de 2016 at 20:10Receita deliciosa! Não resisti e comi até de café da manhã com biscoitinhos cracker.
Faby
19 de maio de 2016 at 13:02Que delícia, Milena!!!! Adoro quando um plano dá certo.
Bjo!
Comida para ler | Não contém glúteos
28 de junho de 2016 at 10:50[…] Abri a geladeira em busca de algo que pudesse levar para petiscar e não encontrei nada. Dava pra en… […]
Comida para ler – Parte 1 | Não contém glúteos
28 de junho de 2016 at 13:46[…] Abri a geladeira em busca de algo que pudesse levar para petiscar e não encontrei nada. Dava pra en… […]
Milena Kato
14 de julho de 2016 at 14:23Fabiiiiiii, que receita simples e incrível!!
Mas eu gostaria de saber se eu posso substituir o vinagre balsamino por alguma outra coisa?
Obrigada!!
Faby
14 de julho de 2016 at 14:37Oi Milena,
Até pode, mas o balsâmico faz diferença viu? primeiro pq ele carameliza e ajuda no equilíbiro de acidez da receita.
Pode substituir pelo vinagre comum, mas não fica tão gostoso.
Bjo!
Cleudi Santos
20 de janeiro de 2018 at 9:38Adorei a receita, mas gostaria de saber: Posso Pasteurizar e aumentar a validade??
Obrigado.
Faby
28 de fevereiro de 2018 at 11:16Olá, eu não sei dizer. Nunca pasteurizei.
Se testar, volta aqui e me conta?
Bjo!
Bete Toledo
7 de outubro de 2018 at 11:14Essa receita é maravilhosa! Uso diariamente em meu restaurante
Thaís Penz
5 de abril de 2019 at 14:54Já fez com maçã verde? Aqui imaginando.. com nozes <3
Isabela
27 de setembro de 2022 at 10:20Fica simplesmente perfeito! Muito obrigada por compartilhar essa receita de forma tão afetuosa com a gente. Fiz para um aniversário e todos amaram! =)
Faby
5 de outubro de 2022 at 13:30Oi Isabela, que delícia saber disso! Na minha casa essa receita tb é sucesso.
Um beijo!
Faby
Vanessa
10 de outubro de 2023 at 11:19Ao invés de forno, será que daria certo na air fryer?
Faby
16 de novembro de 2023 at 11:38Oi Vanessa,
Eu acredito que sim, porém precisaria ficar atento ao tempo, pois a Air Fryer é bem mais rápida que o forno convencional.
Me conta depois se deu certo?