Eu não sou uma pessoa light e isso todo mundo que frequenta esse blog já deve ter percebido, mas… eu também sou uma pessoa que ama. Muito. E foi também por isso que eu topei o desafio de ajudar meu marido na árdua tarefa de perder alguns quilinhos.
Sendo assim fui à luta, à caça de receitas que me enchessem os olhinhos, apesar de “leves”. Por conta dessa nova empreitada em meu lar, a partir de agora da minha cozinha sairão (i hope) pratos mais leves – ao menos por enquanto.
E daí que eu achei a receita dessas barrinhas light aí ó. Na hora que bater aquela vontadinha de roer alguma coisa doce, mas que passe longe da esfera mega-ultra-calórica, essas barrinhas devem atender bem a necessidade. O gosto eu provei e gostei – e isso apesar de toda minha relutância em provar essas barrinhas que se vendem nos caixas da padaria.
Mudei a receita original e passo abaixo as medidas e os ingredientes que eu usei para fazer 12 barrinhas pequenas.
Numa panela anti-aderente foram 4 colheres de açucar mascavo, 1/2 xícara de mel, 1 xícara de granola light sem açucar, 1/2 xícara de flocos de arroz integral e 1/2 xícara de uvas passas, ameixas e damascos picados. Cozinha por uns 10 minutos mais ou menos sem parar de mexer até virar uma massa meio homogênea.
Saindo do fogo vai para uma superfície lisa e untada com 1/2 colher sopa de margarina light e vai formando um retângulo de mais ou menos 1 cm de espessura. Ainda quente é só cortar as barras e depois de frias guardá-las em recipiente seco e fechado.
Ó mundo light! :)
***
Update – considerações:
. no dia seguinte ela endurece demais se não ficar num recepiente beeeem vedado (o meu ficou meio aberto);
. a consistência dessa barrinha é completamente diferente daquelas prontas – essa fica bem mais dura (a minha ficou) – haja dente! hohoho
. eu achei que ficaria muito doce mas não ficou não…está na medida certa;
. apesar de ser mais dura, ela é muito mais saborosa do que todas as barras que eu já comi que, perdoem-me mas me lembram alguma coisa entre comida de bicho e de astronauta…hohoho. O damasco e as ameixas dão um plus;
. da próxima vez vou tentar diminuir o tempo no fogo mas não estou certa de que isso vai mudar muito a consistência, que eu acredito que fique meio dura por conta do açucar que fica caramelizado.
* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar
Sem Comentários