Bolinho é uma unanimidade. Com uma cervejinha gelada então! Eu, pelo menos, adoro. Só que fritura por imersão é o tipo de coisa que eu não faço – penso na quantidade de óleo (e depois na treta para o descarte desse óleo sujo), na sujeira e nas calorias e… desisto. Por isso, o forno em casa funciona que é uma beleza. Inclusive para os bolinhos.
Pra assar, o forno deve estar pré-aquecido e, se você não tiver um Silpat (o tapetinho de silicone), melhor uma assadeira antiaderente. Importante também virar na metade do tempo, pra dourar por igual. Assim, dá pra assar tudo que você fritaria. Fica igual? Não né? Mas fica tão bom quanto e com benefícios. Você escolhe :)
Para fazer um bolinho de peixe você pode usar qualquer sobra que tiver em casa – fez filé de peixe e sobrou? Assou um peixão inteiro e ficou um restinho? Dá pra usar no bolinho! Eu usei 2 filés de tilápia nesses bolinhos. A única coisa que fiz foi colocá-los numa assadeira e passar pelo forno pré-aquecido uns 5 minutos. Se o peixe já estiver cozido, nem precisa.
Então, para a massa do bolinho você vai precisar de 1 xícara de peixe desfiado, 1 batata pequena cozida e amassada, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (ou de arroz, pra tirar o glúten) e os temperos que você curte – usei sal, pimenta calabresa e cheiro verde. Não tem nem mistério – é só misturar tudo e formar a massa. Com ela, você molda os bolinhos, passa pelo fubá (ou farinha de rosca) e leva ao forno até dourar. O resultado são bolinhos crocantes por fora e macios por dentro. Com essa quantidade de ingredientes fiz 10 bolinhos.
Baba, né? E ó, pode trocar a batata por mandioquinha, batata doce… fica delícia também.
Para acompanhar fiz um molhinho de missô, assim ó…
Misture com um batedor 1 colher (sopa) de missô, 1 colher (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de shoyu e suco de 1/2 limão. Fica bacana pra temperar salada também.
12 Comentários
Ludmila
12 de janeiro de 2016 at 13:08Oi Faby, adorei essa dica de usar a sobra de um peixe assado. Vou fazer lá em ksa, um bjo
Sophie Satz
14 de janeiro de 2016 at 10:24Hmmm, adorei a receita! Bjs
Vanessa
15 de janeiro de 2016 at 12:25Hmmmmmm que deliciaaa! Vou tentar fazer!
Pessoal, sou nutricionista e criei um blog (dicasdavaah.com.br) aonde dou varias dicas legais de alimentação. Passem lá por favor que vocês vão gostar!
Obrigada.
Maicon
18 de janeiro de 2016 at 23:36Que Delicia! Será que da para fazer na Airfryer?
Faby
19 de janeiro de 2016 at 9:58Oi Maicon, não sei dizer pois nunca usei Airfyer, mas se ela faz bolinhos, acho que dá sim.
Jonas
24 de junho de 2016 at 20:35Fiz com restos de tainha assada e ficou muito bom!
CELIA MARQUÊS FOGACA
17 de outubro de 2016 at 15:07Adoro suas receitas
Elaine Falkenbach
3 de junho de 2017 at 14:44Fiz a receita acrescentei acho triturado e cebola bem miudinha, fiz na fritadeira elétrica sem óleo, ficou maravilhoso. Obrigada pela receita bj.
13 receitas de peixe recheado para uma refeição incrível – Mari Carvalho
2 de agosto de 2020 at 11:30[…] Foto: Reprodução / Pimenta no Reino […]
13 receitas de peixe recheado para uma refeição incrível |
2 de agosto de 2020 at 13:28[…] Foto: Reprodução / Pimenta no Reino […]
8 receitas de bolinho de mandioca assado para quem é fã de petiscos – Mari Carvalho
5 de novembro de 2020 at 15:30[…] Foto: Reprodução / Pimenta no reino […]
8 receitas de bolinho de mandioca assado para quem é fã de petiscos |
5 de novembro de 2020 at 16:28[…] Foto: Reprodução / Pimenta no reino […]