Esse eu fiz para aplacar a “vontade de comer bolo” da minha mãe. A receita veio direto do caderno da vó Odete mas, como eu realmente não presto, modifiquei algumas coisas. Fala, pessoa que muda receita de vó é muito atrevida, não é não? Hohoho.
A receita da vó Odete segue abaixo na íntegra, como no caderno, e depois os meus comentários e alterações.
Você vai precisar de: 125grs de manteiga em temperatura ambiente, 350g de farinha de trigo, 320gr de açúcar, 80gr chocolate em pó, 4 ovos, 5 colheres (rasas) de chá de fermento em pó, 2 xícaras mal cheias de leite, 1/2 colher chá de cravos socados; 1 colher de chá rasa de canela, um pouco de noz moscada ralada.
Bater bem a manteiga e açúcar. Peneira-se a farinha com o chocolate e junta-se ao açucar alternando com o leite. Adiciona-se as gemas e as especiarias e bate-se muito bem. Junta-se o fermento e por último as claras batidas em neve, misturando levemente. Leva-se ao forno em tabuleiro forrado com papel manteiga (apenas o fundo) pois nas bordas passa-se a faca o desenformar. Em se desejando, cobre-se com calda de limão e açúcar.
O que a atrevidinha aqui fez de diferente:
:: Coloquei 220gr de açúcar comum e complementei até 320gr com açúcar mascavo. O resultado é que o bolo não fica tão doce.
:: Tinha aqui mais ou menos 100gr de nozes picadas que sobraram dos biscoitinhos e resolvi colocá-las na receita. Acrescentei-as um pouco antes das claras em neve.
:: Soquei os cravos em pilão e antes de acrescentá-los à massa, peneirei para que não ficassem pedacinhos duros.
:: Meu fermento estava vencido, usei bicarbonato e funcionou bem.
:: Não forrei a forma com papel manteiga porque fiquei com preguiça. Untei normalmente com manteiga e farinha e não tive maiores dificuldades para desenformar, embora o fundo tenha sido mais chatinho pra sair.
:: Fiz uma calda bem ralinha de açúcar de confeiteiro, suco de limão e cardamomo para jogar por cima – pouca coisa mesmo, porque eu não queria um bolo muito doce.
:: Por fim, salpiquei sementes de papoula só para dar uma graça :)
Pra quem não gosta de bolo muito doce, daqueles que acompanham bem um café fresco ou um chá, a receita é perfeita. E o cheiro que sai do forno….yummy!
* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar
Sem Comentários