Bolo de vó né? Delícia pra tomar com café fresquinho… adoro. Essa receita é da minha tia Vera e, segundo ela, o truque para garantir que o creme se forme bonitinho é o tamanho da assadeira. Meu creme às vezes fica mais no centro e às vezes, como o da foto, mais pra cima. Não sei dizer porque, mas respeito o mistério (bolo tem manha, vocês sabem)…rs. E não importa onde está o creme, não é? O importante é ele estar lá! ;)
No liquidificador: 1 xícara e meia de fubá, 2 xícaras de açucar e 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (cheias). Na sequência 2 colheres (sopa) margarina, 4 xícaras de leite, 3 ovos e 1 pitada de sal. Depois de bater bem é só acrescentar 100 de queijo parmesão ralado fino, raspas de limão e 1 colher (sopa) fermento em pó, misturar bem e levar para assar em fôrma untada e enfarinhada em forno pré-aquecido a 180C por uns 45 minutos ou até que esteja dourado.
As dicas:
Não se assuste com a consistência do bolo quando você bater no liquidificador – ele fica bem líquido mesmo, feito um pudim – você vai achar que aquilo não vira bolo nem a pau mas, acredite, vira.
Esse bolo não cresce horrores, ele fica macio mas não é um bolo do tipo fofíssimo.
Use uma forma de tamanho médio (uso sempre a retangular nr.2) e alta, porque se a fôrma for pequena e baixa, o creme não rola legal (é o mistério, não me pergunte porque, rs).
O bolo está pronto quando estiver dourado por cima. No teste do palito ele ainda não vai sair completamente limpo por causa do creme de queijo, ok?
Vamos tentar? Aqui em São Paulo hoje o dia está pedindo bolo :)
5 Comentários
Lidiane
25 de setembro de 2014 at 9:14Oi Fabi! Ontem eu fiz este bolo e realmente o aspecto da massa não gera muita confiança. rsrsrs
Mas acreditei e deu certo mesmo! Ficou uma delícia. A família aprovou e pediu bis.
Abs
Faby
25 de setembro de 2014 at 10:39Ebaaaaaa Lidiane!
Bjo!
Isa
23 de março de 2018 at 20:27Olá Fabi… Faço bolos caseiros para vender. Será que você poderia me ajudar?! Por favorzinho meus clientes me pedem direto bolo de fubá cremoso. Mas quando vou fazer as fornadas não dá muito certo. :( Como faço para ele sair assim perfeito e delicioso?
Faby
9 de abril de 2018 at 16:39Oi Isa,
Eu não sou craque em bolos mas minha tia, que é, diz que o segredo está na altura da forma.
Luciana
2 de julho de 2021 at 5:53. Eu sempre faço essa mesma receita e ele fica ótimo mesmo em fôrma retangular pequena e bem alta tenho uma preta que ganhei da minha mãe e a família aqui em casa só deixa eu fazer nela pois fica com muito mais creme a minha única dúvida e que as vezes a parte da massa do fubá fica um pouco dura não sei o que fazer para ficar mais fofinha será que estou assando mais do que deve … O creme fica maravilhoso mesmo mas só o a parte do fubá que não