Antes que o pelotão da moral baixe por aqui, as sementinhas proibidas do título são apenas inofensivas papoulas, ok? E a comercialização delas nem é proibida no Brasil, como eu achava que era até escrever esse post, mas parece que a burocracia para importá-la é tão grande, mas tão grande (Ah, vá, burocracia? no Brasil? que estranho!) que elas sumiram (saca o naipe: As importadoras precisam acatar regras como a apresentação de um documento no qual conste que as sementes vêm de cultivos lícitos e provas de que se tratam de sementes sem capacidade germinativa, ausentes de entorpecentes e não-oriundas de apreensões. fonte: IG)
Burocracias à parte, o que importa é que esse bolinho é daqueles simples, pra tomar com café quentinho. Claro que você também pode deixá-lo glam fazendo uma cobertura de limão com açúcar de confeiteiro ou quem sabe uma geleia escândalo, que nem a de Mirtillo da Casa de Madeira. Enfim, simples ou sofisticado, com ou sem papoula, o bolo é uma delícia – fofinho, fofinho e ultré macio. Pode se jogar…
Na batedeira – 5 gemas, 200gr de manteiga 2 xícaras de açucar. Bate até ficar clarinho e bem homogêneo. Depois, junta 1/3 xícara de suco de limão (se quiser mais azedinho, seja mais generosa), 1/3 xícara de leite, 2 xícaras de farinha de trigo e uma colher de fermento e bate mais. No final, junta as 5 claras batidas em neve e mistura tudo delicadamente (tá ligada que não pode misturar a clara em neve como se fosse argamassa né? ok). Coloca a massa em uma fôrma untada e enfarinhada e leva ao forno médio pré-aquecido por uns 30 minutos ou até passar pelo teste do palito.
Viu? Sem truque, nem segredo :)
Ah sim! Antes de colocar a massa na fôrma eu juntei uma colher de sopa de sementes de papoula e misturei, só pra dar um charminho e usar meu pequeno estoque da ex-proibidona e agora foragida.
U-hu! Tô muito transgressora nesse 2013 :)
4 Comentários
Tina Pinto
22 de janeiro de 2013 at 19:28Oi Fabi :)
gostei da receita e me deu uma curiosidade imensa saber qual o resultado que da as papoulas no bolo?
Alem de charmoso….. que mais? deixa sabor, aromatiza…. enfim
Um forte Abraço e continue assim em 2013 com esse bom humor infinito!!!
beijos tina….
Carla
24 de janeiro de 2013 at 16:13Adorei seu blog, uma receita melhor que a outra, já salvei algumas aqui e qdo fizer aviso vc hehe ;)
Estou começando meu blog de culinária também.. Se puder passa lá pra dar uma força.
Grande beijo
http://paneladedoces.blogspot.com.br
Paula
25 de janeiro de 2013 at 10:22Oi, Faby!
Que bom que voltou com toda força, lindona! Mas meu primeiro comentário do ano é pra tirar uma dúvida… pode ser?
Eu amo “bater um bolinho” mas desde que descobrimos que um daqui de casa tem ‘intolerância à lactose’ ando meio cismada… tudo bem trocar o leite integral pelo leite sem lactose?
Já fiz torta salgada e molho branco com esse leite especial e não vi mta diferença… será que, com bolo, o resultado vai ser bacana, tbm?!?
Beijoooos
Faby
28 de janeiro de 2013 at 9:36Paula, eu não faço ideia a respeito da substituição pois nunca sequer usei esse leite sem lactose… teria que fazer um teste mesmo ou procurar ajuda mais especializada na net :(
Me conta depois se dá certo?
Bjo!