Cada um tem sua própria receita de carne assada né? Tem quem goste de marinar a carne (eu mesma gosto), tem quem faça direto na assadeira, tem quem use outros legumes… é aquela receita clássica que encontra diversas variações Brasil afora e que permite que você também crie as suas numa boa.
Aqui eu decidi fazer o prato de última hora, portanto dispensei a marinada. Primeiro, temperei a carne (usei maminha) com sal grosso e pimenta do reino moídos. Levei para a panela (essa vai direto ao forno) e selei bem dos dois lados. Juntei um pouco de vinho branco e pétalas de cebola e deixei dourar mais um pouco. Tampei a panela e levei ao forno médio pré-aquecido por uns 40 minutos.
Quando a carne já estava macia, juntei as batatas, cebola roxa, tomilho e alecrim e voltei para o forno até que a batata cozinhasse. Minha ideia era preparar uma salada com as vagens que já haviam sido cozidas no vapor, mas no meio do caminho mudei de rota e inclui a vagem na carne – como ela já estava cozida, juntei por último, mas ela poderia ir ao forno junto com a batata sem problemas, assim como cenoura, ervilha torta, pimentão… eu uso o que estiver afins, já que carne assada pra mim é um prato sem muita disciplina (e tem algum assim? rá!).
O resultado é aquele prato imbatível – carne macia e suculenta (nada de forno altíssimo tá? que é pra ela não esturricar), batatas cozidas al dente e um caldinho delícia que se forma na panela/assadeira, resultado da cebola que ajuda a caramelizar e dá uma cor linda.
A fome louca me fez esquecer de fotografar o prato montado (cadê o chicotinho?) mas é aquela coisa né, fatie a carne lindamente e sirva com o acompanhamento perfeito: arroz branco, muito fresco e só.
Eu ♥ carne assada :)
12 Comentários
Diane Lorde
23 de agosto de 2011 at 18:20É o que eu chamo de prato campeão de audiência, delicioso!
Lourdes
23 de agosto de 2011 at 18:36Faby, querida!
Você pode até não acreditar, mas no sábado separei, exatamente, uma peça de maminha pra assar no domingo. Queria fazer igual, mas diferente, sabecumé? Temperei com sal e pimenta enquanto vim aqui no reino dar uma pesquisada sobre a melhor forma de fazer uma maminha sem ser churrasco. Aí o tel toca e recebemos um convite pra almoçar fora, irrecusável num domingo, certo? Ontem, olhei pra carne, olhei e fui pensando e colocando coisas no saco de assar tipo assim: aceto balsâmico, e…pétalas de cebola, muitas, e louro (do meu pé de louro, claro!) Levei ao forno e quando começou a perfurmar casa, corri pra fazer o arroz branco e um brócolis com muito alho que depois de pronto recebeu cubinhos de tomate pra dar uma colorido, pois eu gosto assim de quebrar o verde! Resultado: uma segunda feira com cara de festa porque EU mereço!
beijos pra você.
Faby
24 de agosto de 2011 at 8:52Ah Lourdes, arrasooooooooooooooooooou! Adoro segundas com cara de festa :)
Bjo!
Joy_UK
23 de agosto de 2011 at 19:16Eu tb AMO Carne Assada! A sua ta tao linda quanto a da minha mamis. Ai que saudades, que delicia viu?
Faby, arrasou como sempre!
beijao, flor x
Fábio
23 de agosto de 2011 at 20:11Faby, carne assada assim é bom demais… melhor ainda é passar o arroz no caldinho que fica no fundo da panela…bom demais.
Que panela é essa que vc usou? Parece esmaltada…
Faby
24 de agosto de 2011 at 8:51Oi Fábio, é uma panela de ferro esmaltada.
bjo!
Geraldine
23 de agosto de 2011 at 21:20Oi, Faby!
Me desculpa a ignorância culinária mas, depois que vc adiciona os legumes a carne ainda vai para o forno? Vc não tem ideia da expectativa sobre a resposta aqui em casa, rsrs!
Beijocas!
Faby
24 de agosto de 2011 at 8:49Sim Geraldine, junto com os legumes que vão assar. Eu coloco todos crus (menos ess avagem que, como eu disse, eu já tinha cozinhado pra fazer salada).
Bjo!
Cintia
28 de agosto de 2011 at 19:59hahaha,
a do chicotinho foi demais.
Beijo, o blog está cada dia melhor.
Marta
28 de agosto de 2011 at 20:40Olá amiga, fiquei com água na boca, nunca fiz uma carne assim, preciso providenciar isso rápido….kkkkk…..mas na realidade estou passando para desejar uma ótima semana e te presentear com um selinho, pode passar lá no blog e pegá-lo, pois seu blog é um encanto…..
Marta
http://eucraftemuitomais.blogspot.com
Patricia - BA
31 de agosto de 2011 at 13:24Minha NOSSA!…adoro isto? É como comer com os olhos, sabe?
Nossa! Tá com uma cara de bom, hem?
Huuummm….vai ser a ‘vedete’ da vez lá em casa neste final de semana!!!
Obrigada Faby!
Um grande abraço e fique bem!!!
Cida
17 de maio de 2023 at 9:49Nossa estava procurando uns dias atrás uma receita simples para fazer com batata e não encontrei, todas tinham um monte de ingredientes que eu não tinha em casa e agora encontrei essa receita. Realmente quando a gente não esta procurando que acha, encontrei seu site por um acaso.