Gente, carne louca! Quem nunca deu de cara com ela numa festinha infantil, daquelas de escola? Pois é. Carne louca pode ser old school, vintage e até meio clichezona, mas é bom demais. De modos que nem vou me alongar muito nas apresentações e já vou logo entregar o jeito fácil e rápido de preparar essa delícia. Se bobear, dá tempo de fazer ainda hoje :)
Dá pra fazer carne louca com miolo de acém, com peito, lagarto, pernil e também com fraldinha, como essa que fiz. O melhor é escolher esse cortes que demoram mais para cozinhar e que, quando cozidos, desfiam facilmente. Também dá pra fazer carne louca sem usar a panela de pressão, com cozimento lento e resultado incrível, então fique à vontade pra usar o método que preferir, ok?
A peça de carne que você vai usar precisa estar limpa, sem gordura, sebo. Uma peça de 1,5kg a 2kg é o ideal. Aqueça a panela de pressão e coloque um fio de óleo. Junte a carne, que você pode cortar em três ou quatro pedaços grandes. Deixe fritar até que a água que ela vai soltar seque e comece a ficar dourada. Eu já disse aqui e repito – não consigo fazer nenhum tipo de carne na panela sem obedecer esse processo. Pra mim ele é fundamental para garantir um molho escurinho e saboroso.
O próximo passo é temperar a carne. Primeiro, alho e cebola em quantidades generosas. Junte-os e deixe que comecem a fritar também. Nesse momento é hora de juntar um pouquinho de vinho tinto – ele vai soltar todo esse fundo da panela e, claro, dar sabor à carne. Depois, pimentão vermelho e verde em fatias (1 de cada), uma cenoura em cubinhos, 4 tomates bem vermelhinhos sem pele e sem semente (pode ser 1 lata de tomate pelado), duas folhas de louro e temperos a gosto: sal, pimenta calabresa e um tico de cominho e de molho inglês. Deixe tudo fritar mais um pouco e finalmente cubra a carne com água fervente ou caldo de carne. A quantidade de água/caldo deve cobrir a carne e mais uns 3 dedos.
Tampe a panela e cozinhe por cerca de 1 hora, abrindo na metade do cozimento e acrescentado mais água/caldo se necessário. Quando a carne estiver no ponto, ela vai desmanchar apenas de você mexer com uma colher. Esse é o ponto certo. Nessa hora eu gosto de juntar mais cebola em meia lua e mais um pimentão em fatias fininhas e cozinhá-los rapidamente, para que não sumam. Eu gosto quando tem cebola e pimentão aparecendo na carne louca, mas isso vai de gosto. Se você não curtir a ideia, é só limar esse acréscimo, ok?
A carne estará pronta quando o caldo tiver secado e o que restar dele seja um molhinho bem espesso. Se for cozinhar sem pressão, pode triplicar esse tempo e vai ser necessário mexer de vez em quando. Depois de cozida, basta finalizar com cheiro verde picadinho e acertar o tempero se necessário.
Essa carne vai pra dentro do pão francês e vira aquele sanduíche loucura-loucura-loucura e, se sobrar (o que eu acho bem difícil), pode muito bem virar recheio de torta ou molho para uma massinha sem compromisso.
Se você ainda não se arriscou a preparar uma receita de carne louca, está mais do que na hora de mudar isso aí! Esse é daqueles pratos que com o tempo a gente prepara de olhos fechados e que sempre vai ficando com a nossa cara, do nosso jeito e até com nosso nome. Até que um dia alguém vai dizer “ah, podia ter a carne louca da Fulana, né?”. É isso. Carne louca vira marca registrada na cozinha :)
9 Comentários
Adriana
18 de maio de 2016 at 10:44Que maravilha ! Eba quero muito !
Carlos Pêra
21 de outubro de 2016 at 20:09Faby, pesquisei mil receitas e a sua foi, de longe, a mais legal! Fiz com coxão duro e ficou absurdamente bom.
Muito obrigado. Vou fuçar muito no seu blog.
Bjo
Faby
24 de outubro de 2016 at 10:07Oi Carlos! Ah, que bacana!!!! Adoro quando um plano dá certo :)
Bjo!
marina rissoli ecclissato
27 de dezembro de 2016 at 19:28adorei a explicacao …tenho certeza que ficara maravilhosa….
obrigada
Rosania calissi
3 de novembro de 2017 at 18:32Oi. Eu amei esta carne loka, loka, loka. Eu fiz e ficou maravilhosa. Fui fazer novamente e ñ achava a sua receita, fiz uma outra e ñ ficou legal. Sua receita é maravilhosa. Parabéns!!!! Agora copiei a receita, ñ perco mais, rssss
Faby
14 de novembro de 2017 at 17:04Oba Rosania!!! <3
Nicole
9 de março de 2018 at 15:13Eba, obrigada pela dica sobre como fazer sem panela de pressão. Eu moro na Inglaterra e aqui é difícil encontrar uma para vender, mas eu estou morrendo de vontade de comer carne louca :P Ainda bem que tem como fazer sem a panela! :D
Jacqueline
8 de junho de 2019 at 20:44Excelente! Cada detalhe conta no sabor. Deixar a carne fritar antes de fazer o caldo. O toque do pimentão no final… Deliciosa mesmo.
14 receitas de carne desfiada para utilizar em diversos pratos saborosos – Mari Carvalho
4 de dezembro de 2020 at 19:30[…] Foto: Reprodução / Pimenta do reino […]