Eu adoro charuto, principalmente os que são feitos com folha de uva (já tem uma receita deles aqui ó), mas quando vi essa versão da minha xará do Figos & Funghis fiquei logo em cólicas pra testar. Ela usou repolho roxo e arrasou – repolho roxo é coisa linda – mas como eu tinha um repolho comum gritando na geladeira, fui com ele mesmo e ó… ficou delícia.
Minha versão da receita ficou assim…
1. A primeira coisa que fiz foi aferventar as folhas de repolho em uma panela grande com bastante água e caldo de legumes caseiro. Não é preciso cozinhar muito as folhas não, mas elas precisam estar macias o suficiente para que você possa enrolá-las sem quebrar. Uma dica é retirar com a faca a parte mais grossa (o talo) no repolho, para que você consiga enrolar melhor. (guarde os talinhos para uma sopa ou para colocar no próximo arroz branco!)
2. Para o recheio fui de cabeça na base do reaproveitamento. Usei arroz pronto, dois filés de frango beeeem temperadinhos e que passei pelo processador para desfiar bem e lentilha cozida al dente.
3. Juntei os 3 ingredientes (arroz + frango + lentilha) e temperei essa mistura com um pouco de pimenta síria, uma pitada de canela, um pouco de xerém e salsinha picada.
4. Para fazer os charutos é simples – é só colocar um pouco de recheio por cima da folha de repolho e ir enrolando com cuidado, apertando bem para ficar firme.
5. Em uma travessa juntei todos os charutos, reguei com bastante azeite, cobri com uma folha de repolho e levei ao forno. Como todos os ingredientes já estão cozidos, não é preciso ficar muito tempo e você pode optar até por levá-los ao microondas por 5 minutos, como fez a Fabi.
Sirva os charutinhos quentinhos regados com azeite.
Usando a mesma ideia você pode substituir alguns ingredientes e fazer novas versões do prato: pode usar folhas de acelga, escarola ou couve no lugar do repolho; pode trocar o arroz branco por arroz integral, 7 cereais ou por quinoa e pode variar ainda na utilização da castanha – eu usei xerém porque era o que eu tinha mais à mão, mas pode ser amêndoas, nozes, castanha do Pará… basta picar e acrescentar ao recheio.
Outra boa sugestão é usar hortelã picadinho no recheio e, para servir, você pode investir em um creme azedo ou finalizar o prato com cebolas crocantes, fica uma gostosura também.
Não é uma maravilha? Em um prato único você tem verdura, proteína, grãos, ervas… tudo que a gente precisa em uma refeição balanceada. Para quem está tentando comer melhor (eu!) essa receita é uma mão na roda.
6 Comentários
Dani Falcão
21 de setembro de 2011 at 11:34Esses pratos únicos são muito versáteis para quem “anda correndo”. Quando eu li o título do post lá no Facebook me lembrei logo da Promoção “Tomatemania”, uma visão de charutos com molho vermelho invadiu a minha mente, rsrsrsrs. Bjo!
Elke Noda
21 de setembro de 2011 at 16:39Yummy!
Adoro e nunca fiz! Qquer hora vou testar!
Beijos
Veridiana
21 de setembro de 2011 at 18:38Minha mãe fazia muitos charutinhos, ela usava molho de tomate também; deu uma saudade da minha infância…vou tentar fazer final de semana!! obrigado pela linda e deliciosa receita!! você é show!!! bjs*
Bruna do Gourmandisme
21 de setembro de 2011 at 20:14Faby, minha avó sempre fazia essa versão, com repolho verdinho. Isso tem cara e gosto de infância, pra mim! Adorei seu post!!! beijos
Ângela
21 de setembro de 2011 at 20:21Boa dica Faby. Bjs
Fabiana Pinfildi
22 de setembro de 2011 at 15:23Faby ficaram lindos os charutinhos! Ui, que honra ter minha humilde receitinha num blog de rainha hein! :) Beijokas