Comecei a reforma que falei e resolvi que vou dividir com o mundo esse momento mágico e sublime (#not). Até porque, sofrer sozinho não é legal, néam? ;)
1. Parede abaixo
Resolvi quebrar uma parede que dividia a sala de estar com um pequeno e inútil escritório. Achei que seria um trabalho ligeiro mas meu pedreiro levou um dia inteiro marretando aquela parede.
O que aprendi?
– quebrar parede é uma coisa tensa (tive pesadelos a noite que a casa caia)
– a moça da caçamba me explicou que em caçamba de entulho não pode jogar lixo e que elas tem diferença de preço – juro que não entendo porque.
2. Piso das salas
Nessa área tinha um laminado medonho e amarelado (urgh) e a antiga proprietária me disse que embaixo morava um taco decorado lindo (mostrou foto e tudo). Me apaixonei e mandei arrancar fora o laminado. Descobri que o taco não foi bem coberto quando da colocação do laminado e … apodreceu. Não tenho mais nem laminado, nem taco, e meu pedreiro disse que vai me cobrar mais pra ter que retirar todo aquele taco podre e esfarelento. Oba. Fora isso agora tenho uma despesa a mais para colocação de outro piso (não consigo decidir entre porcelanato e laminado). Cogitei cimento queimado (que eu amo) mas me passaram orçamentos absolutamente pornográficos.
O que aprendi?
– Murphy é um fdp
– aprender a aplicar cimento queimado e ficar rica em 4, 3, 2, 1…
3. Pintura
Nem começou mas eu já surtei na escolha das cores. Terei paredes turquesas, chocolate e cereja. Que os santos me protejam!
4. Iluminação
Surtei também no Yamamura. Tenho lustres com fio de seda. Rá! Mas esqueci de comprar TODOS os espelhos de tomadas (acho tudo medonho)
Estou mergulhada em um mar de orçamentos – persianas, espelhos, piso, escada, portão interno…
*momento mea culpa*
Fui na Cardeal Arcoverde, comprei dois móveis com cara de vó e encomendei outro com pés palito (anos 50 – adooooro). Isso não estava no orçamento. Shame on you, Fabiana!
*notas mentais*
– esconder os cartões de crédito;
– você TEM que acreditar nos reviews dos consumidores de fogão, Fabiana!
– amarelo gema é ♥
– não ligar para esculhambar a empresa de cimento queimado e não, não perguntar para eles se vai ouro em pó na formulação do produto;
– a persiana romana é fofa;
– quanto será que vale um rim no mercado de orgãos?
– o closet novo tem sapateira para 60 sapatos mas isso NÃO quer dizer que você tenha que ter essa quantidade – ninguém precisa de 60 sapatos, Fabiana!
Saldo:
dias de reforma: 03
noites mal dormidas: 02
imprevistos: 01 (enorme)
p.s: certeza que a moça da foto que ilustra o post recebeu um orçamento de cimento queimado. c.e.r.t.e.z.a
40 Comentários
conceição
26 de setembro de 2012 at 18:35Faby,
obrigada por dividir conosco esses momentos e me fazer lembrar que reforma não é coisa de gente!! é desumana…..quando o pedreiro olha prá vc, tira o boné e fala: -dona….(pausa)….vc já sabe que lá vem problema!!!
Eu respirava fundo e pensava: vou superar isso, afinal a casa vai ficar do meu jeito….mas falhei na missão e mesmo tendo um orçamento maior, terceirizei a reforma! e no dia que o pedreiro me procurou para avisar que havia acabado um material, peguei o telefone e liguei na empresa para reclamar que estava sendo incomodada!!! (amei esse momento madame!)
Respira fundo, põe um galhinho de arruda atrás da orelha, providencia litros de suco de maracujá e chá de camomila e pode contar tudinho….quando a gente divide os tormentos reformais(?) fica mais leve…
E pensa que uma hora isso vai passar e você terá a sua sonhada casa, sua…tão sua que vc está prometendo um arco íris nas paredes…realizar um sonho é assim mesmo…se fosse fácil, não seria um sonho!!!!
Sucesso….fica tranquila…é por uma ótima causa!
Bjo de conforto e desejos de que isso tudo se resolva rapidinho, tá?
Faby
26 de setembro de 2012 at 20:36Ah Conceição, obrigada pela força! Eu adoraria esse conforto aí de madame, mas infelizmente não posso. Pelo menos, não por enquanto.
Vou me vestir com as armas de Jorge, MUITO maracujá e simbora né???
Vai dar tudo certo :)
Bjo!
Lilian
26 de setembro de 2012 at 21:21Faby querida, é nessa hora que a gente se pergunta pq se tem que sofrer tanto antes, para só depois ser feliz? why? quem assistiu Ghost e viu como se derrubava uma parede com facilidade, esqueceu que aqui as paredes NÃO são de dry wall. Mas vc teve sorte de não encontrar um encanamento louco nessa parede. Aqui em casa, ao furar uma paredinha de um armário de alvenaria, descobrimos que o cano que levava a água para o lavabo do térreo, passava nela e não na parede divisória como seria lógico. Para eliminar esse armário, tivemos que quebrar tb o teto e o piso do quarto. Legal, né?
Outra coisa, porcelanato é lindo, mas em Sampa faz frio, vc vai ter que caprichar nos tapetes. Já o piso laminado tem a vantagem de não sofrer tanta variação térmica, é fresco no verão e acolhedor no inverno. Mas gosto não se discute, o melhor é o que te faz feliz. Cimento queimado é caro pq está na moda, saca a relação procura/oferta? o pior é que não é um piso de boa resistência, procure os “senões”, não pode isso, não pode aquilo…
Existem espelhos de tomada bacanas, mas caros. Dê uma olhada nas linhas desse site – http://www.bticino.com.br/
Amei as cores que vc escolheu. E sim, eu tb já cogitei em vender um rim.
Bjs querida e se tiver alguma dúvida em que eu possa te ajudar, estou aqui tá?
Luciana
27 de setembro de 2012 at 7:04Oi Fabi,
Ri muito com seu post. Olha, já passei por 3 reformas em casa e isto foi na época em que os preços não eram tão salgados e as opções eram menores do que as que existem hoje (incrível a capacidade de engenheiros, designers e arquitetos de criar produtos “must have” – rs)….Vou com certeza acompanhar a saga, porque seu bom humor com certeza alegrará meus dias. E boa sorte, viu?! Ah, e quanto ao piso já foi na indus parquet? Amo tacos, para mim não há nada mais legal. Bjs, Lu
Daiane
27 de setembro de 2012 at 7:46Oi, quero dizer algumas coisas antes que seja tarde.
Certifique-se que cimento queimado não descasque. Quando criança, cimento queimado era coisa de pobre, e tinha por toda a minha casa, e sempre descascava.
Pode ser que hoje exista um cimento queimado com ouro na composição que não descasque.
Meu porcelanato é areia, uma varidinha e ele fica lindo de novo. Uma passada de pano sujeito ele fica maravilhoso de novo. O meu é muito fácil de limpar. Amo.
Você foi salva do taco, todo taco um dia mofa. O seu já foi eliminado. (mas isso é recalque meu, participei da retirada dos tacos mofados de 3 quartos da minha casa e traumatizei. Participei = peguei na enxada)
Boa sorte e que nossa senhora da reforma te de uma boa hora.
Loo
27 de setembro de 2012 at 13:46Morei em uma casa por 15 anos, onde já tinha taco há bem uns 30, e não tinha taco NENHUM mofado. O apartamento onde moro hoje, tem taco há XX anos (pelo menos 20, mas o prédio tem 40) e também não tem taco mofado. Tudo depende de como se cuida.
Faby
27 de setembro de 2012 at 13:47É verdade, Loo, eu AMO tacos e lamentei profundamente que os da casa nova estivessem podres :(
Bjo!
Daiane
28 de setembro de 2012 at 16:23eu avisei que era recalque meu! Sou traumatizada. #tacos
Faby
28 de setembro de 2012 at 16:37KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.. que nada Daiane, relaxa!
Bjim!
Daiane
27 de setembro de 2012 at 7:48Varridinha
Sujo
Sorry, estou no celular e sempre me perco na digitação
Maria Lucia G. Campos
27 de setembro de 2012 at 8:04Estou arrepiada e não é figurativo, obrigada pelas dicas e isso me ajuda a lembrar que não quero fazer obra, nem reforma, nem nada parecido,em minha casinha, embora precise, mas vou rezar muito para Deus me fazer esquecer dessa idéia que tem rondado muito meu cabeção, vade retro!!!!!!!
Luciana Cardoso
27 de setembro de 2012 at 8:06Há quase dois anos resolvi por meu ap abaixo, quebrei tudo e refiz…. ficou ótimo, mas deu uma baita dor de cabeça, noites sem dormir, etc. e tal… Não tem jeito. Faça como a Conceição recomendou: galhinho de arruda, litros de suco de maracujá e camomila e, de vez em quando, abstraia… no fim tudo dará certo!!!
Camila Oliveira
27 de setembro de 2012 at 8:26Ótimo Fabi, pelo menos vc não perdeu o bom humor – ainda…
Seguinte, força na peruca, vai dar td certo.
Entre porcelanato e laminado eu voto no porcelanato. Estou comprando uma casa e essa foi a minha opção. Pq? Pq acho mais chique, pq é mais fácil de limpar e pq não arranha e mancha como laminado. Até pq vc tem cachorro né? Unhas deles no laminado, ai ai
Ficaadica.
Bonne chance!
claudia
27 de setembro de 2012 at 8:33Pensa no lado bom. Tens a casa com a qual sonhou e $ para a reforma…Força na peruca e tenha fé que um dia a reforma termina, mesmo com todos os contratempos…Não curto porcelanato na sala, mas em se tratando de casa, pode ser mais seguro…a gente nunca sabe se rola uma certa umidade (lembra que os tacos apodreceram e se eles não estivessem lá, poderia ter sido o laminado). Boa sorte e depois posta fotos da nova morada!
Fatima Prado
27 de setembro de 2012 at 11:15Calma, ai.
São apenas tres dias de reforma.
Daqui pra frente vc vai ficar ligada e anestesiada. Não tem pra onde correr.
Quando queremos concretizar um sonho, o trabalho é arduo e as dores de cabeça então!!
Mas quando termina vc se vê no PARAISO.
Adoro sua s receitas.
Boa Sorte um grande abraço.
Paula
27 de setembro de 2012 at 11:58Faby, lindona!
Reforma é uó, mesmo! Mas vai com tudo que uma hora acaba!
A única coisa que posso (tentar) te ajudar é dando um conselho sobre o piso! Porcelanato é lindo, mas… vc tem alguém que te ajude nas tarefas domésticas? Não? Então fuja dele, colega!
Essa porcaria mancha – tá, não daquelas manchas que não saem nunca mais. Mas se vc coloca produto de limpeza com um certo excesso – eu não fico medindo as tampinas de Veja – fica uma mancha escura no meio da sala. (ah, e aqueles específicos pra porcelanato tem que ser bem medidos, pq são muito fortes – é pra final de obra, tirar sujeira de cimento, rejunte…)
Minha sogra agora limpa com álcool, pq seca rapidinho e não mancha. Mas pensa se eu tenho paciencia: primeiro, um pano beeem úmido. Depois, um pano com álcool. Por fim, um beeem seco! Aaaaa, não… dou conta, nao! Comigo tem que ser vapt-vupt!
Outro problema: os cabelos caem pela casa e, no porcelanato clarinho, parece que eles ficam gigantes e triplicam em número!
Além do que laminado é lindo de viver, né? Deixa a casa mais aconchegante, com quentinha – no sentido figurado, é claro -, convidativa!!! E é baba de limpar!!!
Eu não sou nenhuma expert em piso, decoração e menos ainda em limpeza de casa! Mas adoro dar palpite em reforma… aliás, quem não adora?
Força na peruca, linda!
Bjoooo
Adriana
27 de setembro de 2012 at 13:28To nesta mesma vibe que vc lôra !
Mudança e reformas a vista , tenho que mudar até 04/11 e peguei a chave da nova residência hoje.
Agora começou o meu SE VIRA NOS 30 !!!
Boa sorte para nós
Esther
27 de setembro de 2012 at 13:48Faby, ri muito…
Mas quanto ao piso, eu vi na Leroy outro dia (de passagem, pque meu marido me arrastou ) um piso porcelanato que é de cimento queimado, é gigante, tipo 1,20m x 60cm , lindão…é caro tbém, mas aí vc dá uma banana pro povo do cimento gold queimado, né ??? rsrs
ps- porcelanato portinari concret cement ou off white- 121,90 o metro(achei o folder da leroy, mas vale pesquisar outras casas de material de construção.)
bjocas
Faby
27 de setembro de 2012 at 18:03Mas Esther, vc sabe que perto do cimento queimado esse preço aí é pinto né??? Chegaram a me pedir (num dos últimos orçamentos, enquanto eu cogitava o cq apenas para uma área pequena), 6 mil dilmas por 8m2.
SEIS MIL DILMAS!!!! kakakaka. Fala, o que esse povo bebe? Eu hein!
Adorei a dica e a Leroy é pertinho de mim. Tô sentindo que vai rolar!
Bjim!
Faby
27 de setembro de 2012 at 13:49Ah, seus lindos! Tô adorando os pitacos, viu? E as dicas tb… e o team porcelanato X team laminado…kkkkk, vcs são ótimas!
Bjos! Mando notícias!
Loo
27 de setembro de 2012 at 13:53dica de lugar para comprar móveis antigos: av são joão, depois da praça do patriarca.
parece caótico e é, mas os preços compensam. mesmo que o móvel pareça sem solução, eles reformam e entrega direitinho do jeito que vc pediu
o preço compensa MUITO comparado com a cardeal
Faby
27 de setembro de 2012 at 18:01Looooooooooooo! AMEI isso? São João depois da Patriarca??? Vou lá. Preciso encontrar uma moldura de madeira bem linda (que vou pintar psicodelicamente…kakakaka) para um espelhão. Será que lá tem?
Bjo!
Cris/RJ
27 de setembro de 2012 at 16:12Faby,
Além de cozinhar, adoro decoração. Li muitas reportagens sobre cimento queimado e todas são unânimes: além de caro, o profissional que aplicar tem de ser ultra-mega excelente, senão todo o trabalho será perdido em pouquíssimo tempo. Daí, vi num blog que existe um porcelanato da Portobello que imita o cimento queimado. Achei mara! Pois é infinitamente melhor que o cimento em si. O link do blog que vi é este-> http://www.paulakasas.com.br/2012/05/cimento-queimado-nem-sempre.html
Espero ter te ajudado. Beijocas e boa sorte nesta nova fase! Cris/RJ
Faby
27 de setembro de 2012 at 18:00Uia Cris, que dica quente, hein? Vou lá ver AGOUUURA!
MUITO OBRIGADA!
Bjo!
Flaviana
27 de setembro de 2012 at 17:44Faby….qual seu instagram para te seguir?????e babar nessas fotos lindas….
beijos…
Faby
27 de setembro de 2012 at 17:59Flaviana, é faby_zanelati. Segue lá! Bjo!
Cecilia Hildebrand
27 de setembro de 2012 at 18:31Ai Faby, juro q morri de rir, só quem já passou por obra ou reforma sabe o que é!!!
Qto ao piso, tb ficaria com o laminado, não sou fã de porcelanato. E olha, cimento queimado é o ó, com o tempo fica manchado qdo molha, racha, fora q quase sempre fica com uns defeitinhos, eu fugiria sem medo. Mas a corzinha fica linda né?? Achei ótima essa dica do porcelanato imitando o cimento, eu mandaria ver!!!
Boa sorte e que nossa senhora da reforma te acompanhe!!
Paula Mello
28 de setembro de 2012 at 8:55Faby, multiplica os seus dois dias por 10 anos e vc vai ter uma idéia do que eu passei para levantar a minha casa… Mas olha, todo o sacrifício vale a pena, depois, beeem depois, vc vai ver…
Vou adorar acompanhar a sua aventura e como todos por aqui, vou ficar torcendo e mandando boas enerrgias (HAJA SARAVÁ!!!) para que tudo termine logo e fique do seu jeito.
Porcelanato ou laminado? Pelo preço de ambos, vc já pensou em taco mesmo? Aqueles de madeira de demolição são lindos. Eu vi lá no Gasômetro um tempo atrás, quando fui procurar uns degraus para minha escada. Eles são bem maiores que os tacos normais, e com um sinteko em cima duram mais cem anos.
Vamos esperar o próximo tópico da reforma pra gente palpitar rsrsrs
bjs
Faby
28 de setembro de 2012 at 16:44Paula, tacos são uma fortuna, gata. Principalmente os mais bonitões e de qualidade. Madeira de demolição entãoooooooooooo….pffffffffffffffffffffffffffff… rios de dinheiro! Eu tb amo taco e adoraria tê-los em casa, mas não vai rolar $$$$$$$
Bjim!
Tatiane Morais
28 de setembro de 2012 at 9:15Porcelanato???? Só se for muito bom….. e olhe lá, minha tia colocou na casa toda e em menos de 4 anos está todo manchado que não sai por nadaaaaaaaaaaa
Eu prefiro laminado…..
E reforma é assim mesmo, e se quiser economizar tem que “garimpar” e muitooooooo
Lucimar
28 de setembro de 2012 at 10:36aiaiai, comprei um ape na planta e vou trocar todos os acabamentos da construtora, falta exatamente um ano pra pegarmos as chaves e vo te falar uma coisa, jah to sofrendo antecipadamente com o stresse por qual serah inevitavel passarmos… :( :( :(
logico que tem o seu lado bom, ter o NOSSO ape, do nosso JEITO… mas sei que a tarefa que deixa-los com a nossa cara nao eh nada facil… MAS enfim, to adorando esse post e tomara que venham outros :D
E muita boa sorte ae… bjssss
Loo
28 de setembro de 2012 at 15:56Falei errado, praça marechal Deodoro.
Deve ter sua moldura sim
Bjo
Faby
28 de setembro de 2012 at 17:41Valeu, Loo!
Diane Lorde
28 de setembro de 2012 at 15:59Faby, reforma não é fácil mesmo, além de tudo tenha muita paciência!
Se precisar de dicas sobre iluminação a Led terei muito prazer em colaborar.
Faby
28 de setembro de 2012 at 17:42Diane, led é??? Led é uma coisa moderna por demais pra mim. Acho eu…. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Deixa comigo que se o assunto for led… pimba! Eu grito por vc!
Gracias, viu? ♥
Diane Lorde
3 de outubro de 2012 at 13:03Bem, led é moderninho digamos assim, mas já esta se popularizando Graças à
Deus.
Mas só mais um comentário:
E desde quando você não é mulher moderna?rsrs
Beijão:)
Faby
3 de outubro de 2012 at 16:57kakakakakakakaka… sô muderna sim, Diane!!!!
Eu vi os leds ontem na Telhanorte. Servem pra colocar em sancas, é isso? Ou tô falando m*? kakaakakakakakaka
Bjo!
Diane Lorde
8 de outubro de 2012 at 21:46A iluminação a led é bastante versátil, de sancas (com fitas) até substituição das já manjadas fluorescentes compactas, tem modelos para todos os gostos!
lili
29 de setembro de 2012 at 17:35Não quero criar polêmica, mas porcelanato deixa a casa com cara de banheiro, é gelado é escorregadio prá @#%! .Deus te livre de ter uma gota de água no chão,é precisocontratar junto um bom plano de saúde.
Faby
30 de setembro de 2012 at 19:37KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Lili do céu!!!! Que má querência é essa com o porcelanato, mulher? rsrsrsrsrs
Bom, de qqer forma, já optei por laminado mesmo. Ufa! rsrsrsrsrs
bjo!