O primeiro passo para preparar um bom churrasco é aprontar a churrasqueira. Dessa forma, o carvão já estará em brasa quando tiver que colocar as carnes para assar. Ele deve ocupar pelo menos metade do tambor e, para acendê-lo, você pode utilizar gel especial ou um pão embebido em álcool. O truque é abrir um espaço no carvão para atear fogo e, depois que as labaredas se firmarem, cobrir com mais carvão.
Após esse cuidado, é hora de dar atenção à escolha das carnes. Contrafilé, alcatra, picanha e costela de boi são as melhores carnes para churrasco, por serem macias e agradarem a maioria das pessoas. Há outras carnes que não podem faltar no churrasco como linguiça, coração e asinhas de frango.
Para quem deseja inovar um pouco, a dica é preparar carne de carneiro. Ela também é macia e seu sabor adocicado combina muito bem com molho de hortelã. Já para aqueles que querem diminuir as calorias do churrasco, a dica é trocar as asas pelo peito de frango.
Por falar em opções de receitas saudáveis , você pode preparar vegetais na brasa. Berinjela, abobrinha, batata-doce, pimentão, tomate e cebola são ótimas opções e podem ser servidos com sal e azeite depois de cozidos. Essa é uma excelente alternativa para quem não come carne ou não quer sair da dieta.
Outras dicas para churrasco envolvem os temperos utilizados no preparo das carnes. Os grandes chefes afirmam que sal grosso basta. Mas ele pode ser substituído por sal temperado, adicionando caldo de carne em pó, cominho e páprica. Outra boa sugestão é deixar as carnes de frango marinando de um dia para o outro em um molho preparado com cerveja, sal grosso, alho, cheiro verde e salsinha. Algumas ervas também podem dar um sabor especial às carnes como alecrim, hortelã e coentro.
Alguns petiscos também não podem faltar em um churrasco. O famoso pão com alho é um deles. Essa delícia já pode ser comprada pronta e ir direto para a grelha. Mas, se você preferir, pode preparar um patê com alho e maionese ou manteiga. Para incrementar, salpique orégano ou salsinha sobre as fatias de pão. Queijo coalho também é uma ótima opção de petisco.
Como acompanhamento, o ideal é servir nada muito sofisticado. O tradicional arroz branco e o vinagrete não podem faltar. A farofa também é outro prato que faz parte de um bom churrasco. Ela pode ser preparada com farinha de rosca ou de milho e o fundamental é incrementá-la com bacon, linguiça calabresa, cenoura ralada, ovos e uvas passas. Tutu de feijão também combina bem com carne assada.
Outro prato que acompanha perfeitamente as receitas de churrasco é a salada que, quanto mais variada, melhor. Ela pode ser feita com folhas verdes, tomate, cenoura, beterraba, chuchu e outros legumes e verduras, crus ou cozidos. O toque especial pode ser dado acrescentando milho, ervilha, palmito e frutas como manga e carambola.
Aliás, as frutas são ótimas opções de sobremesa para churrasco. As mais indicadas são o abacaxi e a laranja, que por serem cítricas ajudam na digestão das carnes.
***
O texto acima foi escrito pela leitora Cristina Fortes, enviado especialmente para o Pimenta.
Precisa dizer que eu adorei? ;)
Obrigada por compartilhar seu artigo conosco, Cristina!
***
Imagens: Google
10 Comentários
Marianna
29 de março de 2012 at 17:04Duas coisas que senti falta: a melhor carne pra churrasco não foi citada!!! Filet Mignon (ahhhh, mas é caro, blabla… mas pra poucas pessoas SUPER vale a pena!)
A outra coisa, o melhor ‘legume’ de todos os tempos do mundo feito em brasas é o PALMITO IN NATURA, procure no Google o famoso “palmito na brasa” e babe pelas imagens hahaha..
Beijos!
Faby
29 de março de 2012 at 17:12Marianna, vc sabe que eu não curto filé mignon de jeito nenhum? Acho péssimo até – sem sabor, sem graça…rs. Minha carne favorita para churrasco é costela, seguido de maminha, fraldinha, picanha… mas eu jamais faria um churrasco com filé mignon. Gosto é gosto né? :)
Agora, o palmito… realmente, palmito assado é coisa boa demais (até no forno comum rola, vai por mim).
Bjo!
Giovana
19 de maio de 2012 at 11:59Ola Faby!
Para quem `e do Sul churrasco tem que ter maionese de batata.
e salada de tomate com cebola, nem precisa se vinagrete.
Faby
19 de maio de 2012 at 17:06Adooooooooooooooooooooooooro a maionese de batata do Sul, Giovana. Adoro. E tenho uma amiga gaúcha por aqui, a Clau, que faz uma deliciosa :)
BjiM!
Giovana
19 de maio de 2012 at 12:04Uma dica para quem gosta da maciez do mignon `e fazer os medalhoes com bacon para passar o sabor para a carne.
Homem
15 de agosto de 2012 at 19:07Churrasco = Carne. Frescura = Todo o resto.
Joana Biascovich
16 de agosto de 2012 at 18:07Muito legal suas dicas de churrasco.
Vi muitas dicas para fazer churrasco no carvão.
Mas eu comprei está churrasqueira elétrica http://www.megamamute.com.br/Churrasqueira-Eletrica-Grill-220V-4513-9418-FISCHER-351305.aspx/p você tem dicas para fazer um churrasco legal em currasqueiras como esta?
Rafaela Martins
24 de setembro de 2012 at 15:47Hummm! Deu até água na boca! Faz 6 meses que me mudei pra um apartamento em SP e como sou gaúcha passar o domingo sem comer churrasco é quase um pecado. O jeito que eu dei foi comprar uma churrasqueira à gas (quem quiser também, fica aqui a dica :) http://www.colombo.com.br/produto/Portateis/Churrasqueiras/Gas) que é a única coisa que o prédio permite sem eu ter que passar pela guerra que é reservar o salão. Concordo com Giovana, faltou a maionese de batata ai! Outra coisa que vai muito bem em churrasco é picadinho de queijo gorgonzola, azeitona e palmito, além é claro, do abacaxi assado com canela…hummmm! =)
Gostei bastante do blog! Abraços pra você! :)
Reinaldo
19 de dezembro de 2012 at 15:28boas dicas….Mas Mariana,o gosto e o dinheiro é seu.Mas acho um tremendo disperdicio de dinheiro fazer churrasco com Filet Mignon,além de não ter uma gordurinha eu acho muito sem graça.Eu recomendo para churrasco Picanha,Contra-filé,alcatra e costela.
solon
15 de setembro de 2017 at 1:01fraldinha tambêm é uma ótima carne , tenho preferência pela tulipa e ao invés da coxinha da asa bem melhor é a sobrecoxa desossada , e no caso de acender a churrasqueira prefiro óleo num copinho de guardanapo feito na mão , antigamente as tochas das cavernas eram besuntadas em óleo e não apagam de forma alguma …..