Mas é “gorda”. Ou melhor, um pouco mais gorda do que se espera de uma salada ;)
Aqui não se trata de uma receita, mas a dica de uma salada que eu faço muito em casa – salada de repolho.
Daí você vai dizer “Ah, que sem graça, Fabiana!”. E é aí que você se engana! Repolho fica ótimo na salada e mais gostoso ainda se você usar a criatividade e agregar a ele coisas que eu acho fundamental – acidez e crocância.
Nessa da foto eu usei bacon dourado em cubinhos (é só fritar e descartar toda a gordura) e haba frita, uma fava sequinha que é vendida em saquinhos lá no Peru e fica excepcionalmente incrível em qualquer salada.
Você não quer usar bacon e não está em Lima para encontrar haba frita, eu sei, eu sei… mas aí é que vem as dicas :)
Que bacon salva qualquer prato a gente já sabe, mas você pode substituí-lo por algo mais leve. Eu já usei peito de peru dourado em cubinhos, frango defumado e camarõezinhos salteados no azeite … todos fazem bonito na salada. A crocância da haba você consegue com diversos tipos de castanhas, soja frita, batata palha ou até mesmo macarrão instantâneo (isso mesmo, o bom e velho Miojo) trituradinho. Esse truque quem me ensinou foi a Silvia Veloso e ó, trucão pra vida! Eu também costumo agregar gergelim tostado, sementes de mostarda ou ainda aquelas “pipoquinhas” feitas de arroz selvagem.
Daí vem o tempero, onde entra a acidez que eu curto. Gosto de temperar salada de repolho com limão ou laranja (se for laranja, faço até alguns gominhos para colocar junto, fica uma delícia!), mas um balsâmico também resolve bem a parada. O resto é azeite, sal e pimenta, como qualquer salada.
O grande lance do repolho é cortá-lo fininho. Assim, quando ele for temperado (só na hora de servir!) vai dar uma murchadinha e você vai ressaltar ainda mais o ingrediente crocante que utilizou. Ah! E pode ser o repolho verde ou o roxo. Eu gosto de ambos.
Então, gostou das dicas? Vamos tirar o alface da salada um dia da semana e trocar por repolho?
***
4 Comentários
Dani Falcão
17 de setembro de 2014 at 13:08Talvez a nutricionista nem reclame se você substituir o bacon pela ricota defumada!
Amo repolho em forma de salada, croc-croc♡
Faby
17 de setembro de 2014 at 13:34Boa ideia, hein Dani! Nunca tinha pensado nela! Vou usar!
Bjo!
Sílvia Veloso
17 de setembro de 2014 at 15:51Faby, lá no RS, chamamos a haba de fava, minha mãe faz sopa dela fresquinha e é uma delicia… já comi ela assim, acho que na Espanha, eles comem muito essas coisinhas secas e fritas, mas não sei fazer ela frita não… sobre o miojo cru na salada é muito bom, e foi na salada exótica (que tb é de repolho) que eu comi ele assim, cru, pela primeira vez… nessa, o repolho tb é fininho, com salsinha picadinha, gergelim torrado, amêndoas laminadas torradas e azeite, limão e vinagre de arroz, e no final o miojo quebrado, mistura tudo e, huuuummmm… todo mundo ama… mas salada é sempre bom né? Na Grécia eu comia só salada, porque era um prato tão generoso, com várias folhas e sementes, e pedaços de carne gelhados à sua escolha, regadas com molhos incríveis… então, eu sou suspeitíssima em falar de saladas… agora bacon, ahhhh o bacon… Beijo querida
Luciana Betenson
18 de setembro de 2014 at 9:41Habas fritas e bacon <3
Salada maravilhosa, deu vontade!