Ligeira porque não tem aquela coisa de sovar por hooooras e depois descansar por hoooras e todos aqueles quetais que envolvem massas desse tipo. Aqui, você mistura tudo, espera a massa crescer na forma mesmo e depois forno. Pronto! Não é uma massa fofa, não é a massa mais perfeita do mundo, mas é uma delícia e uma mão na roda quando você precisa de um lanche vapt-vupt – e todo mundo sabe que eu sou fã do vapt vupt, certo?
Use uma tigela grande e coloque nela 900gr de farinha de trigo. Faça um buraco no meio e vá acrescentando 1/2 litro de água morna onde você já deverá ter dissolvido 75gr de fermente biológico com 1 colher (chá) de sal e 1 colher (sopa) de açucar. Comece a misturar tudo e acrescente 1 ovo. Agora, transfira a massa para uma superfície enfarianhada e sove apenas o suficiente para obetr uma massa bacana, homogênea.
Leve a massa para uma assadeira anti-aderente (se usar a comum, pincele com azeite), abrindo com os dedos para forrar toda a superfície da assadeira. Deixe a massa descansando lá quietinha até que tenha crescido um bocadinho.
Quando ela tiver crescido, leve ao forno em uns 200ºC por 15 minutos. Enquanto isso prepare a “cobertura” da sua focaccia. Passados os 15 minutos, espalhe a cobertura que você escolher e retorne ao forno por mais un 7 minutinhos.
Na minha usei tomate cereja picado, alecri, orégano, pimenta calabresa e flor de sal. Temperei bem e finalizei com uma mussarella que estava na geladeira. Mas ó, só alecrim e sal grosso já fazem uma focaccia ficar deliciosa, viu?
Pra comer quentinha, morna ou mesmo fria (eu prefiro).
(orna com café e com suco, mas também orna com cerveja que é uma beleza!)
6 Comentários
paula mello
7 de março de 2012 at 21:00Acabei de receber via email e vim correndo pra comentar! Adorei a idéia e vou levar, pode? Acho que daria uma entrada fresca, retumbante, estilosa e cheia de charme para uma festa, um casamento, um encontro de amigos… Um garfinho bonito e pronto! AMEI!
paula mello
7 de março de 2012 at 21:07Hehehe corri tanto que deixei o comentário na postagem errada kkkk Era para comentar o cone de frutas… Agora vc entendeu…
bjs
Jordana =^.^=
8 de março de 2012 at 9:48Oi Fabi! Delícia facinha ;) Só vou substituir o ovo e o queijo, pois não consumo. Mas essa massa está com uma cara mui linda! Salivas,salivas….
Fabiana
9 de março de 2012 at 17:38Mas Faby, 75g de fermento? É isso mesmo?
Faby
11 de março de 2012 at 12:44Isso mesmo, Fabiana.
Claudia Freitas
24 de março de 2012 at 13:43Mulher de Deus, estou fazendo a minha, acho que a minha forma é pequena a massa tá linda, grande, grande nem sei se vou dar conta de colocar a cobertura de tomates!kkkkkk
Assim que eu provar volto a comentar pra contar como foi que ficou.