Esse foi meu argumento(*), para convencer o marido (que não, não tem 12 anos de idade) a comer minha simpática salada de jiló com cebola e pimenta dedo de moça.
Falei de brincadeira, só para fazer graça com o fato de que ele anda mesmo muito esquecido (é, às vezes eu sou cruelzinha…rá!). O que eu não sabia é que, na brincadeira, acabei passando raspando, olha só…
Conhecido na América de fala espanhola como “giló del brasil”, o jiló, provavelmente originário da Índia, é abundante na África e no Brasil. É uma fruta, parente da jurubeba e do pimentão.
É boa fonte de vitamina C, vitamina A e cálcio, sendo também rico em vitaminas do complexo B, como as vitaminas B1, B2 e a niacina, particularmente importante para a pele, nervos e aparelho digestivo.
O jiló provoca uma maior secreção de sucos digestivos, auxiliando a digestão dos demais alimentos. Esse fruto guarda também propriedades favoráveis para o fígado, devendo, para surtir o efeito benéfico desejado, ser consumido em refeições sem adição de óleo ou gorduras. Recomenda-se incluí-lo numa dieta redutora de colesterol, juntamente com berinjela e cenoura crua.
Fonte: Blog Comendo Bem
Tá vendo? Jiló é bom para os nervos! (e minha avó nunca me disse isso antes? ). E ainda é bom para a pele! Por essa você não esperava, não é messsssmo? =))))
Simbora então todo mundo se jogar com força no jiló?
24 Comentários
Vivien Morgato
30 de agosto de 2011 at 15:56Meu código para comida horrível é jiló.
Não…não…não…me cérebro vai bem, obrigada. J
Fábio
30 de agosto de 2011 at 17:54Jiló é bom demais, me faz lembrar da minha avó…
Diane Lorde
30 de agosto de 2011 at 18:16Se eu já gostava de jiló sem saber destas informações, agora então..rsrs
Gosto de fazê-lo tipo vinagrete, cortado bem fininho, fica delicioso!
Maria José
30 de agosto de 2011 at 23:52Eu simplesmente A-D-O-R-O jiló!!!!!….
E quando meu marido fala que é amargo,eu falo prá ele que cerveja também é,e nem por isso ele pára de beber….rsrsrsrsr
Eu não sabia que fazia “bem”para os nervos,mas tinha ouvido falar em relação à pele,e desde menina sempre gostei de jiló,acho até que não exista legume ou verdura que eu não coma…kkkkkkk
Mas,cá prá nós,arrasou nessa saladinha, hein??????
Faby
31 de agosto de 2011 at 13:21Kakakaka, Maria José, arrasou no argumento com o maridão!!! Vou usar esse da próxima vez que fizer jiló lá em casa…. kakakakaka
Bjo!
Luciana Cardoso
31 de agosto de 2011 at 8:32ADORO JILÓ!!! Aliás, toda a minha familia adora…
Patricia - BA
31 de agosto de 2011 at 13:16“… se jogar com força no Joló”… é ótimo!!!
Rsrsrs… caramba…comadre, numa boa? Desce não!!!
Jiló não desce não!!..rsrsrs… volta na hora!
Ajuda ai Faby!!! Posta uma receitinha da hora ai, vai?
Gente, depois desta informação, preciso mudar meu paladar e ‘conceito’ sobre o poderoso do Jiló!!
Um grande abraço e fique bem!!!
Patrícia Pereira
Faby
31 de agosto de 2011 at 13:20Patricia, defina “receitinha da hora”? kakakakakaa Jiló é uma receitinha da hora, gata :) Bora acabar com esse preconceiro aí, han? rsrsrs
Bjo!
Patricia - BA
31 de agosto de 2011 at 13:17Perdão! Jiló!!!
Maura
2 de setembro de 2011 at 11:53Faby me interessei pela salada de jiló que meu filho adora! vc fez com jiló cru ou cozido??
Como pensei que vc tinha mesmo descoberto que fazia bem para o cérebro sugeri para a minha nora, nossa ela tá precisando!!rsrsrs!! mas gaora que sei que serve para os nervos, dentre outras coisas, com certeza serve prá ela tb, bjs
Faby
2 de setembro de 2011 at 13:13Kakakakakakakaka… Ah Maura, ri muito com esse teu comentário da nora… kakakakakakakaka. Jiló nela!
Olha só, o jiló é cozido, mas assim… é ferver a água, jogar ele lá e dar só um “susto”… não é pra cozinhar muito não, senão ele desmancha, ok?
Bjo!
osmair rogerio
21 de junho de 2012 at 19:56ADOROO JILOOO FRITO ,COM ARROZ E FEIJAOO NAO QUERO OUTRA MISTURAA EEEEEEE ATE PESSOALLL
Thay
11 de setembro de 2012 at 19:05Mamãe faz eu comer jiló ai o gosto é ruim, esquisito. Mas, eu como! rs
Conceição
30 de setembro de 2012 at 15:47Ah! Eu adoro jilo, como ele de qualquer jeito, até cru. Meu marido não gostava, mas aprendeu a gostar por minha causa. Só não consegui fazer gostar dele os meus dois filhos. É uma pena… Rsrsrs
Denise
17 de novembro de 2012 at 17:20Oi Faby boa tarde! Como vai? Acabei de ver seu post sobre jiló.
Eu sinceramente nunca o comi. Desde pequena na minha casa meus pais não compravam por acharem amargo, e eu cresci assim. Mas quando ouvir uma amiga conversar que a nutricionista dela orientou ela tomar um copo de suco de jiló todas as manhãs em jejum que ajudava a reduzir o colesterol, isso me interessou.
Como vc fez essa salada, está linda. Me passa a receita certinha please!!!!!
Bjus querida!
adryene
23 de janeiro de 2013 at 22:37Eu amo jiló,refogado ,cozido com azeite,cortado crú em rodelas na salada com cebolas e tomates,hum…
E fico feliz em saber que é tão útil para nossa saúde !!!!
nara
29 de maio de 2013 at 1:45eu amoooo jiló de todoooo jeito!!!!!!
emilia
23 de junho de 2013 at 11:53gosto muito de jiló não sabia que era bom pra tantas coisa , agora que sei não vai ais faltar em casa sempre comia cru assado cozido chá nunca nem nem suco risrisris se de certo vai diminuir dinheiro com tantas troca de de remédio sem súceço e sei q não faz mal
luciana
26 de junho de 2013 at 9:05aprendi a gostar depois que começei a cozinha-lo sem casca,uma delícia,amo jiló.
GABRIELLY LIMA DE MACEDO
15 de julho de 2013 at 18:28hummmm
Lígia
20 de novembro de 2013 at 22:38Olás! Olha, tem uma receitinha de suco MEGA desintoxicante do fígado: 1 jiló, 1 copo de água e 1/2 limão. Bate no liquidificador e bebe, mas só pode tomar 3x na semana, pq emagrece muiiitooooo. E claro, em excesso “remédio torna-se veneno”(como diria minha avó). Aproveitem! Bjinhos
adilson silva
19 de maio de 2014 at 11:17Jiló é simplesmente,Ótimo gosto de comê-lo crú cortadop em rodelas , com cebola e azeite,vinagre tomate é uma delícia.
Sonia Kaufmann
28 de abril de 2015 at 22:53Eu amo comer jiló cru como salada fatiada,brigo com meus passarinhos pra deixar uns pra mim kkkk.
Sonia Kaufmann
28 de abril de 2015 at 22:56amo comer jiló cru como salada fatiada,brigo com meus passarinhos pra deixar uns pra mim kkkkkk