Sou doida por carne de porco e não troco um bom lombo assado por filé mignon nenhum no mundo. Além de gostoso, o lombo não chega a ser um absurdo em termos de caloria e a carne pode ficar macia e suculenta, ou seja, dá para comer lombo e ser feliz, minha gente!
Uma dica bacana para deixar seu lombo assado ainda mais saboroso é temperá-lo com suco de laranja…
Para 1kg de lombo faça uma marinada com 1 xícara de suco de laranja, 1/2 xícara de vinho branco seco, alho e temperos a gosto (ervas como alecrim são sempre uma boa pedida, além de sal e pimenta, claro). Tempere o lombo com essa mistura de temperos, cubra com papel alumínio e leve para assar em forno médio por cerca de 45 minutos (não use forno muito alto, para o lombo não ressecar demais).
Retire o papel alumínio e cheque se o lombo está macio (se for preciso, retorne ao forno) e acresecente uma ou duas cebolas em pétalas e cenoura (usei a baby) e leve de volta ao forno, para dourar e amaciar a cenoura e a cebola, que dá uma ligeira caramelizada e fica incrível (adooooro!).
Quando estiver douradinho, é só retirar do forno e fatiar. Se quiser manter a linha “light”, invista em uma salada como acompanhamento. Mas, vou te dizer… um arroz branco com esse caldinho que se forma na travessa… afff, é coisa de Deus.
11 Comentários
Graziele
24 de janeiro de 2012 at 11:39Fabi, fica maravilhoso mesmo, o meu faço igualzim, só que eu coloco suco de limão ao invés do de laranja, e no final uso o gril do forno para dar uma douradinha de leve por cima, e sirvo com cuscuz marroquino que é uma coisa fantástica de tão versátil!!!
Mas AMEI sua dica, vou fazer desse jeito para experimentar.
BJO
July Y T
24 de janeiro de 2012 at 13:14Ai que delícia, Faby! Também adoro carne de porco, assada, principalmente! Vou tentar fazer esse prato o mais rápido possível! Minhas lombrigas estão aqui pulando… Rsrs.
Beijos mil!
Neide Onita
24 de janeiro de 2012 at 22:26Também sempre faço com suco de limão, na próxima vou experimentar com laranja.
Bjim!!!
Ana Luiza
25 de janeiro de 2012 at 14:17Ficou lindão! Imagino o cheiro pela casa!
Pra mim, Lombo assado só perde pra Costelinha assada e empata com Pernil!!!
Ai, também amo carne de porco!
kalina saraiva de lima
25 de janeiro de 2012 at 19:10que prato lindo!!! deve ter ficado sensacional. sim, aqui na inglaterra tenho comido porco com batatas daquelas bem grandes cozidas e douradas no forno. muuuuito bom. a receita ta anotadinha da silva bem aqui :-) e vou tentar tambem com o cuscuz marroquino. beijo
Andrea
26 de janeiro de 2012 at 13:37Fabi, será que rola selar a carne antes de colocar no forno???
Faby
26 de janeiro de 2012 at 14:08Claro Andrea, sempre! Eu mesma, quando estou com tempo, prefiro fazer assim.
Bjo!
andreia
30 de dezembro de 2012 at 18:39fabi, sera que pode deixar o lombo marinando de um dia pro outro, estou com medo da laranja deixar o lombo amargo…
Faby
22 de janeiro de 2013 at 9:31Pode sim Andreia, mas tome cuidado de usar apenas o caldo da laranja, sem a parte amarga da casca ok?
Bjo!
Maura
23 de janeiro de 2014 at 20:30Nem sempre tenho tempo para fazer uma comida começando a temperar de véspera… Qual o tempo mínimo para temperar um lombinho de porco? Penso em fazer ele em pedaços numa panela (tipo xadrez). Será que dá certo? Ficaria duro, ou sem gosto?
Faby
24 de janeiro de 2014 at 11:04Oi Maura,
É verdade, nem sempre dá pra marinar de um dia para o outro. Mas não se preocupe, se vc vai fazer a peça em cubos, não há necessidade de marinar tanto tempo. Na verdade, vc pode temperar na hora de preparar e ele vai pegar gosto sim. Mas isso só para peças picadas, ok? Peças grandes precisam marinar para que o tempero penetre na parte central da peça.
Bjo!