[ senhor amado, como se escreve mini agora – com hífen, sem hífen, tudo junto? ]
Nem preciso dizer que essa é a semana oficial da dieta, né? Obviamente por aqui não está sendo diferente. Enfiei os dois pés na jaca durante as férias e agora estou correndo atrás do prejuízo. Quer dizer, correndo apenas no sentido figurado da coisa, porque correr mesmo…. cof, cof, cof. Abafa.
Enfim, dessa necessidade de coisas mais levinhas mas que não fossem sem graça (filé de frango + salada, Jesuis!!) nasceu essa belezurica aqui que, além de bonitona e tal, ficou deliciosa. Usei coisas que eu tinha por aqui, meio no olho, mas foi basicamente o seguinte…
O primeiro passo é retirar as sementes da mini abóbora. É só cortar a tampinha e, com uma colherzinha de café, ir retirando as sementes, procurando não retirar a polpa junto. As sementes você separa, lava, descarta o restinho de polpa que pode ter ficado junto, seca com papel toalha e leva para torrar (aproveite pra fazer enquanto assa as abóboras). Tempere as abóboras po dentro com sal e pimenta e reserve.
Depois que as mini abóboras estiverem prontas, basta preparar o recheio. Usei ricota processada (mais ou menos 1 xícara chá, mas a quantidade vai depender do tamanho das mini abóboras) com 1 colher de creme de ricota e temperada com sal e pimenta calabresa. Juntei shimeji picado e salsinha. Um fio de azeite, acerta o tempero e pronto! É só ir colocando dentro das abóboras, apertando bem pra deixar bem recheadinhas.
Agora é só colocar em uma travessa e levar ao forno médio pré-aquecido por uns 40 minutos ou até que as abóboras estejam macias (teste com um palito de dente – se ele entrar com alguma facilidade na abóbora, está pronto).
Para acompanhar, saladinha – leve como a vida deve ser (ahan, vai vendo).
4 Comentários
Eloiza
6 de janeiro de 2016 at 9:40É miniabóbora, tudo junto! ;)
Faby
7 de janeiro de 2016 at 13:22Valeu, Eloiza! <3
JohTabeoh
7 de novembro de 2021 at 18:02Uau, Fabi
Dez!
A ricota “casa” à perfeição com essa abobrinha – que eu chamo de moranguinha (quando éramos crianças, cultivávamos abóboras e moranga. As morangas, conquanto grandes, eram como essas moranguinhas).
A ricota que eu mesmo faço, fresquinha e saudável, temperada de acordo com a sua sugestão, ficou uma “vera e propria pietanza”.
Obrigado!
JohTabeoh
P.S. Belo site!
Faby
8 de novembro de 2021 at 8:04Quer maravilha, JohTabeoh! Ricota e abóbora tb é das minhas combinações favoritas.
Um abraço!