É preciso partir as mini abobrinhas no sentido do comprimento e, com o boleador ou uma colherzinha de café, retirar parte da polpa (que, obviamente, você guarda para usar no arroz, na sopa, no bolinho – lixo não!). Disponha-as numa travessa, regue com azeite do bom e tempere a seu gosto – eu usei pimenta moída na hora, sal e orégano fresco. À parte, prepare uma espécie de pastinha com 1 ou 2 dentes de alho cru – é só usar o ralador fininho, ou amassar ou, se preferir, pode até cortar miúdo que também funciona. Distribua esse alho nas bandinhas de abobrinha e reserve.
Prepare a “cobertura” amassando bem uma porção de ricota e temperando-a a seu gosto – use noz moscada ralada que fica delícia! Eu usei além da noz moscada, sal, pimenta e ciboulette. Misture tudo muito bem e distribua a ricota por cima das abobrinhas, cobrindo tudo direitinho. Regue com mais azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por uns… 15 a 20 minutos, apenas o suficiente para deixar a abobrinha macia. Retire o alumínio e deixe dourar um pouco.
Sirva-as regadas com azeite extra virgem, acompanhado de arroz branco e uma saladinha honesta e esbalde-se com um almocinho muito do levinho ;)
*post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar
Sem Comentários