Eu vivo dizendo o quanto os contrastes são interessantes em um prato e, de fato, acredito até que o sucesso de certas receitas estão justamente no acerto desses contrastes. Por exemplo, sou doida por aquela sensação de algo doce e salgado combinados à perfeição em receitas agridoces, nas quais você consegue sentir todos os sabores sem que pra isso eles precisem “brigar” na sua boca. Também valorizo bastante os contrastes de texturas, tão importantes na maioria dos pratos, mas muitas vezes esquecidos pelos cozinheiros.
Aqui nessa receita entra um outro contraste que eu particularmente adoro – doce e azedo. Na verdade, como não sou uma pessoa tão apaixonada assim por doces, a presença de um azedinho qualquer em uma sobremesa acaba sempre ganhando meu coração. E aqui essa função coube ao maracujá, que ganhou ainda um certo glamour com a água de flor de laranjeira e equilibrou perfeitamente o açúcar do chocolate branco.
Uma receita fácil e que encerra com chave de ouro qualquer refeição especial. E servida assim, no próprio maracujá, ah… fica um charme, não fica?
Para começar, derreta em banho-maria 250gr de chocolate branco (importante usar um de boa qualidade, tá?) com 80 ml de creme de leite fresco e as favas de metade de uma baunilha (na falta da fava, substitua por 1 colher de sobremesa de extrato).
Depois de derretido, leve o chocolate para a batedeira e comece a acrescentar, uma a uma, 3 gemas, batendo bem entre cada adição, até formar um creme homogêneo. Reserve.
Bata 350ml de creme de leite fresco até o ponto de picos moles e adicione ao chocolate reservado.
Para finalizar, adicione devagar as 3 claras batidas em neve, tomando sempre o cuidado de mexer delicadamente, que é o que garantirá a textura bacana de sua mousse.
Pronto! É só colocar em tacinhas individuais ou em uma travessa grande e levar à geladeira por pelo menos 3 horas. Na hora de servir, regue com a calda de maracujá.
Para fazer a calda de maracujá
Retire a polpa de 2 maracujás grandes e leve para o fogo em uma panela com 50ml de água de flor de laranjeira. Mexa e cozinhe até que o líquido tenha reduzido e a calda esteja mais espessa. Sirva frio por cima da mousse.
14 Comentários
Zoe Marie
11 de julho de 2011 at 11:45Você faz receita com ovo cru??
Faby
11 de julho de 2011 at 11:53Sim Zoe, com ovo cru.
Bjo!
Livia Baum
11 de julho de 2011 at 13:09Um desbunde! Meu Deus quero mto fazer! =) Parabéns Faby, um sonho de receita!
Paula M.
11 de julho de 2011 at 13:54Faby sempre faço sua receita de mousse de chocolate que peguei ainda nos tempos do Rainhas e sempre é um sucesso. Já cheguei a pensar em trocar o chocolate meio amargo pelo branco mas fiquei insegura e agora você publica uma receita novinha e do jeitinho que eu queria. Adorei!!!!
Eu uso os ovos crus e graças a Deus nunca tive problemas. O pessoal pira com essa coisa da Salmonella mas esquece que quem come fora de casa todos os dias, como é o meu caso que trabalho fora e almoço e janto na rua por causa da faculdade, corre risco de contaminação o tempo todo em muitos outros alimentos crus. Se a gente for deixar de comer tudo que pode transmitir doenças acho que não comeremos mais nada.
Beijo, Faby!!!
Faby
11 de julho de 2011 at 14:31Ih Paula, esse assunto dá pano pra manga, viu? Eu tb faço muita mousse em casa mas sempre que posto alguma aqui o povo reclama do uso do ovo cru. Sei lá, não sou encanada com isso e ultimamente só compro e uso ovos orgânicos (não que isso evite a salmonela, claro – antes que alguém venha me tacar pedras! rs) mas realmente não deixo de fazer uma receita por causa disso não, mas super respeito quem tem restrições e ó… tem mais! A gema eu até libero, mas mousse sem claras em neve … blé! kakakakakakaka! :)
Bjim!
Maria Aparecida de Lima
11 de julho de 2011 at 21:01Faby que receita maravilhosa e apresentação impecável!!!!
Adorei
Ana
11 de julho de 2011 at 22:24Olá Faby!
Passando para uma visitinha rápida e amei seu blog,parabéns!
lud
12 de julho de 2011 at 9:14Ai meu comentario foi apagado pqe eu nao coloquei meu e-mail ;/
então, resumindo, eu disse que te seguia desde janeiro do ano passado, desde o rainhas do lar e que estou gostando muito daqui também… beijo
Luciana Betenson
15 de julho de 2011 at 11:22Simplesmente amei esta sobremesa, o mix de sabores e a apresentação!
elisa
25 de julho de 2011 at 12:33Quero fazer esta mousse. Ela parece ser maravilhosa, mas estou com um problema – não acho água de flor de laranjeira na m inha cidade. Como posso substituir?
Faby
25 de julho de 2011 at 16:41Oi Elisa, a água de flor de laranjeira é opcional. Pode retirá-la sem problemas.
Bjo!
Tathiana
4 de janeiro de 2014 at 22:27Faby, adorei a receita! Realmente ficou muito bom! Obrigada por compartilhar tantas delícias conosco! :D
Isaque Ximenes
7 de outubro de 2017 at 11:03Eu particularmente adoro essa receita… Eu já a fiz com calda de frutas vermelhas que fica sensacional, e ja fiz com a calda de chocolate amargo, agora quero testar com essa calda de maracujá que também crédito nesse contraste que você mencionou Faby parabéns.
Faby
11 de outubro de 2017 at 16:02Obrigada Isaque!