Gente, que calor é esse? Eu não sei vocês, mas esse calor me tira completamente a fome. Só consigo pensar em coisas leves, delicadas e ando passando longe de pratos fumegantes. Junte a isso aquela dietinha básica que todo mundo faz em janeiro, e é por isso que os pratos por aqui andam com essa pegada mais light. Mas ó, o Pimenta não virou um blog-geração-saúde não, viu? Digamos que eu esteja só dando um tempo ;)
Dia desses ataquei de palmito assado para um churrasco que rolou em casa. Fica TÃO levinho, TÃO gostoso, e é TÃO fácil de fazer que não nem vou chamar de receita, ok?
O palmito pupunha eu comprei em tora e ele inteiro, com a casca. Aqui em São Paulo é fácil encontrar em alguns hortifrutis, como o Natural da Terra. Tudo que fiz foi embrulhar no alumínio e levar ao forno médio por cerca de 1h e 30 minutos, até ficar macio.
Depois, foi só cortar ao meio e temperar com flor de sal, pimenta do reino, alecrim e azeite. No meu caso, como estava rolando o churrasco, finalizei na churrasqueira e ganhei aquele sabor defumadinho incrível, mas no forno do fogão super rola também, tá?
Fica a sugestão como entrada em um jantar ou como acopanhamento de um grelhado. Tenho certeza que você vai curtir ;)
11 Comentários
Ila Fox
27 de janeiro de 2014 at 19:26Então o palmito pupunha assado entraria no nível calor escaldante do meu termômetro de fome? – http://www.ilafox.com/2013/05/termometro-de-fome.html hehehe
Faby
28 de janeiro de 2014 at 16:42Exatamente, Ila! :))))))))
Bjo!
ane
27 de janeiro de 2014 at 19:47Pelamordideus! Vontade agora, na hora ! Mas , forno médio é 180? ou 200? Abraço!
Faby
28 de janeiro de 2014 at 16:41Não faz a mínima diferença, Ane. Não neste caso :)
O meu deve ter ficado nos 200C, mas em 180C o resultado seria o mesmo, talvez com um pouquinho mais de tempo, mas isso também depende MUITO do palmito.
Bjo!
Fabi
27 de janeiro de 2014 at 22:25Oi Faby. Qual temperatura vc deixou na primeira parte? Abcs
Faby
28 de janeiro de 2014 at 16:39Mais ou menos uns 200C, Fabi.
Bjo!
Susana
28 de janeiro de 2014 at 7:42Uau, que maravilha e saudavel.
Bjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy
Flávia
30 de janeiro de 2014 at 15:41Faby, hoje quero pedir uma ajuda. Vou fazer uma festinha de aniversário só para os mais próximos e gostaria de sair do famoso e tradicional salgadinhos. Me dá um help, please!!! Eu faço questão de preparar tudo (com exceção do bolo) pq gosto de me aventurar na cozinha, mas não quero ter que ficar “trabalhando” durante a festa. Então penso em coisas práticas que podem que não precisem ser feitas na hora ou ficar esquentando. Você pode me ajudar?
Faby
31 de janeiro de 2014 at 10:21Oi Flávia!
Nada de salgadinhos! Aqui no blog tem diversas sugestões de petiscos e entradinhas bem gostosas e que podem ser preparadas com antecedência – espetinhos de capeleti, canapés com polenta, figos frescos com gorgonzola… pode ser também um bom sanduíche de pernil (fica ótimo em aniversários!) ou um prato único, como uma massa fria por exemplo. Uma cesta de pães com umas pastinhas bem gostosas (ou aquela mousse de alho poró!), um gravlax… tudo preparado na véspera e te libertando pra curtir a festa. Uma travessa com frutas também cai bem nesse calor.
Dá uma passeada no blog… acho que vc vai encontrar boas ideias :)
Bjuca!
Bruna Carolina
25 de março de 2014 at 16:29Oi Faby! Tudo bem? Cheguei no seu blog através do Gordelícias, e me deparei com a receita do palmito pupunha assado e estou aqui pra facilitar a sua vida! HAHAHAH. sério, é que a empresa da família do meu namorado é o maior distribuidor/fabricante desse palmito (e outras variedades produzidas com o mesmo palmito) aqui no Centro Oeste. Daí, o seguinte. Você tentou fazer esse palmito no microondas? ó, sem embrulhar nem nada, coloca ele no microondas por 13 minutos (varia 1 minuto a mais ou a menos dependendo do microondas), você vai perceber pelas bordas que ele está macio.. depois disso é só partir e temperar. Eu sempre faço com azeite, sal grosso e ajinomoto. Beijo e parabéns pelo Blog.
Faby
26 de março de 2014 at 13:47Valeu pela dica, Bruna!
Eu não uso microondas para nada nessa vida, mas vou experimentar da próxima vz.
Um beijo!