O nome panqueca já te remete aquela receita tradicional, recheada, que vai ao forno, certo? Ok, eu amo essa versão clássica, mas hoje vou mostrar uma ideia para variar um pouco o prato de um jeito prático e muito gostoso. Nós vamos seguir a mesma linha das Panquecas Americanas, só que vai ser salgada, perfeita para um almoço acompanhada de uma saladinha. Bora?
A primeira coisa que fiz foi cozinhar cubos de abóbora japonesa (cabotiã, cabotiá, cabochan, como preferir) até ficar macia e eu poder usar o amassador para fazer um purê. Precisei de 1 xícara de abóbora já amassada.
O próximo passo é colocar esse purê de abóbora numa tigela e juntar os demais ingredientes: 1 ovo, 1/2 xícara de farinha de trigo, 1/3 xícara de leite, 1/2 xícara de parmesão ralado e uma colher (café) de fermento em pó. Mexe bem e acrescenta o tempero: sal (cuidado pois o parmesão já é salgado!), pimenta do reino moída e noz moscada ralada. mistura bem e está pronta a massa da panqueca.
Em uma frigideira antiaderente vai um fiozinho de azeite e uma colheradas da massa (você pode ajeitar com a colher para deixar o formato arredondado). Abaixe o fogo e cozinhe até que perceba que as pontas estão firmes (use uma espátula pra testar). Se estiver firme, já dá para virar a panqueca e deixar dourar do outro lado também.
Pronto! Eu não disse que era fácil? ;)
Sirva a panqueca quentinha (o parmesão fica maravilindo derretidinho) com uma salada. Eu fui de tomates (comum e amarelo) com manjericão.
Ah! Eu também uso variações, como cenoura e abóbora moranga. Também dá para usar abobrinha crua ralada (que fica um espetáculo!), espinafre e brócolis. Por aqui é sempre um sucesso. E pra deixar a versão sem glúten, é só substituir a farinha de trigo pela de arroz.
9 Comentários
Samara
3 de novembro de 2015 at 23:01Já anotei a receita vou preparar depois venho aqui contar como ficou rsrsr.
Tathiana
11 de novembro de 2015 at 11:41Faby, oi!
Essa panqueca ficou sensamara! rsrs
Suas receitas são sempre ótimas. OBRIGADA! =)
Andressa
4 de dezembro de 2015 at 14:59A panqueca de abóbora foi um espetáculo em casa todos amaram. Realmente fica uma delícia e é melhor que a convencional. Ameiiii
Faby
11 de dezembro de 2015 at 12:03Eba Andressa!!!!
Bjo!
Andressa zanelli
16 de março de 2016 at 21:07Confesso que já estava enjoada da panqueca tradicional. Resolvi seguir sua receita e foi sensacional. É pra lá de deliciosa. Todos amaram. Obrigada!!!
Faby
17 de março de 2016 at 14:07Oba, ANdressa! :)
Ester
21 de abril de 2020 at 23:03Fiz essa panqueca de abóbora adicionei um pouco de tapioca, fiz vários discos e montei uma torta com carne de lata (tradição mineira, carne de porco frita e conservada na banha) desfiada, coloquei catupiry e mussarela. FICOU SENSACIONAL!
10 receitas de bolinho de abóbora que vão fazer a alegria dos convidados – Mari Carvalho
25 de agosto de 2020 at 21:31[…] Panqueca de abóbora e parmesão: para fazer essa panqueca você vai ter que preparar o purê de abóbora de uma forma um pouco […]
47 receitas de panqueca de liquidificador para um lanche prático - Receitolas
15 de junho de 2024 at 20:31[…] Panqueca de abóbora e parmesão: ideia para variar um pouco o prato, de um jeito prático e gostoso. A receita segue a mesma linha […]