Comprei farinha de arroz e decidi testar algumas receita com ela. Não se trata de ter entrado pra turma da maromba (opa!) e sim de uma pequena investigação sobre as supostas causas de uma sinusite e uma dor de cabeça que não me largam. De qualquer forma, a panqueca ficou gostosa e achei que vale o registro aqui no blog. Para quem já sabe que tem a intolerância ao glúten, uma receitinha batuta para o dia a dia. A receita vem do Instituto Riograndense do Arroz.
Para fazer a massa:
Bata no liquidificador 1 xícara (chá) farinha de arroz, 1 xícara (chá) de leite, 1 ovo, 2 colheres (sopa) de óleo de girassol e 1 colher (café) de sal.
O resto do processo é o mesmo da panqueca comum – aqueça uma panquequeira ou frigideira rasa e coloque uma concha pequena da massa. Espalhe-a pela frigideira e deixe dourar alguns minutos até conseguir virá-la. Vá colocando as massas prontas em uma travessa e depois use-as com o recheio de sua preferência.
Eu fiz a clássica de carne moída refogadinha, mas a massa aceita qualquer recheio, você sabe. Batas colocar o recheio na massa e enrolar. Depois é só colocar em uma travessa coberta com um pouco de molho de tomate, cobrir com mais molho, queijo (se quiser) e levar ao forno preaquecido só para dar uma dourada no queijo.
10 Comentários
curtidas instagram
14 de fevereiro de 2014 at 23:46Amei o blog!
Nadia Oliveira
21 de setembro de 2014 at 12:47Quero receitas pra fazer com farinha de arroz .
Nadia Oliveira
22 de setembro de 2014 at 14:58eu fiz esta receita com leire desnatado achei que a panqueca ficou mais concistente mais firme será pelo leite? mas ficou boa.dá uma saciedade enorme.gostaria de uma resposta. obrigada.
Faby
23 de setembro de 2014 at 10:00Eu não sei dizer se o problema foi o leite não, Nadia. A princípio, creio que não. Teste novamente, trocando o leite. Quem sabe?
Bjo!
Amanda
29 de janeiro de 2015 at 15:09Olá… posso substituir o leite por água?
Aguardo resposta e agradeço desde já!
Att,
Amanda
Faby
30 de janeiro de 2015 at 15:50Eu nunca fiz com água, Amanda. Teria que experimentar.
Bjo!
VERA LUCIA SCHAF FERREIRA
29 de julho de 2015 at 20:46Você pode substituir o leite de vaca por qualquer outro como de amêndoa, arroz, castanha, coco etc.
Essa receita não leva fermento???
Bom apetite !!!!!
Marcel
10 de março de 2018 at 14:20Fiz hoje essa receita pra minha esposa pra usar as farinhas que ela compra ba zona cerealista mas que nunca usa. Ficou muito bom. Gostei bastante da receita.
Gabriela
11 de setembro de 2019 at 17:51Quantas panquecas em média dá para essa receita?
Helênio
8 de novembro de 2020 at 5:19Quando criança, experimentei na casa de minha avó um acompanhamento de vatapá e do qual me lembro até hoje. Mas não sei exatamente o que era. Parecia um creme `a base arroz, muito bom. (Talvez tivesse algo de coco ou leite de coco.)
Saberiam me dizer qual era essa guarnição ?
Quanto à panqueca, irei fazê-la hoje.
Grato.